Datena adia filiação ao PSD após especulações de Alckmin como vice de Lula

O apresentador José Luiz Datena adiou sua filiação ao PSD após especulações sobre uma eventual aliança entre o ex-governador Geraldo Alckmin, de saída do PSDB, e o ex-presidente Lula para 2022. O ato de filiação estava marcado para esta quarta-feira. Datena havia decidido se filiar ao PSD no começo de novembro, apenas quatro meses após ter se filiado ao PSL com convite para concorrer à Presidência da República. O acordo com o presidente nacional da PSD, Gilberto Kassab, no entanto, envolvia uma candidatura ao Senado por São Paulo. Datena afirmou que tomará uma decisão quando “tivermos um quadro (eleitoral) mais claro”. Ele disse ter convite de outros dois partidos que o procuraram, embora não tenha revalado quais, mas que está ainda “mais próximo do PSD, independentemente do Alckmin”. “Se ele (Alckmin) for vice do Lula, posso sair a governo de São Paulo. Ou Senado mesmo”, declarou. Kassab minimizou a decisão de Datena e afirmou que ele pode, sim, sair ao governo de São Paulo caso Alckmin esteja definitivamente fora dos planos do PSD, mas descartou a hipótese. “Não estamos trabalhando com plano B. O plano A é Alckmin, o plano B é Alckmin, o plano C é Alckmin”, afirmou. Três semanas atrás, Kassab havia negado ao que o histórico errático de Datena pudesse torná-lo uma aposta arriscada. O apresentador ameaçou disputar as últimas três eleições, mas recuou em todas elas para continuar à frente do programa Brasil Urgente, da Band TV. Se efetivamente assinada, a ficha de filiação do PSD será a sétima de Datena, e a sexta desde 2015. De 1992 até então ele integrava os quadros do PT. Depois, passou por PP, PRP, DEM, MDB e PSL. Após ser ventilada uma possível aliança entre Alckmin e Lula para a disputa ao Planalto no ano que vem, o petista afirmou, em 15 de novembro, que ainda não decidiu quem será o seu vice, mas que tem “extraordinária relação de respeito” com o ex-tucano: “fui presidente enquanto ele era governador. Não há nada que aconteceu entre nós que não possa ser reconciliado”. “Eu disputei as eleições de 2006 com o Alckmin, mas tenho profundo respeito por ele. Mas eu não tô discutindo vice ainda porque não discuti a minha candidatura. Quando eu decidir, aí sim eu vou sair a campo pra procurar alguém pra ser vice”, escreveu Lula no Twitter. Geraldo Alckmin, que está de saída do PSDB, havia dito três dias antes que ficava “honrado” com a lembrança de seu nome para uma composição com Lula. No entanto, afirmou que a decisão sobre sua candidatura não era “para agora”.

Prévias do PSDB: Eduardo Leite acusa Doria de compra de votos

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), que disputa as prévias do PSDB para decidir quem será o candidato do partido à Presidência da República, acusou nesta segunda-feira (22), seu oponente, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), de comprar votos. “Não há nenhuma denúncia de tentativa de compra de votos do nosso lado, nenhuma denúncia de pressão política, nenhuma denúncia de que tenhamos exonerado pessoas por não nos apoiar. Do outro lado, nós vemos isso, denúncia de compra de votos, pressões indevidas, suspensão de filiações e demissão de pessoas”, afirmou Leite. Leite diz ainda que Doria “fala até em expurgar pessoas do partido, é um tipo de conduta que busca comandar aquilo que interessa para ele. Os que não estiverem alinhados que saíam da frente do caminho”. O coordenador de campanha de Doria nas prévias, Wilson Pedroso, afirmou que “as infundadas acusações da campanha de Eduardo Leite demonstram o desespero de quem prevê a derrota”. Segundo ele, Leite “trabalha para melar as prévias”. A prévia do partido foi marcada por rachas e confusões, entre elas instabilidades no aplicativo de votação. O pleito, que deveria ser encerrado às 18h deste domingo, foi adiado. Doria e Virgílio querem que a disputa seja retomada no próximo domingo (28). A fundação que fez app das prévias do PSDB diz estar investigando problema. O governador de São Paulo disse durante a entrevista que o PSDB vai passar por um processo de “depuração”. Ele citou os nomes de integrantes importantes da sigla que não conseguiram votar, como o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, os senadores José Serra e Mara Gabrili, e o próprio Virgílio.

Felipe Carreras defende nome de Geraldo Júlio para Governo de Pernambuco

O deputado estadual Felipe Carretas (PSB), defendeu a candidatura do ex-prefeito do Recife Geraldo Júlio (PSB) para o governo de Pernambuco. A fala foi concedida durante agenda dos anúncios do Plano Retomada, em Garanhuns. “A minha torcida é para Geraldo. Eu acredito que ele é o candidato que reúne todas as condições e é um dos nossos grandes líderes políticos. O governador Paulo Câmara (PSB) tem sido o condutor e disso eu tenho certeza”, disse. Segundo o deputado, o ex-prefeito do Recife deve ser o nome que vai dar continuidade ao projeto da frente popular no estado. “ A gente vai ter um grande candidato que dará continuidade a um projeto político, de um grupo político, que foi iniciado por Miguel Arraes e que Eduardo Campos deu sequência”,  afirmou o deputado.

