Clarissa Tércio acompanha visita do Ministro do Turismo em Ipojuca
A deputada Clarissa Tércio (PSC), participou da comitiva do Ministro do Turismo, Gilson Machado, em visita ao município de Ipojuca, nesta sexta-feira (26). Diversos compromissos foram cumpridos pelo ministro e acompanhados, pela parlamentar, no local. Mais cedo, Machado participou de reunião com a Prefeita de Ipojuca, Célia Sales (PTB). Ao lado do Ministro, Clarissa Tércio integrou a equipe ministerial e acompanhou as demonstrações das demandas pontuadas pela gestora municipal de melhorias e avanços em Ipojuca. Após agenda na Prefeitura, a equipe seguiu para uma visita técnica no Convento de Santo Antônio e foram recebidos por músicos da Orquestra Criança Cidadã. A parlamentar reafirmou a importância cultural e religiosa do local. “Esse local é muito importante e faz parte do conjunto de pontos históricos culturais de Pernambuco. Além da importância religiosa que há, tem também todo o contexto da história e da valorização que há nesse convento, não sendo à toa que é um monumento tombado desde 1985, e é um grande referencial turístico para Ipojuca. E nesse sentido, é muito importante essa visita técnica do Ministro para observar o local, ver como está sendo feita a preservação e se há melhorias a serem realizadas. Por ser um ponto turístico muito visitado, há a necessidade de uma manutenção permanente por aqui”, explicou a parlamentar. Em discurso no Convento, Machado reafirmou a importância do templo religioso e pontuou o compromisso do governo com a cultura do país. Segundo ele, os governos anteriores não demonstravam respeito com as religiões. “A nossa guerra é espiritual. E ao chegar num templo como esse, eu me renovo. Porque, o que faziam do nosso povo nos governos anteriores eram coisas abomináveis. Na cultura, por exemplo, mais de 20 mil projetos não foram analisados. Profanação religiosa parecia ser uma regra, e não uma exceção”, lembrou Gilson. A visita de Machado finalizou com um encontro com empresários locais, que pontuaram suas necessidades e explicaram os prejuízos sofridos com o fechamento da economia por força da pandemia da Covid-19.
Cabo é a primeira cidade da RMR a vacinar 100% das pessoas acima dos 18 anos com a primeira dose
Nesta sexta-feira (26), a Secretaria Estadual de Saúde, divulgou novos dados sobre a vacinação contra a Covid-19 em Pernambuco. No ranking da população adulta, a partir dos 18 anos imunizadas com a primeira dose, o Cabo de Santo Agostinho foi a primeira cidade da Região Metropolitana do Recife (RMR), a atingir os 100%. Já no ranking da segunda dose, o município já vacinou 80% da população, ficando apenas atrás do Recife. A imunização no Cabo acontece em pontos de vacinação e por meio do programa Busca Ativa, onde equipes multidisciplinares da Secretaria de Saúde, visitam a domicílio. Mais de 293 mil doses já foram aplicadas, sendo 165.962 da primeira, 115.877 da segunda, 1.097 dose única e 10.622 de reforço.
Alunos da rede municipal do Jaboatão fazem exames oftalmológicos neste sábado
Alunos da rede municipal do Jaboatão dos Guararapes farão, neste sábado (27), exames oftalmológicos na unidade do Seope de Piedade, das 8h às 13h. A iniciativa faz parte do Programa Saúde na Escola, numa parceria entre as secretarias municipais de Educação e Saúde. Nesta etapa, foram identificados 110 estudantes que apresentam problemas de acuidade visual. Após os exames, os alunos receberão voucher para a aquisição de óculos. Os problemas visuais mais comuns são miopia, astigmatismo e hipermetropia. Além desses exames, é realizado diagnóstico para amblipia, mais conhecida como “olho preguiçoso. O tratamento precoce, se feito preferencialmente antes dos sete anos de idade, apresenta alto grau de eficácia. Além do Seope, fazem parte da parceria a LatinoFarma e a Fábrica de Óculos, que oferecerão café da manhã aos alunos e acompanhantes e também farão doações.
