Moradores de Paudalho a partir dos 20 anos já podem se imunizar contra a covid-19

A Prefeitura do Paudalho, anuncia, nesta quinta-feira (12), a abertura da vacinação contra a covid-19 para pessoas a partir dos 20 anos de idade. O município da Zona da Mata de Pernambuco avança já soma mais de 34 mil doses dos imunizantes aplicados em seus habitantes. Os munícipes que estão incluídos nessa nova fase devem realizar o pré-cadastro disponível no site da Secretaria de Saúde. O pré-cadastramento é um passo inicial que tem o objetivo de organizar a campanha e adequar o número de doses destinadas ao público. Dessa forma, o Governo Municipal pode melhor assistir a população e garantir mais eficiência no processo. Durante o procedimento será necessário conceder algumas informações pessoais, como o número do CPF, o telefone e o endereço. Também será preciso informar a Unidade de Saúde em que o munícipe é atendido. Caso não haja cadastro em uma unidade, a Secretaria Municipal de Saúde solicita que o mesmo seja realizado junto a um agente comunitário de saúde (ACS) do bairro onde o cidadão reside.

Fagner solicita audiência pública para discutir problemas do Residencial Colorado

O vereador Fagner Fernandes (PDT), solicitou por meio de requerimento à mesa diretora da Câmara, que seja realizada uma audiência pública para discutir melhorias para o Residencial Colorado localizado no bairro Indianópolis. Segundo o parlamentar, a proposta de realizar a audiência surgiu após inúmeras reclamações dos moradores do residencial que enfrentam dificuldades com a falta de segurança no local. “Não existe posto policial na localidade e não são realizadas rondas da polícia. As ruas estão sem manutenção, esburacadas, dificultando o direito de ir e vir dos moradores com tranquilidade. Solicitamos essa audiência para encontrar soluções para os problemas desta comunidade e garantir mais segurança para quem vive no residencial”, explicou Fagner.

Deputado cria projeto que exige sistema vacinal completo para desembarque em Pernambuco

O deputado Romero Albuquerque (PP), apresentou, nesta quinta-feira (12), um projeto de lei determina que o desembarque de passageiros só será autorizado em Pernambuco mediante apresentação de comprovante de vacinação completa contra o Covid-19 ou de teste negativo para detecção do vírus. O texto aguarda publicação no Diário Oficial do legislativo estadual. O texto sinaliza que o teste negativo só será admitido se realizado em até 72 horas antes do embarque e enfatiza que será necessário o comprovante de vacinação com a aplicação das “devidas doses, a depender das especificações do imunizante utilizado”, prevendo casos em que uma terceira dose seja necessária. Segundo o autor, o pedido tem o objetivo de impedir a propagação de variantes do coronavírus pelo fluxo de viajantes. O parlamentar diz que “não se trata de restringir a chegada de pessoas, mas de tomar precaução a fim de proteger a vida de todos os pernambucanos. É preciso lembrar que, mesmo com a vacinação, a crise sanitária exige a manutenção de medidas de segurança”. Romero afirmou que pedirá o apoio dos demais deputados para que o projeto de lei tramite em regime de urgência na Assembleia Legislativa. Se aprovada, a lei terá prazo de validade: assim que a Organização Mundial de Saúde declarar o fim da emergência sanitária do Covid-19, a exigência será suspensa.

Projeto de Clarissa Tércio quer tornar obrigatório exame toxicológico para professores da rede pública de Pernambuco

Um projeto de Lei que está em tramitação na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) sugere que professores da rede pública de ensino realizem, de forma obrigatória, exame toxicológico de uso de drogas ilícitas. De acordo com o projeto de autoria da deputada estadual Clarissa Tércio (PSC-PE) os docentes devem se submeter ao exame anualmente e anterior à admissão do profissional. O documento especifica que, em caso de detecção do uso de drogas ilícitas, o professor ficará sujeito a penalidades disciplinares e será encaminhado para tratamento. Segundo o  Sintepe, o projeto, traz a tona preconceitos, violência e mentiras sobre a classe dos profissionais da educação. “Ao invés de incentivar um debate sério e conectado com o que de mais recente vem sendo falado nos estudos das áreas sociais e de saúde, a deputada parte de concepções preconceituosas sobre os profissionais do magistério”, informou em nota. Na avaliação do Sintepe, a deputada se move por interesses eleitorais. “O ano de 2022 se aproxima e a busca por polêmica e votos fez a deputada de extrema-direita novamente atacar professores e professoras, além de toda a comunidade escolar de Pernambuco”. “Em mais um projeto de lei preconceituoso, privatista, desnecessário e desproporcional, com objetivo de promoção pessoal, a deputada promove desinformação e fere a dignidade dos professores e professoras e suas famílias”.”  