Pastor Cleiton Collins faz apelo aos prefeitos e governo do Estado para que não promovam carnaval

O deputado estadual pastor Cleiton Collins (PP) fez um apelo nas redes sociais para que os prefeitos e o governador Paulo Câmara não promovam o carnaval em 2022, com receio de aumento dos casos de Covid-19. “Diferente de outras atividades do setor de eventos que já estão acontecendo, no carnaval não é possível ter um controle e aplicação das normas sanitárias. Essa é minha maior preocupação. O Estado já está flexibilizando as regras, como estádio de futebol com permissão para 50% do público, em congresso em evento com 2.500 pessoas”, enfatizou Collins. O deputado usou como exemplo o maior bloco de rua do país, o Galo da Madrugada, que para ele, pode ser um dos maiores disseminadores do vírus, se levar em consideração a quantidade de mais de 2 milhões de pessoas que participaram da festa, segundo últimos dados das edições anteriores. Em seu argumento, o deputado destaca que o carnaval aumenta o número de uso de drogas, prostituição e proliferação de doenças sexualmente transmissíveis, uma vez que nesse período os casos são consideravelmente elevados. Segundo o parlamentar, é preciso evitar o surgimento de uma nova onda em Pernambuco e para isso é necessário manter todos os cuidados e não se deixar enganar pelo momento e achar que tudo já se encontra normal. Collins que recentemente testou positivo para o novo coronavírus, mesmo tendo sido imunizado com as duas doses da vacina, a doença deve ser levada a sério e só quem passa pela enfermidade é que sabe das dificuldades.

Deputado Professor Paulo Dutra quer contemplar comissionados da Secretaria de Educação com Fundeb

O Governo do Estado anunciou na última semana que pagará uma cota global de R$ 260 milhões aos professores e profissionais da educação básica, referente ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica, o Fundeb. O valor, que representa 70% dos recursos do Fundeb, contemplará todos os professores e profissionais efetivos e contratados que trabalham com educação no Estado. Os cargos comissionados, porém, a princípio estão fora do rateio. Para que os cerca de 300 cargos comissionados sejam incluídos nesta lista, o deputado estadual Professor Paulo Dutra (PSB), vice-presidente da comissão de educação e cultura da Alepe, está entrando com um pedido de modificação no projeto de lei enviado pelo governador Paulo Câmara, que autoriza o pagamento do Valoriza Fundeb 2021. “Observamos que há um grupo de profissionais que exercem de forma ampla as mesmas atividades no âmbito da Secretaria de Educação, isto é, atividades de manutenção e desenvolvimento de ensino, pedagógicas ou administrativas que por ora não estariam sendo contemplados pela medida proposta, isto é, um conjunto de profissionais que desempenham funções e exercem cargos de direção, assessoria, coordenação, supervisão e apoio”, justificou o Professor Paulo Dutra. Ele continua: “Existem comissionados que estão há mais de dez anos na escola, contribuindo para o sucesso da nossa educação tanto quanto profissionais efetivos e contratados. Essa emenda modificativa que estamos propondo é para garantir a inclusão de aproximadamente 300 profissionais e assim contemplar a todas e todos que lutam diariamente pela educação e pela formação dos nossos jovens”, explicou. O parlamentar fez ainda elogios ao Governo do Estado pelo projeto de lei do Valoriza Fundeb: “Já temos muito o que comemorar com o Projeto de Lei da forma como ele está, pois ele surge para fortalecer e para valorizar os trabalhadores em educação. O novo Fundeb, que foi aprovado ano passado após uma verdadeira guerra travada por nós educadores, vem com essas duas grandes novidades. A primeira é que agora o percentual do fundo destinado aos profissionais da educação é de 70%. Antes eram 60%. A segunda grande novidade é que, ao contrário do que era no passado, quando apenas professores tinham direito, agora este pagamento é destinado a todos os profissionais da ativa que estão na escola. Portanto, é uma grande vitória para a educação”, disse Dutra. A emenda modificativa do deputado Professor Paulo Dutra foi publicada nesta terça-feira (23), no Diário Oficial. O Projeto de Lei do Valoriza Fundeb 2021 já está tramitando em caráter de urgência na Assembleia Legislativa. Após a apreciação nas comissões temáticas da casa, o projeto será votado no plenário pelos deputados da Alepe.