Silvio Costa Filho: “Não é hora de falar em eleição, e sim de continuar trabalhando pelo povo de Pernambuco”
Em mais um rodada do Plano Retomada do Governo do Estado, nesta última quinta (25) e sexta-feira (26), no Agreste, o deputado federal Silvio Costa Filho (Republicanos) ressaltou os anúncios e ações do governo estadual, nos últimos 120 dias, em benefício da população pernambucana. “O governador está fazendo o maior investimento dos últimos tempos, um valor na ordem de 5 bilhões de reais, que trará mais qualidade de vida para as pessoas e a retomada da economia de nosso estado, o que vai gerar mais emprego e renda para a população. Tenho certeza de que Paulo Câmara chegará ainda mais fortalecido em 2022”, destacou Silvio. Nessa última quinta-feira, a comitiva do Governo do Estado esteve presente nos municípios de Altinho e Agrestina, onde foram anunciadas ações nas áreas de infraestrutura, abastecimento de água, educação, saúde e desenvolvimento social. O anúncio da requalificação da PE-149, que ajudará na circulação de veículos e no desenvolvimento econômico da região, foi bastante festejado pela população de ambos os municípios. Já nesta sexta-feira, foram visitadas as cidades de Jucati, Jupi, Lajedo e Ibirajuba. Nesses municípios, também foram anunciadas ações nas áreas de infraestrutura, abastecimento de água, educação, desenvolvimento urbano e social e geração de emprego, além de realizada a entrega de títulos de domínio e de CRLVs de motos. Em Ibirajuba, foi inaugurada a Central de Oportunidades de Pernambuco (COPE). “Ao longo desses últimos 120 dias, tive o privilégio de percorrer mais de 90 municípios de Pernambuco e tenho observado que o Plano Retomada será fundamental para o fortalecimento do desenvolvimento econômico do estado. Por isso que digo que não é hora de tratar de eleição, e sim de continuar trabalhando pelo povo de Pernambuco e pelo Brasil. Quero, cada vez mais, ajudar os municípios de nosso estado, levando investimentos e ações que possam melhorar a qualidade de vida da população”, reiterou Silvio.
“momento é de unir forças”, diz Doriel Barros sobre possível chapa Lula e Alckmin
Presidente do PT em Pernambuco, o deputado estadual Doriel Barros avalia que aproximação do ex-presidente Lula e o ex-governador de São Paulo Geraldo Alckimin (PSDB) fortalece o alcance político da candidatura do líder petista para a Presidência da República em 2022. Apesar de ainda não ter nada oficialmente divulgado, a possibilidade de Alckimin ser vice na chapa petista mostra que o líder da esquerda brasileira está tentando posicionar seu projeto político mais ao centro. “Há muitas especulações, têm muitos nomes que surgiram como possíveis vices de Lula. Lula tem conversado com todos, tem dialogado com todos, mas de aliança não tem nada fechado ainda. Esse é um momento de unir forças, e se você têm lideranças que tinham uma visão equivocada do Lula e que agora passam a ter uma ideia diferente, percebendo que ele tem a capacidade de tirar o Brasil dessa situação, nós ficamos animados em ver que não é só a esquerda que reconhece Lula como um quadro político importante, o centro começa a ver isso também”, pontuou. Sobre os projetos do PT de Pernambuco nas eleições pelo Governo de Pernambuco. Barros, no entanto, não quis se comprometer, dando uma resposta direta para a questão, já que o assunto ainda está sendo debatido no âmbito interno da sigla petista. “Eu sei que o PT tem um quadro muito capacitado para contribuir seja para uma candidatura própria fora da Frente Popular ou para contribuir dentro da Frente, com um nome que possa ajudar a unificar os partidos, para que a gente possa ganhar as eleições aqui em Pernambuco”, respondeu.
“É justo o governador fechar igreja e liberar Carnaval?”, questiona ministro do Turismo em Pernambuco
Cumprindo agenda no município de Ipojuca, no Litoral Sul de Pernambuco, na manhã desta sexta-feira (26), o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, afirmou que a responsabilidade da realização ou não do Carnaval 2022 é dos prefeitos e governadores. Machado Neto comentou que a decisão deve ser dos gestores locais. “O Carnaval está nas mãos do governador e do prefeito, o STF tirou isso daí do presidente Bolsonaro. Agora, eu pergunto a você, é justo o governador fechar igreja e querer liberar Carnaval? Então, está com o governador”, declarou. Atualmente, as igrejas em Pernambuco estão com funcionamento normal. No dia 17 de março de 2020, o Governo de Pernambuco proibiu a realização de qualquer evento privado ou público com a participação de mais de 50 pessoas. Já no dia 24 de abril do mesmo ano, as atividades religiosas presenciais foram autorizadas no Estado, seguindo regras da fase de flexibilização das atividades econômicas e sociais. Desde então, elas não foram mais fechadas. A fala do ministro segue a mesma linha do presidente Jair Bolsonaro, que nessa quinta-feira (25) disse, em entrevista à Rádio Sociedade da Bahia, que, por ele, não haveria Carnaval em 2022. “Mas tem um detalhe, quem decide não sou eu”, disse. A decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) deu autonomia a governadores e prefeitos para decidir sobre determinações sanitárias em meio à pandemia da covid-19. Apesar disto, não retirou poderes do governo federal para lidar com a pandemia. Em Pernambuco, o governo estadual ainda não bateu o martelo sobre o Carnaval. Em coletiva de imprensa nessa quinta (25), o secretário de Saúde, André Longo, disse que a decisão só deverá ser tomada no ano que vem. “Nós vamos observar o cenário epidemiológico para a tomada de decisão. Não temos pressa para fazer isso. A gente respeita muito todo o contingente que está envolvido no Carnaval, até por isso mesmo que a gente tem que observar os cenários e observar o que está acontecendo no mundo, o que está acontecendo no Brasil para a tomada de decisão com o maior suporte científico possível”, declarou.
