‘Acho que a possibilidade da candidatura ao governo estadual de Raquel Lyra depende de articulações conjuntas’, diz João Lyra Neto

O ex-governador de Pernambuco, João Lyra Neto, falou sobre o apoio de Raquel Lyra a João Doria, caso ela se candidate ao governo de Pernambuco. Com a possível candidatura de Raquel Lyra, para ser governadora de Pernambuco, João Lyra Neto diz ter certeza que ela receberá total apoio do PSDB. “Tenho absoluta certeza da maturidade política daqueles que disputaram as prévias, com o ganhador João Doria, que é um político experiente, já foi Ministro do estado, prefeito e governador de São Paulo, e tem maturidade política, juntamente com Eduardo Leite”, disse. João também ressaltou a importância das articulações conjuntas e disse que a candidatura de Raquel Lyra depende delas. “Acho que a possibilidade da candidatura ao governo estadual de Raquel Lyra depende de articulações conjuntas. Um resultado importante nós ultrapassamos, que foi a admissão do candidato à presidência pelo PSDB. Todos os três candidatos falaram a intenção prévia de apoiar Raquel. Com o Doria nós sempre articulamos essa possibilidade, com certeza e confiança de que se Raquel vier a ser candidata, ele estará conosco. Ela está percorrendo o estado com o programa de preparação, para apresentar na candidatura, um programa de projetos para Pernambuco, que nós temos absoluta certeza que há uma receptividade muito grande onde ela passa, ainda nós temos tempo, porque para praticar as ações nós temos praticamente cinco meses”, falou João Lyra Neto.

Miguel Coelho visita mercados públicos do Recife ao lado de representante do Podemos

Miguel Coelho (DEM-PE) estreitou os laços com o Podemos durante visita ao Recife neste final de semana. O prefeito de Petrolina, pré-candidato ao Governo de Pernambuco, visitou mercados públicos da capital pernambucana, onde conversou com comerciantes. Recentemente, ele falou em denúncias de perseguição e abandono do PSB. A visita ao Mercado de São José e ao Mercado da Encruzilhada aconteceu no sábado, acompanhada por Weberson Florêncio, presidente municipal do Podemos. Como o Jornal do Commercio noticiou, o pré-candidato ao Governo já se reuniu com lideranças do partido, no intuito de construir uma aliança para as eleições de 2022. Neste domingo (28), novamente juntos, Miguel Coelho e Weberson visitaram o Mercado da Madalena, na Zona Norte do Recife.

De olho em aliança, Moro manda mensagem para Doria e marca encontro em SP

Logo após o resultado das prévias do PSDB, ocorridas no sábado (28), o ex-juiz Sérgio Moro enviou uma mensagem ao governador de São Paulo, João Doria, para parabenizá-lo pela vitória. No conteúdo enviado via aplicativo, os políticos marcaram um encontro na semana que vem. O movimento sinaliza as possíveis alianças que Doria pretende firmar para as eleições de 2022. O governador paulista afirma ser possível uma aliança com o ex-ministro da Justiça. “Sim, é possível [uma aliança]. Eu tenho boas relações com Sergio Moro e tenho respeito por ele, não haveria nenhuma razão para não manter relações com alguém que ajudou o Brasil, com alguém que contribuiu com a Lava Jato”, afirmou. Doria ainda elogiou os senadores Simone Tebet (MDB-MT) e o presidente do Senado Rodrigo Pacheco (PSD-MG). O governador afirmou que Tebet é “uma brilhante senadora da república”, e Pacheco tem “boa postura e bom equilíbrio”. O ex-juiz também fez movimentos com o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, ainda durante as prévias do PSDB. O gaúcho foi convidado por Moro para participar de sua filiação ao Podemos, que ocorreu no dia 10 de novembro. “Moro me convidou para o seu evento de filiação, mas um conflito de agendas me impediu de estar presente. Converso com Moro assim como converso com outros partidos e líderes políticos. Mas, qualquer avanço é prematuro neste momento. Meu foco é vencer as prévias e unir o PSDB para liderarmos o centro democrático a favor do Brasil”, disse Eduardo Leite.