Jaboatão firma cooperação técnica com BNDES e Banco Mundial

O município de Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana, firmou cooperação técnica com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o International Finance Corporation (IFC), membro do Grupo Banco Mundial, para desenvolver projetos de parcerias públicos e privadas (PPP) na área da saúde. A assinatura da parceria aconteceu em Brasília, nesta terça-feira (23), com as presenças do prefeito Anderson Ferreira; do superintendente da Área de Governo e Relacionamento Institucional do BNDES, Pedro Bruno Barros de Souza; e do Principal Investment Officer da IFC no Brasil, Bernardo Tavares. A PPP da saúde terá um investimento de R$ 250 milhões e tem previsão de vigorar a partir do próximo ano. Jaboatão é o primeiro município do Estado a firmar cooperação técnica com o BNDES e o IFC. A assessoria técnica vai envolver investimentos previstos para a ampliação e modernização do atendimento médico à população do município pernambucano. A elaboração do projeto contemplará o levantamento das necessidades para a construção e instalação de equipamentos nas unidades básicas de saúde (UBS) no padrão do Ministério da Saúde. Além desses investimentos, o modelo denominado de “bata cinza” incluirá os custos de manutenção das unidades. “Mais uma vez Jaboatão parte frente ao viabilizar novos investimentos, agora na área de saúde, visando aprimorar o serviço e aumentar o número de unidades. Essa união entre o poder público e entidades privadas já provou que dá resultado, por isso não há dúvida que no nosso município vamos avançar ainda mais num setor tão importante que é a saúde”, disse o prefeito Anderson Ferreira. O representante do BNDES, Pedro Bruno Barros de Souza, ressalta que “as PPPs em atenção primária à saúde são focadas na melhoria da infraestrutura, aprimorando as condições de trabalho e propiciando a melhoria da qualidade do atendimento à população”. “As PPPs têm sido utilizadas no País como ferramenta de gestão para a melhoria da infraestrutura do setor público em diferentes áreas. A parceria com Jaboatão dos Guararapes vai abrir caminhos para que diversas municipalidades no Brasil implementem PPPs na área de saúde. Esse projeto viabiliza investimentos importantes na infraestrutura, fundamental para o atendimento à população, melhor eficiência e ganhos na gestão. E permitirá que governos municipais cumpram a missão de prover o bem-estar ao cidadão”, acrescenta Bernardo Tavares, Principal Investment Officer da IFC. O escopo de trabalho do BNDES e da IFC envolve a realização de estudos técnicos, jurídicos, ambiental e análise econômico-financeira, assim como apoio na elaboração dos documentos licitatórios, promoção do projeto e na adoção de inovações tecnológicas e contratuais baseadas nas melhores práticas nacionais e internacionais no setor.

De olho em uma cadeira na Alepe, presidente da Amupe recebe apoio do prefeito de Solidão

Foi nesta tarde de segunda-feira (22/11) que o prefeito de Solidão, Djalma Alves, bateu o martelo e vai apoiar a candidatura de José Patriota a deputado estadual nas eleições de 2022.  “A gente tem que ficar com quem está dando apoio ao nosso município. Eu vou ficar com o deputado federal Gonzaga Patriota e para deputado estadual nosso amigo Patriota, de Afogados da Ingazeira”, afirmou Djalma. O prefeito de Solidão é o quinto gestor a demonstrar apoio a José Patriota. “Patriota é uma pessoa do Sertão do Pajeú, amigo nosso, pessoa muito querida da população, um homem trabalhador, lutador, batalhador pelas causas sociais”, reconheceu Djalma. Com Solidão, Patriota dá mais um passo na ampliação da sua base de apoio em todo o Estado, que já conta com o apoio dos prefeitos de Carnaíba, Afogados da Ingazeira, Triunfo e Ingazeira.

Para movimentar a economia, Cabo vai injetar quase R$ 90 milhões em pagamento antecipado de servidores da prefeitura

O prefeito Keko do Armazém anunciou nesta segunda-feira (22) uma série de adiantamentos de pagamentos aos servidores municipais. Com as medidas, entre o dia 26 de novembro e 27 de dezembro, a gestão municipal vai injetar quase R$ 90 milhões na economia local, movimentando as compras das festas de final de ano.  Os adiantamentos começam nesta sexta-feira (26), quando os servidores receberão o salário de novembro. Em seguida, dia 10 de dezembro, será a vez de receberem a segunda parcela do décimo-terceiro.  A primeira parcela já foi paga em junho deste ano. No dia 20 de dezembro será depositado o salário do mês e, para fechar o ciclo de antecipações, no dia 27 de dezembro, será pago um terço das férias de todos os professores da Rede Municipal de Ensino. Tradicionalmente, o salário é pago no dia 28 ao pessoal da Saúde, Educação e aposentados, e no dia 29 aos demais servidores. De acordo com o prefeito Keko do Armazém, a iniciativa tem o intuito de movimentar a economia local para as festas de Natal e Réveillon. “Estamos passando por um momento muito difícil economicamente, reflexo da pandemia da covid-19. Com os adiantamentos de pagamentos, queremos proporcionar que nossos servidores curtam essas festas e queremos dar um fomento à economia local nesta época tão expressiva de vendas”.