Marcelo Gouveia anuncia Dia D de Vacinação e 3ª dose para pessoas acima de 55 anos em Paudalho

No intuito de acelerar a vacinação em Paudalho, o prefeito da cidade da Mata Norte, Marcelo Gouveia (PSD), anunciou que será realizado nesta terça-feira (23) o Dia D de Vacinação contra a COVID-19. A programação ocorrerá das 8h até às 22h, no Drive-Thru, montado na Praça Pedro Coutinho, no Centro da cidade. “Nosso objetivo é de não parar! A imunização tem que continuar até que todos estejam vacinados. Nós avançamos, mas não podemos baixar a guarda. Então essa programação tem esse intuito de chamar a população que ainda falta tomar a segunda dose. Eu conto com cada paudalhense”, comentou, Marcelo Gouveia. Além disso, o gestor municipal anunciou que pessoas a partir de 55 anos e com cinco meses já completos desde a segunda dose, podem tomar o reforço. “Não deixemos para depois. Hoje é dia da gente terminar nosso ciclo de imunização. Se você está dentro da faixa etária, não perca tempo e vamos tomar a terceira dose”, disse o prefeito. De acordo com o Vacinômetro de Paudalho, 73.767 doses já foram aplicadas no município.

Miguel Coelho discute segurança com presidente da Associação de Cabos e Soldados

O prefeito Miguel Coelho recebeu, nesta segunda (22), em Petrolina, o presidente da Associação Pernambucana de Cabos e Soldados, Alberisson Carlos. O encontro teve no centro da pauta a segurança do Estado e as condições de trabalho dos profissionais da Polícia Militar e Bombeiros. Miguel ouviu propostas, mas principalmente, relatos do líder da categoria sobre as dificuldades que a corporação enfrenta em Pernambuco, a exemplo da questão financeira. A PM de Pernambuco, segundo Alberisson Carlos, tem, atualmente, a pior remuneração entre as polícias do Brasil. “Não é só de dinheiro que estamos falando. É de valorização profissional para um melhor serviço prestado à sociedade”, desabafou o presidente da Associação. Na reunião, o prefeito Miguel Coelho falou sobre o trabalho de referência no Nordeste realizado pela Guarda Civil de Petrolina, que passou por um amplo processo de reestruturação com novos equipamentos, armamentos, contratação de agentes. O gestor sertanejo ainda se comprometeu, durante o encontro com Alberisson Carlos, a articular a doação de um terreno para a construção de um clube para os policiais e bombeiros no município do Sertão do São Francisco. “Foi uma conversa importante para ouvir sobre a situação de nossas forças de segurança, o que precisa melhorar e como podemos ajudar. A gente lamenta a falta de compromisso do Governo do Estado com corporações tão importantes em nossa sociedade. É preciso investir na Polícia e nos Bombeiros, dessa forma, estamos valorizando os trabalhadores que estão dispostos a dar a vida para defender cada pernambucano”, disse Miguel Coelho após a reunião com o representante dos PM e Bombeiros.  

