Em Goiana, Silvio Costa Filho recebe apoio da família Fenelon
O deputado Federal Silvio Costa Filho (Republicanos) recebeu, na manhã desta segunda-feira (08), em Goiana, o apoio do ex-vereador do município, Quinho Fenelon. Além do ex-vereador, o parlamentar também contará com o apoio de lideranças políticas da família Fenelon, que tem relevantes serviços prestados ao município da Mata Norte. Entre eles, o ex-prefeito Henrique, o ex-vice-prefeito Deo e a liderança Zenóbio Fenelon. “É um privilégio receber o apoio de toda família Fenelon, que tem uma história de trabalho na cidade e muitos serviços prestados ao povo de Goiana”, ressaltou Silvio. Na ocasião, o parlamentar, ao lado de Quinho, também esteve reunido com o prefeito Eduardo Honório (PSL), na sede da Prefeitura de Goiana. “Conversamos sobre a importância de Goiana para a Mata Norte, cidade fundamental para o desenvolvimento da região. Me coloquei à disposição para ajudar a levar ações e investimentos que possam ajudar o município”, destacou.
Bolsonaro liga para Valdemar Costa Neto e confirma ida ao PL
O presidente Jair Bolsonaro definiu que será o PL (Partido Liberal) o partido pelo qual irá disputar a reeleição em 2022. A decisão vem depois de o chefe do Executivo passar quase 2 anos sem sigla. Ele saiu do PSL (Partido Social Liberal), no qual se elegeu, em novembro de 2019. Desde então, tentou criar o Aliança pelo Brasil, sua própria legenda, mas não conseguiu número de assinaturas suficiente. Bolsonaro ligou para Valdemar Costa Neto nesta 2ª feira (8.nov.2021) confirmando que irá à sigla. Aliados foram informados também nesta 2ª. O presidente corre contra o tempo para definir seu futuro político. Em 2021, com as eleições cada vez mais próximas, Bolsonaro começou a corrida para escolher dentre os partidos já existentes. Bateu o martelo com a sigla de Valdemar Costa Neto depois de tentar, sem sucesso, com PMB, Patriota, PRTB, PTB e PP. Em cada negociação, algum impasse. Relembre: PMB: A diretoria do partido aprovou em 24 de abril a mudança de nome para Brasil 35. A sigla, comandada por Suêd Haidar Nogueira, foi uma das cotadas para o presidente da República se filiar. A negociação avançou, mas, na hora de firmar a filiação, Bolsonaro desistiu. Patriota: Ala contrária à filiação do chefe do Executivo decidiu, em convenção, afastar o comandante da sigla e aliado de Bolsonaro, Adilson Barroso, por 90 dias. O conflito levou por água abaixo a possibilidade de A negociação avançou, mas, na hora de firmar a filiação, Bolsonaro desistiu. PRTB: as negociações frearam depois de a presidente nacional da sigla, Aldineia Fidelix, viúva de Levy Fidelix, discordar das condições estabelecidas pelo chefe do Executivo para comandar o partido; PTB: depois de conflitos internos na sigla que afastaram Bolsonaro, o ex-presidente do PTB. PTB: depois de conflitos internos na sigla que afastaram Bolsonaro, o ex-presidente do PTB Roberto Jefferson escreveu da cadeia uma carta em que criticou o presidente Jair Bolsonaro. No documento, disse se sentir abandonado; PP: Bolsonaro temia a falta de autonomia num partido já dominado por caciques e a divisão ideológica nos diretórios estaduais, como o da Bahia; … PP: Bolsonaro temia a falta de autonomia num partido já dominado por caciques e a divisão ideológica nos diretórios estaduais, como o da Bahia; Com perfil intempestivo, Bolsonaro ainda não oficializou sua ida para o novo partido. Pretende se reunir com Valdemar na 4ª feira para acertar detalhes da filiação. Porém, a ida para o PL é dada como certa. Valdemar Costa Neto publicou em 25 de outubro um vídeo com um convite oficial de filiação ao presidente, seus filhos e aliados. No PL, Bolsonaro tem o apoio da ministra Flávia Arruda (Secretaria de Governo), além de enfrentar menos resistência nos diretórios estaduais do que no PP. Fonte: Poder 360
Pernambuco reduz intervalo para dose de reforço contra a Covid-19 e idade mínima passa a ser 55 anos
Após análise do Comitê Técnico Estadual para Acompanhamento da Vacinação e pactuação junto aos municípios pernambucanos na Comissão Intergestores Bipartite (CIB), o Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), autorizou as reduções do intervalo e idade mínima para aplicação de dose de reforço. A partir de agora, além dos trabalhadores da saúde, todos com mais de 55 anos podem tomar a dose de reforço. Além disso, a terceira dose da vacina contra a Covid-19 passa a ser aplicada quatro meses (120 dias) após o encerramento do esquema com duas doses, ou com a vacina de dose única. Anteriormente, o tempo de espera era de seis meses (180 dias). Para os imunossuprimidos, continua valendo o intervalo de 28 dias de intervalo depois da segunda dose ou única. “Hoje, nosso foco é avançar na segunda dose e, especialmente, na dose de reforço dessas populações mais vulneráveis. É importante avançarmos para