Filiação de Sergio Moro ao Podemos está marcada para novembro
O ato de filiação do ex-juiz e ex-ministro Sergio Moro ao Podemos está marcado para o dia 10 de novembro, com cerimônia agendada no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. Por enquanto, ainda não está definida a pré-candidatura de Moro à presidência nas eleições de 2022. De acordo com o senador Jorge Kajuru (Podemos-SP), o partido está unido pela candidatura do ex-juiz, com baixas chances de que ele concorra a outro cargo nas eleições. Kajuru também confirmou que o senador Álvaro Dias (Podemos-PR), líder da legenda na Casa, abriu mão da disputa ao Planalto. “O Álvaro preferiu cumprir a promessa que fez ao Moro e fez o papel dele, que é raro na política, de abrir mão da própria candidatura, para cumprir sua palavra”, destacou o senador. Por outro lado, segundo Kajuru, a candidatura de Moro depende dos resultados das pesquisas de intenção de votos e, portanto, deve ser anunciada somente em março do ano que vem. “Se não tiver mais de 15% das intenções, a tragédia é anunciada. Então vamos esperar até 31 de março para definir”, observou. Segundo informações divulgadas pelo portal Metrópoles, além da cerimônia em Brasília, a sigla pretende fazer, também em novembro, outros dois eventos de celebração da filiação de Moro: um em São Paulo e outro em Curitiba (PR), cidade onde o ex-juiz tem familiares e residência. Ele mora atualmente nos Estados Unidos e deve desembarcar no Brasil em 1º de novembro.
Miguel Coelho cumpre agenda em Bezerros, São Bento e Lajedo
O terceiro dia de agendas do prefeito Miguel Coelho no giro por Pernambuco será concentrado no Agreste. O gestor petrolinense visitará, neste sábado, as cidades de São Bento do Una, Bezerros e Lajedo. Os compromissos tem como proposta principal estimular o debate sobre as realidades e dificuldades da região do Agreste. Pela manhã, Miguel terá um encontro com o prefeito de São Bento do Una, Alexandre Batité. Na mesma cidade o prefeito de Petrolina também conversará com empresários dos segmentos avícola e da produção de leite. Em seguida, a agenda será em Lajedo para uma reunião com o prefeito Erivaldo Chagas e lideranças da localidade. À tarde, Miguel cumprirá agendas em Bezerros. Primeiro um encontro com a prefeita Lucielle Laurentino. À noite, a agenda encerra com um debate com lideranças e representantes sociais de Bezerros.
Ex-ministro Esteves Colnago assumirá Secretaria de Tesouro e Orçamento
O ex-ministro do Planejamento Esteves Colnago assumirá o comando da Secretaria Especial de Tesouro e Orçamento da pasta. A nomeação foi confirmada há pouco pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, em declaração conjunta ao lado do presidente Jair Bolsonaro. Colnago substituirá Bruno Funchal, que pediu exoneração ontem (21) alegando motivos pessoais. O ministério recorreu a soluções internas para reorganizar a equipe econômica. Assessor especial de Relações Institucionais do Ministério da Economia, Colnago foi ministro do Planejamento entre abril e dezembro de 2018, no final do governo Michel Temer. De maio de 2016 a abril de 2018, foi secretário-executivo do Planejamento, durante a gestão do ex-ministro Dyogo Oliveira.
Izaías Régis se filia ao PSDB para disputar uma cadeira na Alepe em 2022
O ex-prefeito de Garanhuns Isaías Regis vai trocar o PTB pelo PSDB para disputar uma cadeira na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). Sua filiação está marcada para ocorrer na próxima sexta-feira, 29. A chegada de Regis reforça o quadro político do PSDB e contribui na formação das chapas proporcionais, principalmente nas eleições do ano que vem que pode ter a prefeita Raquel Lyra como candidata ao Governo do Estado. Atualmente, a legenda ocupa apenas uma cadeira na Alepe pela deputada Alessandra Vieira e nenhum na Câmara Municipal do Recife. Isaías Regis ainda reforçou que a dirigente estadual está se movimentando internamente para viabilizar sua candidatura ao Palácio. “Ela tem se movimentado muito e está bem. Saiu hoje uma pesquisa em Garanhuns e ela está com 53% e o segundo colocado, 25%, destacou.