Paulo Câmara debate Transporte Escolar em Pernambuco

O governador Paulo Câmara participou, nesta segunda-feira (22.11), do evento “Transporte Escolar em Pernambuco: parcerias, desafios e avanços”, promovido pelo Tribunal de Contas do Estado, no auditório do Sebrae-PE. O encontro teve por objetivo aprimorar a prestação do serviço do transporte escolar, além de consolidar e divulgar os resultados dos trabalhos na área realizados pelo TCE durante o ano de 2021. “É sempre motivo de satisfação participar de eventos onde se discute a melhoria e os avanços de um tema que é fundamental para o futuro de qualquer nação, estado ou município. Precisamos cada vez mais de um transporte escolar seguro, que garanta o ir e vir dos alunos. Essa é, inclusive, uma das formas de combatermos a evasão escolar”, destacou Paulo Câmara. O presidente do TCE, conselheiro Dirceu Rodolfo, ressaltou que, em muitos casos, o serviço de transporte escolar representa a única conexão viável entre a residência do aluno da zona rural e o ambiente escolar. “Estamos disponibilizando soluções, boas práticas e novas ferramentas para que gestores municipais e estaduais consigam impulsionar a qualidade e acessibilidade daqueles que mais precisam desse serviço para ir à escola”, reforçou. No evento, foi assinado acordo de cooperação técnica entre o TCE-PE, a Escola de Contas do Estado, a Secretaria estadual de Educação, o Sebrae e a Neoenergia Pernambuco visando a melhoria dessa política pública. “Acreditamos que essa parceria e o estudo que foi apresentado nos ajudarão a avançar no nosso modelo de transporte escolar. É uma parceria que pode oferecer ganhos de escala, conforto, e certamente trará melhorias aos nossos estudantes”, ressaltou o secretário de Educação e Esportes, Marcelo Barros, reforçando que hoje, por meio do Programa Estadual de Transporte Escolar (PETE), Pernambuco atende a 169 municípios, e há três meses foi feito reajuste de cerca de 40% no valor repassado. “Com isso, acreditamos que teremos uma adesão de 100% dos municípios pernambucanos ao PETE”, concluiu. Também participaram do encontro o procurador-geral de Justiça, Paulo Augusto; a procuradora-geral do Ministério Público de Contas, Germana Laureano; o diretor-presidente da Neoenergia-PE, Saulo Cabral; o superintendente do Sebrae-PE, Francisco Saboya; o presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), José Patriota; o presidente da União dos Dirigentes Municipais (Undime), Natanael Silva; o diretor da Escola de Contas, Valdecir Pascoal; e o deputado federal Danilo Cabral.

Governo sanciona lei que cria vale-gás para famílias de baixa renda

As famílias de baixa renda inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) do governo federal poderão receber o auxílio-gás. O programa denominado “Gás dos Brasileiros”, foi sancionado e publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira (22). O programa é destinado às famílias com renda familiar mensal per capita menor ou igual a meio salário mínimo (R$ 550). Membros residentes no mesmo domicílio que receba o benefício de prestação continuada (BPC) (idosos e pessoas com deficiência de baixa renda), também possuem o direito de aderir. A lei ainda dá preferência às mulheres chefes de família, em especial as que sofreram violência doméstica ou estiverem sob medida protetiva. “Com o Programa, cada família elegível vai receber, a cada bimestre, um valor monetário correspondente a uma parcela de, no mínimo, 50% da média do preço nacional de referência do botijão de 13 kg de GLP, estabelecido pelo Sistema de Levantamento de Preços (SLP) da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), conforme regras a serem definidas em Decreto”, dizia o comunicado enviado à imprensa.

Raquel Lyra participa de painel no lançamento do Ranking de Competitividade dos Municípios 2021

A Prefeita de Caruaru, Raquel Lyra, esteve, na manhã desta segunda-feira (22), no evento de lançamento do Ranking de Competitividade dos Municípios 2021, realizado pelo Centro de Liderança Pública (CLP). A chefe do Executivo municipal participou do painel “O que o Ranking diz sobre os serviços públicos na sua cidade?”, apresentando dados importantes. Hoje, Caruaru subiu 11 posições no Ranking dos Municípios, apenas em 2021. No indicador de destinação do lixo, a cidade ocupa a liderança geral do levantamento. Além disso, o município ocupa a 3ª colocação entre os municípios do G100. Em sua fala, Raquel fez um panorama apontando a problemática do lixo no Brasil e em Pernambuco, fazendo um comparativo de como a questão é tratada em Caruaru. “O Brasil é um dos países que mais geram lixo no mundo e cuja destinação final desses resíduos deveria receber tratamento com soluções economicamente viáveis. Em Pernambuco, por exemplo, em seu último levantamento, o Tribunal de Contas do Estado aponta que 71 cidades, cerca de 38,6%, continuam agindo em desrespeito ao meio ambiente”, pontuou. Em Caruaru, Raquel lembrou que, em janeiro 2017, o aterro sanitário do município encontrava-se em colapso, com previsão de atingir a capacidade máxima de destinação de resíduos sólidos urbanos em fevereiro daquele ano. “Foi necessário elaborar um Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, ainda em 2017, através de estudos que estratificam a composição do lixo da cidade. A partir disso, investimentos em equipamentos destinados ao tratamento dos resíduos começaram a ser realizados em Caruaru. Construímos Ecoestações, galpão de triagem todo equipado, com esteiras, prensas e empilhadeiras, para implementação da coleta seletiva no município, e uma série de parcerias. E pela primeira vez na história da cidade, alcançamos 100% do ICMS socioambiental, gerando receita para o município, em média no valor de R$ 250.000,00 mensais, além de uma série de empregos diretos e indiretos”, comemorou a gestora.