termos o maior número possível de pessoas protegidas. Estamos acompanhando com muita atenção o recrudescimento dos casos da Covid-19 em alguns países da Europa. E, se quisermos evitar o mesmo por aqui, precisamos, fundamentalmente, garantir maiores percentuais de cobertura vacinal”, destacou o secretário estadual de saúde, André Longo. No encontro com os gestores municipais, realizado na manhã desta segunda-feira (8), Longo ainda destacou a importância da busca ativa para a segunda dose daqueles que iniciaram seus esquemas vacinais para garantir a proteção efetiva. “A Secretaria Estadual de Saúde e os membros do Comitê Técnico recomendam, fortemente, que haja um reforço na busca ativa para aplicação da segunda dose, diversificando as estratégias para que a gente possa levar a vacina para os bolsões onde não há imunização completa, para que a gente tenha o reforço na cobertura completa. Hoje, nosso foco é avançar na segunda dose e na dose de reforço dessas populações mais vulneráveis”, frisou o secretário. Durante a reunião online, o gestor também enfatizou que Pernambuco, apesar de está entre os dez Estados brasileiros com maiores percentuais de cobertura vacinal, ainda precisa ampliar o número de pessoas protegidas. “Precisamos de prioridade absoluta para campanha de vacinação. Não é hora de desmobilizar equipes de imunização. É imprescindível que os gestores mantenham isso no radar e não diminuam suas estratégias, pois o que estamos fazendo agora terá o impacto decisivo para superarmos a pandemia”.
Prefeitura do Cabo realiza reforma em Mercado Público de Ponte dos Carvalhos
A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho iniciou nesta segunda-feira (08), a reforma do Mercado Público de Ponte dos Carvalhos. No local, estão sendo realizados serviços de pintura do prédio e dos boxes, troca do telhado e das caixas d’água, recuperação da sala administrativa, dos banheiros e da parte de peixes e frios. Além do Mercado Público, o Centro Administrativo Municipal III, que fica ao lado da feira, também está sendo revitalizado. De acordo com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET), o mercado conta com 240 boxes dos segmentos de alimentos e acessórios e que a manutenção é constante no local. Para o feirante Lucas da Silva, o espaço era desorganizado e agora está voltando a ter vida. “É muito ruim trabalhar em um lugar sujo e feio, que acaba afastando a clientela. Com a reforma as coisas mudam e a gente consegue cativar quem passa por aqui”, destacou.
Bolsonaro pode se candidatar em chapa conjunta com o PP e o PL nas eleições de 2022
Embora o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) ainda não tenha tomado a decisão final sobre qual partido irá se filiar, o PP e o PL devem compor a chapa presidencial para as eleições de 2022. De acordo com a Folha de S. Paulo, uma sigla vai filiar o mandatário enquanto a outra vai abrigar o vice, o acordo estaria sendo discutido entre as cúpulas dos partidos e por auxiliares palacianos. Na última semana, Bolsonaro indicou a aliados que deve se filiar ao PL, além de ter sido convidado pelo próprio dirigente da legenda, Valdemar Costa Neto. O senador Flávio Bolsonaro (Patriota-RJ) agradeceu o convite nas redes sociais, mas disse que o chefe do Executivo ainda mantém conversas com o PP. Segundo a reportagem, caso o presidente escolha o PL, caberia ao PP sugerir um nome para a vice-presidência na chapa com Bolsonaro. Apesar da indicação, os dirigentes das legendas só terão certeza da decisão no dia em que ele anunciar publicamente, já que o mandatário ainda oscila a respeito das filiações.
Arthur Virgílio cumpre agenda em Pernambuco
O ex-senador, ex-ministro-chefe do governo Fernando Henrique (PSDB) e ex-prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, cumpre agenda oficial, nesta segunda-feira, 8, em Pernambuco, dentro das prévias para escolher o nome do PSDB para disputa da presidência da República em 2022. Além dele, o governador de São Paulo, João Dória, e o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, também disputam a preferência dos tucanos. Mais cedo, Virgílio tomou café da manhã no Hotel Atlante Plaza, em Boa Viagem, Zona Sul do Recife, ao lado do presidente nacional do PSDB, Bruno Araújo, da presidente estadual da legenda e prefeita de Carauru, Raquel Lyra, da deputada estadual Alessandra Vieira (PSDB), do ex-senador Armando Monteiro (PSDB) e de prefeitos, ex-prefeitos e lideranças tucanas. Após o café da manhã, o candidato seguiu para Caruaru, onde terá compromissos até o fim do dia. Arthur Virgílio é defensor da causa ambiental, levantando, principalmente, a bandeira em favor da preservação da Amazônia. Além de se posicionar contra a poluição, ele milita pela implementação de um programa nacional para uso sustentável dos recursos naturais e também busca a proteção dos povos indígenas.