Em Pernambuco, Bolsonaro anuncia auxílio diesel para caminhoneiros
O presidente Jair Bolsonaro anunciou, na quinta-feira, 21 de outubro, que seu governo irá dar um auxílio aos caminhoneiros autônomos. De acordo com ele, cerca de 750 mil profissionais serão beneficiados no país. O anúncio foi feito por Bolsonaro durante um evento em Pernambuco. “Vamos atender aos caminhoneiros autônomos. Os números [valores e impactos no orçamento] serão apresentados nos próximos dias. Em torno de 750 mil caminhoneiros receberão uma ajuda para compensar o aumento do diesel”, ressaltou. Bolsonaro também explicou o motivo da criação do auxílio:“Faremos isso porque é através deles que as mercadorias, os alimentos, chegam aos quatro cantos do país. São momentos difíceis, mas não deixaremos ninguém para trás”, destacou. Após reunião no Rio de Janeiro, grupos de caminhoneiros prometeram uma nova paralisação a partir de 1º de novembro caso o presidente Jair Bolsonaro não atenda as demandas da categoria. No encontro, associações de motoristas decidiram declarar “estado de greve” de 15 dias. Os motoristas exigem, entre outras coisas, cumprimento do frete mínimo e nova política de preços para os combustíveis. Em vídeo que circula em grupos da categoria, o deputado Nereu Crispim, presidente da Frente Parlamentar do Caminhoneiro Autônomo e Celetista, afirmou: “Nós, caminhoneiros autônomos do Brasil, estamos em estado de greve. Significa dizer ao governo Bolsonaro que o prazo de três anos que ele teve para desenvolver, desencadear, melhorar a vida do transportador autônomo não foi cumprido.”
Paulo Guedes pede demissão, mas Bolsonaro tenta manter ministro da Economia
O ministro da Economia, Paulo Guedes, pediu demissão do cargo ao presidente Jair Bolsonaro. O pedido foi confirmado foi confirmado por quatro interlocutores ouvidos pelo Blog do Vicente, do Correio Braziliense. Guedes falou tons acima do normal e disse que não aceitaria as manobras feitas pelo governo para furar o teto de gastos a fim de bancar o Auxílio Brasil de R$ 400. Segundo o blog, o pedido foi feito logo depois do ministro ser comunicado por quatro auxiliares de que não ficariam no governo diante da farra fiscal para tentar reeleger Bolsonaro. Deixaram o Ministério o secretário especial do Tesouro e Orçamento, Bruno Funchal, o secretário do Tesouro Nacional, Jeferson Bittencourt, a secretária especial adjunta do Tesouro e Orçamento, Gildenora Dantas, e o secretário-adjunto do Tesouro Nacional, Rafael Araujo. Não está descartada que a demissão de Guedes seja formalizada nesta sexta-feira (22) ou ao longo da próxima semana. O ministro diz que chegou ao limite, pois as mudanças propostas pelo governo para o teto de gastos são inaceitáveis. No Ministério da Economia, pouca gente acredita que um nome de peso aceite assumir o comando da política econômica com Bolsonaro enlouquecido com a reeleição. Guedes, inclusive, está com dificuldades para preencher os quatro postos abertos em sua equipe.
Bolsonaro busca medidas populistas para conseguir reeleição
Com a popularidade em queda, a grave crise econômica e o desgaste provocado pela CPI da Covid, o presidente Jair Bolsonaro partiu de vez para a campanha eleitoral antecipada e tem buscado medidas populistas para tentar um segundo mandato. O chefe do Executivo tem viajado o país ao lado de aliados, entre os quais integrantes do Centrão, líderes evangélicos e ministros, num ritmo frenético, semelhante ao de campanhas eleitorais. Nesta semana, por exemplo, está entregando obras de infraestrutura hídricas que fazem parte da Jornada das Águas, ações em cidades do semiárido. O foco é a conquista, principalmente, do eleitorado nordestino, que, em geral, ainda é fiel ao ex-presidente Lula, líder das pesquisas de intenção de voto. Bolsonaro tenta mudar essa realidade com medidas que devem sair caro à União, em um momento de grave crise nas contas públicas. Ele tem apostado no Auxílio Brasil — o substituto do Bolsa Família —, no valor de R$ 400, como principal arma para 2022. O novo programa ainda não tem fonte de custeio definido, mas a ordem do presidente é fazer o que for preciso para lançá-lo ainda neste ano. Além disso, afirmou que criará um benefício para 750 mil caminhoneiros autônomos para compensar o aumento do diesel (leia reportagem ao lado). O anúncio foi feito ontem, durante cerimônia de inauguração do Ramal do Agreste, em Sertânia (PE). No evento, ele culpou governadores pelo aumento da inflação, por causa das medidas restritivas adotadas pelos gestores no combate à pandemia. Nos eventos oficiais, Bolsonaro tem usado o palanque para inflar seus apoiadores radicais contra o PT. Em Sertânia, disse que “o país sabe o que não quer”. Apesar do tom de comício, negou que esteja fazendo campanha. “Ninguém veio aqui falar de eleições, ninguém veio falar de 2022, mas nós devemos nos preocupar”, frisou. “Cada vez mais, temos deixado para trás o vermelho, que representa o ódio, a intriga, a divisão de classes, a corrupção e o atraso.” Segundo ele, “querer a volta desse que afundou o Brasil em corrupção, em descumprimento de legislação e em desesperança, é querer o próprio fim”. Mais cedo, em São José de Piranhas (PB), Bolsonaro atacou Renan Calheiros (MDB-AL), relator da CPI da Covid. Disse que chamar o parlamentar de “vagabundo” é elogio: “Não há maracutaia lá por Brasília que não tenha o nome do Renan envolvido”, disparou. No relatório, o senador pede o indiciamento do presidente por nove delitos, incluindo crime de responsabilidade e contra a humanidade. Presente à cerimônia, o líder do governo no Senado, Fernando Bezerra (MDB-PE), ressaltou que o relatório da CPI merecerá “a lata do lixo da história política do Brasil” e ainda chamou a comissão de “inócua”. “Não teve a dignidade de escrever uma letra para reconhecer o esforço do governo federal no enfrentamento da pandemia”, frisou. No mesmo tom de campanha, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, outro que acompanhou o presidente na Paraíba, endossou as críticas a gestores estaduais. “No passado, um consórcio de governadores disse que ia trazer vacinas (ao país). Quantas vacinas eles trouxeram? Nenhuma. Todas as vacinas foram trazidas pelo governo do presidente Bolsonaro, e as vacinas só têm um dono: o povo do Brasil”, discursou.