Após suspensão das prévias do PSDB, Doria, Leite e Virgílio pedem retomada rápida da votação

A escolha do candidato do PSDB à Presidência da República, prevista para este domingo, reuniu alguns elementos que marcaram a disputa interna desde o início: divergências entre os candidatos, falhas no aplicativo usado para computar os votos e ausência de um vencedor. Em consequência dos problemas na ferramenta, milhares de filiados não haviam conseguido votar até o fim do dia, quando o presidente da legenda, Bruno Araújo, anunciou a suspensão do processo de escolha do nome que vai representar o partido nas eleições de 2022. À noite, os candidatos apenas concluíram que o processo deve ser retomado o mais rapidamente possível, porém não estipularam uma data. A suspensão das prévias foi anunciada após uma reunião tensa, realizada na sede do PSDB, em Brasília, com a presença dos três candidatos, João Doria, governador de São Paulo; Eduardo Leite, governador do Rio Grande do Sul; e o ex-prefeito de Manaus Arthur Virgílio. Houve bate-boca entre o chefe do Executivo paulista e o ex-deputado João Almeida, aliado de Leite. Doria o acusou de ser o responsável pela instabilidade no aplicativo. Almeida se indignou e, dedo em riste, chamou o interlocutor de “sórdido e cínico”. Na sequência, Almeida, Doria e Virgílio abandonaram a sala. “O Doria deu um pito nele”, resumiu Arthur Vírglio, que se queixou do encontro: “Fizeram uma reunião para não decidir nada.” Após a temperatura subir, Araújo pediu para que só os candidatos e os ex-presidentes da sigla permanecessem no local, e foi obedecido. A discordância se deu em torno da melhor saída para solucionar a ineficiência da ferramenta, única alternativa à grande maioria dos filiados. Apenas os nomes mais importantes do partidos, detentores de cargos eletivos, podiam votar presencialmente nas urnas eletrônicas instaladas em Brasília. Doria e Virgílio eram favoráveis à extensão do prazo de votação até o dia 28, domingo que vem. A dupla soltou uma nota oficial para marcar posição. Em conversa com jornalistas, Doria foi mais incisivo: “É preciso ter uma única palavra e uma atitude. Não é possível falar uma coisa e dez minutos depois outra, e quinze minutos depois outra. Só há uma atitude: que as prévias sejam concluídas no próximo domingo.” Virgílio, por sua vez, atacou o deputado Aécio Neves (MG), que estaria trabalhando em favor de Leite. “Eu considero o PSDB um caminhão de maçãs boas, mas tem uma que está estragando as outras: Aécio Neves”, disse. Já Eduardo Leite defendeu que as prévias fossem concluídas até amanhã. Para ele, se a eleição ficar para o próximo final de semana, o resultado seria “ilegítimo”. “Não é razoável pedir o adiamento em uma semana. Queremos a sua conclusão até a terça-feira. Depois disso, estaremos diante de um novo processo, que vai ensejar a reabertura de uma nova campanha […]. Dilatar esse prazo para até domingo que vem é uma alteração muito mais violenta que vai acabar gerando questionamentos”, argumentou. A palavra final foi dada por Araújo. Por meio de um comunicado, ele oficializou a suspensão e afirmou os votos registrados serão computados. “O PSDB definirá nova data para reabertura do processo de votação para que todos os filiados que não puderam votar neste domingo possam”, dizia o texto da nota. O aplicativo em questão apresentou falhas já no final da semana passada, quando começou a ser baixado pelo filiados. Ontem, ainda no início da tarde, sem perspectiva de sanar a situação, o PSDB anunciou o adiamento do fim da votação, das 15h para 18h. Como a instabilidade persistiu, optou-se pela suspensão. No primeiro momento, usuários relataram que a dificuldade se dava no reconhecimento facial. Suspeitava-se de que se tratava de uma consequência da falta de licenças de programas necessários para garantir esse funcionalidade da ferramenta. Responsável pela elaboração do aplicativo, a Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, contudo, negou essa versão. A instituição não explicou, entretanto, por que o produto não funcionou como deveria.  