Comprovante de vacinação será obrigatório para acesso a estabelecimentos públicos em Pernambuco
A partir do dia 1º de dezembro, o acesso aos estabelecimentos públicos em Pernambuco só será possível com a apresentação do comprovante de vacinação com esquema completo contra a Covid-19. O decreto com todas as regras para cumprimento da norma será publicado nos próximos dias no Diário Oficial do Estado. O secretário estadual de Saúde, André Longo, explicou a nova medida durante coletiva de imprensa, ontem (25/11). “Apesar da estabilidade no cenário epidemiológico da Covid-19, registrada no Estado nas últimas semanas, não podemos ter a falsa sensação de que a pandemia acabou. A iniciativa tem como objetivo proteger a população e incentivar a vacinação de todos contra a doença”, ressaltou Longo. Também participou da coletiva o secretário estadual de Planejamento e Gestão, Alexandre Rebêlo, que apresentou novas regras para o setor de eventos e para o funcionamento dos estabelecimentos de alimentação, válidas a partir da próxima segunda-feira, dia 29. “Os eventos passam a receber um público de até 7.500 pessoas, ou 50% da capacidade do espaço. Lembrando que continua sendo necessária a apresentação da comprovação do ciclo vacinal completo em locais acima de 300 pessoas. Bares e restaurantes poderão aumentar a capacidade das mesas para até 50 pessoas”, disse Rebêlo. VACINAÇÃO – André Longo reforçou ainda a importância da imunização para evitar novas ondas da doença, como registram, atualmente, países do continente europeu. “Dados divulgados pelo Centro Europeu de Controle de Doenças apontam que os locais com maiores índices de vacinados estão registrando menos mortes, comprovando que as vacinas, além de seguras salvam vidas. O cenário que temos hoje é de uma pandemia em pessoas não totalmente vacinadas”, pontuou o secretário. Segundo levantamento da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), 590.103 pernambucanos estão com a segunda dose da vacina contra o novo coronavírus em atraso, o que preocupa os especialistas. “Uma única dose não é o suficiente para garantir uma proteção robusta contra o vírus. Aqui em Pernambuco, por exemplo, 20% das pessoas internadas com a forma grave da Covid-19 estavam vacinadas com apenas uma dose. Além disso, 17% dos pacientes que vieram a óbito também se encontravam nas mesmas condições”, detalhou André Longo. O secretário de Saúde convocou a população para tomar a dose de reforço. “As evidências apontam que, especialmente nas pessoas com idade mais avançada, o organismo vai perdendo a memória imunológica ao longo do tempo, o que diminui a proteção ao passar dos meses. É preciso reforçar o sistema. Nós já atingimos percentuais acima de 90% na segunda dose na população acima dos 60 anos. Agora, precisamos fazer o chamado para que essas pessoas aumentem a sua proteção com a dose de reforço”, explicou.
Em visita a João Alfredo, Miguel Coelho ouve denúncias de perseguição e abandono do PSB
O município de João Alfredo foi a primeira parada de uma série de agendas do prefeito Miguel Coelho nesta sexta (26). O gestor de Petrolina foi recepcionado pelo prefeito Zé Martins e lideranças da localidade para um encontro com empresários do polo moveleiro e trabalhadores de transporte alternativo. Na visita, Miguel ouviu depoimentos de perseguição e abandono do Governo do Estado. O principal porta-voz das queixas foi o prefeito Zé Martins, que mesmo filiado ao PSB, enumerou um conjunto de problemas da cidade, a exemplo da ausência de investimentos, infraestrutura deteriorada e falta de água. O gestor de João Alfredo ainda fez um duro desabafo, afirmando que tem sido alvo de perseguição política. “Precisamos de um governo que se preocupe com nosso desenvolvimento, não um governo que bota fiscal na porta de quem produz e gera emprego. Chega de tanta perseguição. O Agreste está abandonado. E não tenho medo de retaliações porque o que tinham de me dar já me deram”, lamentou o socialista. Miguel Coelho elogiou a coragem do prefeito Zé Martins e reforçou que a tratamento dado a João Alfredo é reflexo do que todo o Estado vive no momento. “Quando você diz que não tem medo de represália, sabe que nós representantes da população não devemos satisfação a governador nenhum, mas sim ao povo que confiou na gente. Esse projeto que se arrasta há tantos anos, que persegue as pessoas de bem do nosso Estado, não consegue mais oferecer nada de bom, apenas frustração e decepção aos pernambucanos. É hora de virar essa página e reescrever a história de Pernambuco”, defendeu Miguel. O prefeito de Petrolina ainda participa de encontros e debates nesta sexta nos municípios de Surubim e Orobó. A agenda é acompanhada também pelo senador Fernando Bezerra Coelho e pelo deputado federal Fernando Filho.