Câmara discute reforma eleitoral e mudanças trabalhistas nesta quinta

Nesta quinta-feira (12), a Câmara dos Deputados deve retomar a votação da PEC da Reforma Eleitoral. O texto-base da reforma  foi aprovado na quarta-feira (11), por 339 votos a 123. Agora os deputados precisam votar os destaques apresentados pelos partidos para tentar alterar pontos da proposta. Em substituição ao segundo turno, o texto aprovado prevê um sistema de votos em cinco candidatos e o reposicionamento de votos caso o mais votado não obtenha a maioria absoluta. Além da reforma eleitoral, o Plenário voltou a discutir  sobre a Medida Provisória que renova o programa de redução ou suspensão de salários e jornada de trabalho com o pagamento de um benefício emergencial aos trabalhadores. O parecer do relator, deputado Christino Aureo (PP-RJ), inclui vários outros temas no texto, como programas de primeiro emprego e de qualificação profissional, mudanças na Consolidação das Leis do Trabalho e definição de quem pode contar com gratuidade no acesso à Justiça.

No Dia da Juventude, Prefeitura do Recife fortalece políticas públicas para jovens

O prefeito do Recife João Campos (PSB) assinou, nesta quinta-feira (12), o Memorando de Entendimentos de Parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) para viabilizar o projeto “Pautando direitos: a condição juvenil e os impactos na saúde pós COVID-19”.  O projeto, visa a implementação de ações nas áreas de pesquisa e formação para o fortalecer o trabalho da saúde integral da população jovem no Sistema de Saúde do Recife. Na oportunidade, o gestor também assinou a adesão à plataforma digital Um Milhão de Oportunidades (1mio.com.br), uma parceria com o UNICEF, na Prefeitura. A adesão à plataforma digital, tem o objetivo de auxiliar adolescentes e jovens a acessar oportunidades de educação de qualidade, conectividade, formação de competências digitais e participação cidadã, capacitação profissional e acesso ao mundo do trabalho nas categorias de aprendiz, estágio e emprego para adolescentes e jovens (14 a 24 anos) em situação de vulnerabilidade. “A gente tem um compromisso muito grande, enquanto prefeito jovem, com a juventude. Os impactos socio-emocionais, na aprendizagem e na educação, que a pandemia vai legar no mundo e no País são muito grandes e a gente precisa trabalhar isso. Quando a gente firma uma parceria com a Fiocruz para trabalhar a saúde do jovem e trata da empregabilidade e da qualificação com a UNICEF, isso mostra que a gente consegue unir esforços para abordar a pauta da juventude que é uma pauta transversal. O grande gargalo hoje da juventude é a falta de oportunidade, a gente precisa qualificar para garantir a empregabilidade”, comentou João Campos. As assinaturas foram feitas durante uma reunião remota com representantes das instituições. Até o final do mês de agosto, a Secretaria Executiva de Juventude do Recife (Sejuv) vai informar os munícipes sobre outras articulações e oportunidades importantes para a juventude do Recife. A oficial de desenvolvimento e participação cidadã de adolescentes e  Jovens do UNICEF, Luiza Leitão, lembrou de como as parcerias são importantes para se gerar parcerias em benefício da juventude: “a UNICEF está renovando a agenda dos centros urbanos e, dentro dela, a gente tem um milhão de oportunidades. Uma parceria entre as agências das Nações Unidas, a OIT, as secretarias de governo, gestões governamentais, empresas e sociedade civil. São mais de 100 parceiros e que têm o objetivo de dar oportunidades a um milhão de adolescentes e jovens, de 14 a 24 anos, no mercado legal. Estamos integrados. E Recife é a primeira capital a assinar. Pernambuco foi o primeiro estado, e Recife é a primeira capital”, disse.

