Vereador do Recife propõe inclusão de tênis no kit escolar
O vereador Hélio Guabiraba (PSB), propôs, à Câmara do Recife o projeto de lei que trata da inclusão de tênis no conjunto escolar distribuído aos estudantes pela Prefeitura. O kit, recebido pelos alunos da rede pública municipal anualmente, compõe materiais como: caderno, lápis e borracha. De acordo com Hélio , a proposta tem como objetivo oferecer maior segurança e condições de equidade no ambiente escolar. “É comum nas escolas que alunos torçam o tornozelo por conta de um sapato inadequado ou mesmo escorreguem os pés suados em calçados plásticos não muito firmes”. A oferta de calçados serviria, também, para minimizar disparidades nas escolas da rede pública. “Esta medida irá promover condições de igualdade social, assim evitando situações de diferenciação de status econômico e situações que possam causar constrangimentos, desse modo, incentivando a integração de todos os alunos”. O projeto de lei nº 249/2021 tramita na Casa de José Mariano desde 5 de julho deste ano. Após o recesso parlamentar, a matéria será analisada pelas Comissões de Legislação e Justiça e de Educação, Cultura, Turismo e Esportes.
Câmara do Recife retoma atividades parlamentares na próxima segunda (2)
Após recesso legislativo de Julho, a Câmara Municipal do Recife vai retomar, nesta segunda-feira (2), as atividades parlamentares. As sessões, reuniões das comissões e encontros seguem sendo realizadas de forma remota devido a pandemia da covid-19. A prática vem sendo adotada desde março de 2020. O presidente da Casa, vereador Romerinho Jatobá (PSB), considera que o segundo semestre deste ano reafirmará o importante papel do Poder Legislativo neste momento de pandemia, mantendo o mesmo ritmo intenso de trabalhos que caracterizou os primeiros seis meses da atual Legislatura. Romerinho Jatobá lembrou que neste início de ano a Câmara do Recife teve um desempenho histórico. Além das reuniões de Comissões, audiências e outras reuniões públicas, os vereadores elaboraram e apresentaram 255 projetos de lei; 26 projetos de resolução; 16 projetos de decreto legislativo; 6.643 requerimentos, dentre outras proposições. Também analisaram e votaram no plenário virtual 15 projetos de lei do Executivo e foi realizada a reunião Ordinária mais longa da história do Poder Legislativo Municipal, com a duração de 10 horas ininterruptas, de forma virtual.“Agora temos a expectativa de retomar com as reuniões presenciais. Estamos há mais de um ano realizando esses trabalhos de forma on-line, mas acredito que, com o controle da pandemia, será possível retornar ao plenário em breve”, afirmou o presidente da Casa. Ele ressaltou que caberá à Comissão Executiva, planejar e conduzir o processo presencial de forma segura para servidores, parlamentares e público visitante. “Será uma retomada marcante, respeitando todos os regulamentos de segurança, mas trazendo de volta o Legislativo ao seu lugar de origem, que é o plenário da Casa de José Mariano”, destacou Romerinho Jatobá. Desde março do ano passado, a Câmara Municipal segue os protocolos de segurança impostos para a convivência com a covid-19, evitando aglomeração, dispondo de álcool em gel e determinando o uso de máscara em suas dependências.
Tadeu Calheiros pede prioridade nos testes de covid-19 para alunos e professores do Recife
O vereador e vice-presidente da Comissão de Saúde da Câmara do Recife, Tadeu Calheiros (Podemos), solicitou ao prefeito João Campos (PSB), prioridade para estudantes e profissionais de educação da rede municipal de ensino na testagem contra a Covid-19. De acordo com o pedido do parlamentar, os resultados de casos sintomáticos devem ser entregues em até 24h após o exame. “Essa medida é fundamental para que a gente possa assegurar a continuidade das atividades de toda comunidade escolar. Sabemos que a pandemia trouxe uma defasagem imensurável a todos esses estudantes, uma vez que o Brasil ficou com os colégios fechados muito mais tempo que a média de todo o mundo. Por isso mesmo, precisamos desta agilidade: caso algum aluno ou funcionário apresente qualquer tipo de sintoma, devemos testar imediatamente e providenciar um resultado em um curto espaço de tempo. Isso vai assegurar, diante de um resultado negativo, a sequência das atividades normalmente. Em situações que o diagnóstico positivo seja confirmado, podemos garantir o intervalo necessário para tratamento e a proteção dos demais. Esse conjunto todo vai gerar uma redução do absenteísmo – evitando novos prejuízos na aprendizagem desses jovens”, detalha Calheiros. Vale destacar que as aulas presenciais da rede municipal estão voltando com grupos escalonados desde o dia 22 de julho, em sistema de rodízio de turmas. Ao todo, o Recife conta com 320 escolas, que reúnem mais de 92 mil alunos. Com o final do recesso parlamentar da Câmara do Recife se aproximando, a expectativa é que o requerimento seja posto em votação já nas primeiras sessões ordinárias de agosto.