Projeto Suape Incentiva estimula empreendedorismo entre moradores de sete municípios
O complexo de Suape iniciou a primeira etapa do projeto “ Suape Incentiva”, que visa a inclusão socioprodutiva. Lançada pela empresa em parceria com o Sebrae-PE, a iniciativa beneficiará sete municípios do território estratégico do Complexo Industrial Portuário. Os 7 municípios mapeados foram Cabo de Santo Agostinho, Ipojuca, Escada, Ribeirão, Sirinhaém, Rio Formoso e Moreno. Entre os temas abordados nos encontros estão: empreendedorismo, inovação, marketing digital e liderança. As aulas são ministradas por professores da instituição parceira. Após a conclusão dos cursos, os alunos receberão certificados. “O projeto tem como ênfase o protagonismo feminino, pois o grupo compõe 93% das pessoas entrevistadas durante a visita técnica, e os jovens com idade entre 16 e 24 anos. O objetivo é estimular a iniciação dessas pessoas em atividades produtivas e rentáveis”, afirma o diretor de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Suape, Carlos Cavalcanti. Deyse Santos, 29 anos, residente em Ribeirão, acredita que o Suape Incentiva a ajudará a ter o próprio negócio no segmento de culinária. “Esse projeto vai nos motivar e a nos ensinar a crescer como empreendedoras. Eu vendia bolo de pote com minha mãe e espero voltar a essa atividade futuramente, mas como empreendedora”, pontua. Entre as informações coletadas no diagnóstico do Sebrae-PE estão a necessidade de ações voltadas para o coletivo, em construção conjunta de mobilidade e articulação do território e fomento ao empreendedorismo na região. “Ao final do convênio entre o Complexo de Suape e o Sebrae, com duração de 24 meses, estamos convictos que as 250 pessoas selecionadas possam sair da situação de vulnerabilidade social e começar uma vida nova, empreendendo e gerando renda para o sustento próprio e da família”, finaliza Carlos Cavalcanti.
Prefeito Keko do Armazém realiza entrega de USF totalmente revitalizada em Itapuama
O prefeito Keko do Armazém fez a entrega, nesta quinta-feira (25), da Unidade de Saúde da Família Sônia da Silva Cavalcanti, localizada na praia de Itapuama, no Cabo de Santo Agostinho, totalmente revitalizada. A unidade estava com condições precárias na estrutura, que comprometiam o atendimento à população e tornou-se prioridade na gestão Keko do Armazém. Durante em seu discurso o prefeito Keko do Armazém, falou da sua satisfação e felicidade em entregar a unidade com melhores condições de prestar um atendimento de qualidade à população. “O povo do Cabo merece ser atendido num lugar decente e digno. Aqui a gente não só entrega simplesmente uma unidade de saúde, nós entregamos dignidade e qualidade de vida para a população cabense, este é o formato da minha gestão”,ressaltou Keko do Armazém. Na solenidade, foi feita uma homenagem em memória à auxiliar de enfermagem Sônia da Silva Cavalcanti, que muito trabalhou pela comunidade local. A requalificação em todos os setores, entre elas melhorias nos ambientes, que foram padronizados na forma de organização, adequada a área para atendimento coletivo e adaptação na acessibilidade, seguindo as orientações do Ministério da Saúde. Para a agente comunitária de saúde Chirleide Cavalcanti da Silveira, filha da homenageada Sônia da Silva Cavalcanti, o momento foi de muita emoção e valorização em memória da sua mãe, que sempre esteve à frente da população de Itapuama. “É uma emoção porque minha mãe foi um marco nesse lugar na praia de Itapuama. Falar da minha mãe é falar de uma mulher empoderada, humilde e de uma mulher que não media forças e nem o seu tempo para servir esta comunidade”, comentou. A unidade tem uma equipe Estratégia, que vai atender das 8h às 16h, beneficiando uma média de 3.500 pessoas.