Marília Arraes participa de debate sobre dignidade menstrual na Assembleia Legislativa do Ceará

Convidada pela Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa do Ceará, a deputada federal Marília Arraes (PT-PE) participa, a partir das 15h,  do Primeiro Encontro Estadual de Mulheres na Política, realizado em Fortaleza, na sede da ALECE. A parlamentar, que é autora do PL 4968/19, que garante a distribuição de absorventes higiênicos para mulheres em situação de vulnerabilidade em todo o país,irá participar de um debate sobre a dignidade menstrual. Participam do debate, também, a prefeita de Paraipaba (CE), Ariana Aquino (Republicanos), e a Secretária da Fazenda do Ceará, Fernanda Pacobahyba. “O convite para ir ao Ceará e debater sobre um tema tão importante e fundamental mostra que todo o país está acompanhando o debate sobre o nosso projeto aprovado na Câmara e no Senado, assim como a necessidade de que o veto presidencial a ele seja derrubado”, afirma Marília. O convite partiu da deputada estadual Augusta Brito (PCdoB), titular da Procuradora Especial da Mulher da Casa. “É importante ampliarmos o debate e, enquanto mulher, nos fortalecermos para que mais mulheres possam ocupar espaços de decisão”, destaca Augusta.

Câmara do Recife aprova Comissão Especial de Acompanhamento para retomada do Carnaval e demais eventos

A Câmara Municipal do Recife aprovou nesta segunda-feira (29), o requerimento de autoria do vereador Marco Aurélio Filho (PRTB),  para a instalação de uma Comissão Especial que vai discutir a retomada do carnaval 2022 e demais eventos de grande porte na capital pernambucana. “Enquanto Poder Legislativo e representantes do povo do Recife, é de fundamental importância que participemos de toda e qualquer tomada de decisão. Nosso dever é fiscalizar, acompanhar e inclusive apontar alternativas que possam ajudar a Prefeitura do Recife nestas e outras decisões de interesse da cidade”, afirmou Marco Aurélio Filho que já adiantou está em contato com membros da Comissão Especial de Acompanhamento da Retomada dos Eventos da Câmara de Salvador e da Comissão Especial de Carnaval da Câmara do Rio de Janeiro, que por sua vez é uma das cidades do país que decidiu manter o plano de festas de réveillon e carnaval. A frente de trabalho tem o objetivo de acompanhar, fiscalizar e avaliar a viabilidade sanitária e econômica para realização não apenas da festa de momo, mas também do São João de 2022 bem como demais eventos de grande porte de acordo com as orientações técnicas e científicas disponíveis. Devido a pandemia do novo Coronavírus, que impõe medidas duras de distanciamento social, por dois anos não foi possível a realização dos festejos juninos, enquanto o carnaval, uma das principais festas do calendário recifense,  ficou proibido no ano passado. A data além de ser de grande  importância cultural, tem um papel fundamental para a economia da cidade. De acordo com o setor de Estudos e Pesquisas da Empetur (Empresa de Turismo de Pernambuco), a receita turística no período do carnaval de 2019 alcançou a marca de R$ 2,3 bilhões de reais, além de milhares de empregos diretos e indiretos que foram gerados. A instalação da Comissão Especial sobre a Retomada do Carnaval, São João e demais Grandes Eventos do Recife será realizada nesta terça-feira, 29 de novembro, a partir das 14h30 na sala de comissões da Câmara Municipal do Recife. Compõem a Frente de trabalho os Vereadores Marco Aurélio Filho (PRTB), Ana Lúcia (Republicanos), Alcides Cardoso (DEM), Chico Kiko (PP), Marcos Di Bria (PSB), Ivan Moraes (PSOL) e Zé Neto (PROS).

“o PSB virou as costas para o Agreste Meridional”, disse Miguel Coelho

Neste domingo (28), o prefeito Miguel Coelho visitou o Agreste Meridional para discutir a situação da região com lideranças políticas e empresários. O gestor esteve em Garanhuns, Brejão e Pedra, mas ouviu também representantes de outras cidades do entorno como Águas Belas, Tupanatinga, Capoeiras, Jucati, Lajedo e Correntes. Tanto os políticos quanto os empresários da região citaram muitos problemas estruturais e a alta carga de impostos na região. O sentimento, de acordo com os representantes do Agreste Meridional, é de abandono. “O PSB virou as costas para o Agreste Meridional. Aqui a gente ouviu mais uma vez que o Governo só faz promessas, como a duplicação das estradas ou de chegada de obras que nunca saíram do papel. Mas a realidade é apenas de um arrocho nos impostos e perseguição a quem quer apenas produzir e gerar emprego”, criticou o prefeito após os encontros com os segmentos do Agreste. Miguel se comprometeu a retornar à região na segunda quinzena de dezembro para um grande ato em Garanhuns. “Essa visita foi muito importante para ouvir esses relatos e pensar como ajudar. É muito triste saber que os produtores se sentem perseguidos e a população num geral vive esquecida. Voltaremos para juntar todos que querem mudança e iniciar um projeto que devolva esperança ao povo do Agreste”, prometeu Miguel. Entre as principais lideranças que encontraram com Miguel Coelho, participaram da agenda o prefeito da Pedra, Júnior Vaz; os ex-deputados federais Zeca Cavalcanti e Carlos Batata; os vereadores de Garanhuns Gersinho e Tiago Paes; Denisson e Flaviano Quintino (Lajedo); César Carlos (Palmeirina); além de outras lideranças. Em Garanhuns, o prefeito de Petrolina ainda teve um encontro com o deputado federal Fernando Rodolfo e o ex-vereador Zaqueu Lins, que recentemente disputou as eleições para prefeito na Suíça Pernambucana.