Jaboatão reduz para 22 anos a faixa etária para vacinação contra a Covid-19

O prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira, anunciou, nesta quinta-feira (12), a abertura do cadastramento para vacinação de pessoas com idade a partir de 22 anos contra a Covid-19 no município. A aplicação das doses para esse novo grupo vai ser iniciada nesta sexta-feira (13), em todos os 10 pontos de drive-thru, com faixa rápida para pedestres, disponibilizados pela prefeitura. O cadastramento deve ser feito pelo aplicativo De Olho na Consulta ou pelo site deolhonaconsulta.jaboatao.pe.gov.br. Pra receber o imunizante, o usuário precisa apresentar, no ato da vacinação, documento oficial com foto e comprovante de residência. “É uma alegria muito grande a cada vez que nossa gestão vem a público informar mais uma redução na faixa etária da vacinação contra o novo coronavírus. A vacinação é uma forma segura e eficaz de prevenir doenças e salvar vidas, por isso a gente reforça a importância das pessoas se imunizarem. Sigamos juntos nessa luta para que amanhã possamos estar mais próximos”, reforçou o prefeito Anderson Ferreira. Funcionam como pontos para aplicação das doses, no formato drive-thru, com faixa rápida para pedestres: a Casa da Cultura, em Jaboatão Centro; a Praça Murilo Braga, em Cavaleiro; as escolas municipais Iraci Rodovalho, no Curado, e Benjamin Constant, no Socorro; o Centro Cultural Miguel Arraes, em Prazeres; a Faculdade Metropolitana, o Shopping Guararapes, o Sesc e a UniFG, no bairro de Piedade; e o Atacadão, em Prazeres. O atendimento ao público é feito de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h.

Projeto de cobrança de pedágio em estradas de Pernambuco segue para votação na ALEPE

A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), recebeu, nesta quinta-feira (12),  o projeto de lei do governador Paulo Câmara que propõe cobranças de pedágio nas estradas estaduais de Pernambuco. O PL assinado na terça-feira (10), pelo governador deverá ser analisado por comissões e levado ao plenário da Casa. Segundo o projeto de lei, as rodovias estaduais que vierem a ser outorgadas ao setor privado, devem “ter início de cobrança de tarifas somente com condições adequadas de funcionamento por meio de serviços previstos nos trabalhos iniciais dos contratos, inclusive, acostamento, sinalização horizontal e vertical e pavimento, devendo, para tanto, ser realizados os devidos estudos e elaborados editais e contratos devidamente aprovados pelo órgão técnico competente”.

Cabo de Santo Agostinho é considerado o segundo município do Estado com o melhor aproveitamento das doses de vacina contra a covid-19

O Cabo de Santo Agostinho é o segundo município do Estado com o melhor aproveitamento das doses de vacina contra a covid-19 recebidas. Segundo o índice de eficiência de vacinação, acompanhado pela Organização Panamericana da Saúde (Opas), o Cabo tem um índice de 94,9% de aproveitamento do material recebido, um pouco atrás de Caruaru, com um indicador de 96,5%. Em terceiro lugar, vem o índice de Garanhuns, com 85,6%, seguido de Petrolina (77,5%) e Recife (72,4%).  Esse indicador mede a eficiência da campanha de imunização de uma determinada cidade. A superintendente de Imunizações da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), Ana Catarina de Melo, em visita ao município, avaliou positivamente o centro de armazenamento de vacinas do Cabo e conheceu a estrutura montada pelo município para atender à população, em pontos estratégicos de vacinação, inclusive o drive-thru da Praça Nove de Julho. “O Cabo  está muito bem organizado em seus centros de vacinação”, resumiu a responsável pela vacinação em Pernambuco. “É importante que a gente mantenha essas estruturas ao longo do tempo para que a população consiga, cada vez mais, ser vacinada. O cabo está de parabéns por toda a organização e toda a infraestrutura que está montando para a vacinação contra a covid-19”, salientou Ana Catarina.

Deputado Rogério Leão entrega emenda de 200 mil reais para hospital municipal de Orocó

O deputado estadual Rogério Leão entregou uma emenda parlamentar no valor de 200 mil reais para o Hospital Municipal Eulina de Novaes Bione, no município de Orocó. Durante seu mandato, o deputado abraça e prioriza a pasta da saúde, destinando emendas, apresentando projetos de lei, indicações no Plenário e atendendo pleitos dos municípios pernambucanos. “Nosso trabalho é pautado pela melhoria da qualidade de vida de todas as pernambucanas e pernambucanos. A pasta da saúde tem sido prioridade em nosso atual mandato, tendo em vista a situação estadual, nacional e mundial assolada pela pandemia”, lembrou Rogério Leão. O montante de R$ 200 mil será utilizado pelo município para aquisição de equipamentos hospitalares que vão melhorar as condições de atendimento e pronto socorro. Esta emenda atende o pleito do prefeito George Gueber e beneficia todos os orocoenses, tanto da zona rural como da zona urbana.

plugins premium WordPress