Pacheco anuncia saída do DEM e filiação ao PSD de olho em 2022
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (MG), decidiu deixar o DEM. Ela vai se filiar ao PSD. O senador fez o comunicado pelas redes sociais nesta sexta-feira (22). Esse é o primeiro passo formal para uma possível candidatura à sucessão de Jair Bolsonaro (sem partido) em 2022. “Comunico que, nesta data, tomei a decisão de me filiar ao PSD, a convite de seu presidente, Gilberto Kassab. Agradeço aos filiados, colegas e amigos do Democratas de Minas Gerais e de todo o país o período de convivência partidária saudável e respeitosa”, escreveu. O jornal Folha de S.Paulo já havia confirmado com integrantes do PSD que a migração ocorreria na próxima semana. A cerimônia de filiação do senador mineiro deve ocorrer na próxima quarta (27), em Brasília. O convite para sair do DEM foi feito há meses por Kassab. Na sigla, o parlamentar é tratado como um dos mais fortes postulantes a furar a atual polarização eleitoral entre Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Bolsonaro. No meio político, Pacheco também já é tratado como candidato à Presidência, inclusive sendo alvo de críticas segundo as quais sua atuação no comando do Senado tem sido pautada mais por influência dessa pretensão eleitoral do que pela análise do mérito dos temas em questão. Diferentemente de Arthur Lira (PP-AL), aliado de Bolsonaro, o senador tem tomado decisões, públicas e nos bastidores, que contrariam os interesses do Palácio do Planalto. De acordo com o Datafolha, no cenário em que o nome de Pacheco é apresentado, Lula lidera com 42% das intenções de voto. Bolsonaro vem em seguida, com 24%. Depois, Ciro Gomes (PDT), com 10%, João Doria (PSDB), com 5%, José Luiz Datena (PSL), com 4%, Simone Tebet (MDB), com 2% e Aldo Rebelo (sem partido), com 1%.
Pernambuco irá às escolas para vacinar adolescentes contra Covid-19
Para ampliar a cobertura vacinal contra a Covid-19 de adolescentes de 12 a 17 anos, Pernambuco fará busca ativa em escolas públicas e privadas. Atualmente, menos de metade desse público, composto por cerca de 1 milhão de pessoas, um percentual de 44,24%, recebeu a primeira dose do imunizante segundo dados divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), nessa quinta-feira (21). A decisão foi pactuada em reunião da Comissão Intergestora Bipartite, entidade formada por gestores estaduais e municipais. No encontro, ficou decidido que a ação deve ser realizada pelos municípios, a depender do cenário de vacinção de cada uma das cidades. “Historicamente, esse contingente é um dos mais difíceis de vacinar porque [os adolescentes] não procuram os serviços de saúde de maneira espontânea”, explicou a superintendente de Imunizações do Estado, Ana Catarina de Melo. Apenas a vacina da Pfizer é aprovada para ser administrada nesse público, conforme recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Feira do Consumo Consciente começa nesta sexta-feira (22) no Shopping Costa Dourada
Em comemoração ao Dia do Consumo Consciente, celebrado em 15 de outubro, a Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, através da Secretaria Executiva de Meio Ambiente, realiza a Feira do Consumo Consciente. A exposição começa nesta sexta-feira (22) e acontece até o próximo domingo (24), nos corredores do Shopping Costa Dourada. O evento visa incentivar o consumo consciente através da compra de produtos de marcas locais que têm o viés da sustentabilidade, além de fazer com que os munícipes conheçam os empreendedores da região. Também haverá apresentações culturais. Na feira terão marcas de artesanato, cosméticos e maquiagem natural, canudos de bambu, de copos retráteis de silicone, entre outros produtos de viés sustentável. Para participar, os empreendedores se inscreveram no último mês e houve uma seleção pela Secretaria Executiva de Meio Ambiente para identificar se as empresas realmente se enquadram no perfil de consumo consciente. FEIRA DE CONSUMO CONSCIENTE Data: de 22 a 24 de outubro Horário: das 16h às 22h Local: corredor 1 e 2 do Shopping Costa Dourada