Miguel Coelho anuncia novo Natal de Petrolina com 40 dias de decoração
Com a programação de 40 dias de atividades e decorações, Petrolina será o principal polo de atrações natalinas do Sertão de Pernambuco. A programação, com o tema “Natal de luz e renovação”, foram apresentadas pelo prefeito Miguel Coelho, nesta segunda-feira (08). As ruas da cidade começam a se vestir com as cores do Natal já nesta semana, mas a inauguração de toda a decoração será feita no dia 24 de novembro e permanecerá até 6 de janeiro. Entre as principais peças planejadas para trazer a atmosfera natalina a Petrolina, estão uma árvore cenográfica de 15 metros, a casa do Papai Noel com fábrica de brinquedos, um presépio de 100 metros quadrados no entorno da igreja catedral. A sede da Prefeitura de Petrolina também terá diversas luzes e elementos natalinos, além de uma fonte luminosa. As ruas da área central da cidade também receberão iluminação especial. Serão instalados mais de 100 postes com ornamentação em vias como a Joaquim Nabuco, Souza Junior, Eraldo Gueiros, Souza Filho, Guararapes e Barão do Rio Branco. A programação natalina ainda prevê cantatas e outras apresentações culturais. Esses eventos serão realizados na concha acústica ao lado da catedral de Petrolina. O “Natal de luz e renovação” é um projeto da Prefeitura de Petrolina e conta também com a parceria da CDL e o Sindilojas para estimular o turismo na região e o fortalecimento da economia. Segundo o prefeito Miguel Coelho, a iniciativa irá impulsionar as vendas do comércio local. “É uma programação que nunca foi realizada com essa dimensão e qualidade em nossa cidade. Teremos uma decoração especial que vai encantar toda nossa população e os turistas. Com isso, além de celebrar uma data de tanta esperança para nosso povo, vamos aquecer a economia”, ressaltou o prefeito Miguel Coelho.
Jaboatão reduz para 55 anos idade para aplicação de dose de reforço contra a Covid-19
A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, reduziu o intervalo, de 180 para 120 dias, para aplicação da dose de reforço contra a Covid-19. O anúncio sobre os avanços na campanha de imunização foi feito nesta segunda-feira (8) pelo prefeito Anderson Ferreira, via publicação em redes sociais. O gestor destacou, ainda, que a partir de agora serão contempladas com a terceira dose pessoas com idade a partir dos 55 anos. Têm acesso à dose de reforço pessoas que receberam a segunda dose do imunobiológico da Pfizer há pelo menos 120 dias. “É importante reforçar que não é preciso agendar a vacinação com a dose de reforço, bastando apenas se dirigir a um dos pontos de vacinação contra o novo coronavírus montados por toda a cidade, portando documento de identificação oficial com foto e carteira de vacinação”, disse o prefeito. Jaboatão tem ampliado sistematicamente as estratégias para aplicação de doses. Boletim emitido pelo Programa Municipal de Imunização (PMI), no último domingo (7), mostra que mais de 459 mil pessoas foram vacinadas com ao menos uma dose, o que representa cerca de 90% da população vacinável da cidade. Estão com o esquema vacinal completo, ou seja, imunizadas com as duas doses ou dose única, cerca de 347 mil pessoas. E mais de 25 mil usuários receberam a dose de reforço.
Prefeito de Goiana se reúne com Silvio Costa Filho em busca de investimentos para o munícipio
O prefeito de Goiana, Eduardo Honório, se reuniu, nesta segunda-feira (08), com o deputado federal, Sílvio Costa Filho (Republicanos), para tratar sobre as demandas do município. Na conversa, também foram tratados assuntos sobre investimentos nas áreas de Educação, Infraestrutura e Turismo em Goiana, por ser uma cidade importante para a economia de Pernambuco. Na visita, o deputado federal anunciou o repasse de R$ 1 milhão de reais, em 2022, para fazer pavimentação no município e se colocou à disposição do prefeito para, em Brasília, buscarem mais investimentos e ações que possam melhorar ainda mais a vida do povo goianense.
Usina Santa Teresa anuncia retorno as atividades e prevê a geração de 6 mil novos empregos
Na última sexta-feira (05), após quatro anos de atividades suspensas, a Usina Santa Teresa, situada em Goiana, anunciou sua retomada para 2023. De acordo com a própria empresa, é prevista a geração de 6 mil novos empregos diretos, em média, aos goianenses. Como forma de reparação dos danos causados aos ex-funcionários pelo encerramento das atividades em 2017, a Usina vai reverter dois lotes de terra para construção habitacional para esse pessoal. Após contato realizado junto à prefeitura de Goiana, a gestão do município realizará serviços de terraplanagem nesses locais e auxiliará na legalização desses terrenos. Além disso, a prefeitura receberá da Usina um outro terreno de 10 hectares onde será construído um pátio de eventos e as futuras instalações da Ceasa. Já foi dado início a esse processo e as ações serão realizadas durante os próximos 90 dias.