Aneel atende solicitação de Eduardo da Fonte e tarifa social de energia virá sem cobrança adicional em dezembro

O deputado federal Eduardo da Fonte (PP-PE) comemorou a decisão da Aneel de eliminar a cobrança adicional da conta de luz das famílias inscritas na Tarifa Social de Energia Elétrica. A bandeira verde, sem o valor extra, passa a valer já no mês de dezembro e foi solicitada ao governo federal pelo parlamentar. “Trabalhamos intensamente para conseguir trazer essa conquista para os consumidores inscritos na tarifa social. São mais de 12 milhões de famílias em todo o Brasil que vão ser beneficiadas com a medida. E nós vamos fiscalizar para garantir que esta redução do valor chegue às famílias que têm direito” afirmou Eduardo da Fonte. Esta é mais uma vitória do parlamentar, que se destaca no trabalho pela defesa do consumidor, sobretudo no enfrentamento aos abusos do setor elétrico. Em setembro, após uma proposta de Eduardo da Fonte (PL 290/21), o Governo Federal anunciou a inscrição automática de famílias de baixa renda no programa de tarifa social de energia.

Anvisa confirma caso de covid-19 em brasileiro vindo da África do Sul

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) confirmou, neste domingo (28), um caso positivo da covid-19 em um passageiro brasileiro com passagem pela África do Sul. Não há confirmação se o caso é da variante ômicron. De acordo com a agência, o paciente está isolado e já foi vacinado. As determinações da Anvisa estabelecem que passageiros de viagem internacional precisam apresentar teste RT-PCR negativo com exame feito, no máximo, 72 horas antes do embarque no voo de origem. Segundo a agência, o passageiro em questão chegou em Guarulhos, em 27 de novembro de 2021, em um voo da Ethiopian Airlines.com, com teste negativo e assintomático. Depois da sua chegada, a Anvisa foi informada às 21h12 de sábado (27) sobre o resultado positivo de novo teste de RT-PCR, realizado pelo laboratório localizado no aeroporto de Guarulhos. “Após a identificação e testagem com resultado positivo para Covid-19, o paciente foi colocado em isolamento e já cumpre quarentena residencial. Os órgãos de saúde estadual e municipal passam a fazer o monitoramento do caso. O Ministério da Saúde acompanha o caso”, diz um trecho do comunicado da agência. O governo brasileiro seguiu a recomendação da Anvisa e proibiu a entrada de viajantes vindos da África do Sul, da Botsuana, de Suazilândia, de Lesoto, da Namíbia e do Zimbábue. A medida passa a valer a partir das 0h de 2ª feira (29). Neste sábado (27), a Anvisa adicionou quatro países a lista de recomendações: Angola, Malawi, Moçambique e Zâmbia. O governo ainda não se manifestou sobre a inclusão ou não desses países.

“Desprezo à vida”, disse Ciro ao fazer críticas a demora de Bolsonaro em reagir contra cepa ômicron

O pré-candidato a presidente pelo PDT, Ciro Gomes, criticou neste sábado (27) a demora do presidente Jair Bolsonaro em adotar medidas rígidas contra uma eventual nova onda de covid-19 no Brasil causada pela nova variante identificada na África do Sul, a omicrôn. De acordo com Ciro Gomes, “incurável não é a covid, mas sim Bolsonaro”. “O mundo ameaçado por uma nova onda mortal da pandemia e o governo Bolsonaro e seus satélites seguindo o mesmo ritual de descaso, imprudência, imprevidência, incompetência e desprezo à vida. Incurável não é a Covid, mas sim Bolsonaro!”, afirmou no Twitter. O presidente Jair Bolsonaro ainda não se pronunciou sobre o assunto. O surgimento da variante B.1.1.529 do coronavírus no continente africano já apavora as economias globais que temem o retrocesso da pandemia. Depois que a África do Sul detectou a cepa pela primeira vez, o preço do petróleo e as bolsas mundiais apresentaram queda generalizada. A cepa recebeu o nome de “ômicron” e foi classificada pela OMS (Organização Mundial da Saúde) como uma “variante de preocupação”, por ser mais transmissível e representar um maior risco de letalidade. Países europeus já estabelecem restrições para evitar a propagação da cepa ômicron.