Prefeito de Goiana se reúne com DNIT/PE para viabilizar entrada principal da cidade

  O prefeito de Goiana, Eduardo Honório, esteve nesta segunda-feira (22), no Recife para mais um encontro com o superintendente regional doDepartamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT/PE), Cacildo de Medeiros. Na oportunidade, eles conversaram sobre a viabilização da entrada principal de Goiana, pela BR 101 com a Av. Nunes Machado, conhecida como rua da Baixinha. Com esse projeto, pretende-se valorizar a cidade e melhor acolher moradores e visitantes. Uma parceria da prefeitura de Goiana com o governo do Estado de Pernambuco.

Câmara do Cabo promove Audiência Pública para debater segurança no Município

A Câmara Municipal do Cabo de Santo Agostinho promove nesta terça-feira (23.11) uma Audiência Pública que vai discutir a situação da segurança no município. A iniciativa é do presidente da casa, vereador Ricardinho (MDB). Foram convidados representantes de diversas entidades sociais do município, alémde órgãos públicos do Cabo e do estado. O presidente da Câmara, Ricardinho, reconhece o esforço do Governo Municipal em ações que ajudam a prevenir a violência, mas defende a união de forças para reduzir os atuais índices. “A atual gestão do prefeito Keko do Armazém não tem medido esforços para combater esse mal, com ações integradas entre as secretarias, mas podemos fazer mais se unirmos forças”, disse Ricardinho. A Audiência Pública poderá ser acompanhada pelos internautas através do YouTube da Câmara do Cabo de Santo Agostinho.

Lula Cabral confirma pré candidatura a deputado estadual

Por Jorge Lemos Conforme o Blog do Jorge Lemos antecipou na semana passada que no PSB o assunto já era prego batido, hoje, o ex-prefeito do Cabo de Santo Agostinho, Lula Cabral, confirmou que vai disputar um mandato de deputado estadual nas eleições de 2022. A sua filha, a deputada estadual, Fabíola Cabral (PP) abriu mão de disputar à reeleição em prol da candidatura do líder do grupo. Lula vai buscar o seu quarto mandato de deputado estadual. Prefeito do Cabo de Santo Agostinho por três vezes, Cabral já vem costurando diversos apoios e conversando com várias lideranças políticas do Cabo em outras cidades do Estado. Mesmo fazendo parta da base de Keko do Armazém, oito vereadores já se comprometeram em apoiar o nome do ex-prefeito. LC pode dobrar para deputado federal com Eriberto Rafael, vereador do Recife e filho do presidente da Alepe, Eriberto Medeiros, ou o filho do ex-governador, Eduardo Campos, Pedro Campos, irmão do prefeito do Recife.A confirmação da candidatura de Lula Cabral já agita o cenário político do Cabo e poderá levar Keko a antecipar a decisão de quem será o seu candidato a deputado estadual nas eleições do próximo ano.