Turismo: o quarentão requalificado
@prof.sandroprado Entre os municípios de Recife e Olinda está localizado o Centro de Convenções de Pernambuco (Cecon-Pe). A obra teve sua gênese a partir de um concurso público nacional de arquitetura, realizado em 1977, pelo Governo do Estado. Foram realizados acréscimos e adaptações durante os 40 anos de operação do Cecon. Apesar de nem sempre preservar seus aspectos arquitetônicos originais, buscou adaptar os seus espaços às novas demandas e às novas realidades oriundas da diversidade de eventos em Pernambuco. Nesta semana o Governo do Estado de Pernambuco autorizou uma nova intervenção, a requalificação do pavilhão de feiras e eventos. Esta notícia trouxe alento e esperança ao trade turístico pernambucano que sofreu inúmeras perdas desde o início dos efeitos econômicos negativos das restrições aos eventos (aglomerações), impostas pela pandemia de Covid-19. A composição do Produto Interno Bruto (PIB) de Pernambuco é extremamente dependente do setor de Serviços. Por anos até se imaginou ser o turismo a ‘’tábua de salvação” para o crescimento pernambucano. Mais de 75% de toda riqueza produzida no Estado é oriunda do setor de serviços, tendo o turismo destaque permanente como grande propulsor de desenvolvimento econômico sustentável. O setor de eventos tem uma importância vital para o turismo pernambucano por ser, sobretudo, um fomentador de demanda turística em períodos de baixa temporada. Cabe ressaltar que o turismo impacta em 52 segmentos da cadeia produtiva. O Fenômeno do turismo desencadeia giros nas atividades econômicas, o famoso efeito multiplicador, irradiando seus benefícios econômicos para toda a cadeia produtiva do turismo. Pernambuco por muitos anos teve os investimentos turísticos direcionados para o Litoral Norte, depois as ondas de investimentos se direcionaram para o Litoral Sul, hoje, os investimentos se irradiaram para várias regiões do estado através da interiorização da atividade.Pernambuco não figura mais no cenário nacional apenas como um player de destaque no receptivo turístico de Sol e Mar ou pelo Carnaval. Os elementos históricos, arquitetônicos, paisagísticos, dentre outros começaram a ser trabalhados. O Turismo de Eventos merece destaque e o “quarentão” Centro de Convenções de Pernambuco, indubitavelmente, foi um dos mais importantes investimentos na infraestrutura turística pernambucana de todos os tempos. Sandro Prado é economista e consultor.
Comissão deve se reunir na próxima quinta para votar PEC do Voto Impresso
Na próxima quinta-feira (5), a Comissão Especial do Voto Impresso deve se reunir, às 14h, para votar o parecer do relator, deputado Filipe Barros (PSL-PR). A informação foi divulgada pelo site da Agência Câmara de Notícias. O texto da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 135/19, apresentado no final de junho, estabelece que haja a adoção de um tipo de urna eletrônica que permita a impressão do registro do voto. Esse registro será uma espécie de cédula em papel, a ser depositada em recipiente indevassável, assegurada a conferência pelo eleitor, mas sem qualquer contato manual. De acordo com o texto do relator, a apuração se dará após a votação e ainda nas seções eleitorais, por meio de equipamento automatizado para contagem dos registros dos votos, aptos à verificação visual. Para garantir o sigilo do voto, será proibido o uso de qualquer elemento de identificação do eleitor na cédula impressa. Até o momento, foram apresentados quatro votos em separado. Dois, dos deputados Pompeo de Mattos (PDT-RS) e Paulo Ganime (Novo-RJ), que apoiam algumas alterações na PEC e dois, dos deputados Arlindo Chinaglia (PT-SP) e Fernanda Melchionna (PSol-RS), que são contrários a mudanças nas regras atuais. A PEC foi apresentada originalmente pela deputada Bia Kicis (PSL-DF). O texto original determina que, em processos de votação e apuração das eleições, independentemente do meio empregado para o registro do voto, será “obrigatória a expedição de cédulas físicas conferíveis pelo eleitor”.
André Ferreira visita instalações do novo hospital de Vertentes com Prefeito Romero Leal
Atendendo ao convite do prefeito da cidade das Vertentes, Romero Leal, o deputado federal André Ferreira foi conhecer as obras do Hospital Municipal Evaristo Ferreira Filho, que estão em fase de conclusão. A unidade somará à urgência e emergência do já existente Hospital Municipal, criando um Pólo de Saúde na cidade. André Ferreira afirmou ter ficado impressionado com o tamanho e a qualidade da estrutura e destacou o emprenho do prefeito Romero Leal em promover uma verdadeira transformação na saúde do município. “A grandiosidade desta obra comprova porque Romero Leal é apontado como um dos principais prefeitos dessa região. Esse hospital, pela estrutura e pelo que oferece, pode beneficiar não só Vertentes, mas também as cidades vizinhas”, disse o deputado federal, que desde o início do seu mandato já destinou mais de R$ 3 milhões em emendas para o município. O Hospital Municipal Evaristo Ferreira Filho fica localizado na Avenida Sérgio Guerra e contará com mais de 50 leitos de internação, bloco cirúrgico com três salas e maternidade. Só na parte ambulatorial a unidade tem capacidade de realizar mais de 300 atendimentos por semana. “Nós temos cuidado do sistema de saúde do município com muita responsabilidade, avançando cada vez mais neste segmento. E tudo isso ficará mais completo agora, com o novo Hospital Municipal”, afirmou Romero, acrescentando que foram investidos mais de R$ 5 milhões para a construção do prédio.
Paulo Câmara recebe governadores do Nordeste e embaixadora da França para reafirmar compromissos
O governador Paulo Câmara recebeu, nesta quinta-feira (29), no Palácio do Campo das Princesas, os governadores do Nordeste e a embaixadora da França no Brasil, Brigitte Collet, para reafirmar os compromissos com o governo francês pactuados em 2019, durante missão oficial do Consórcio Nordeste a Paris. Nos últimos dois anos, a região recebeu investimentos de diversas empresas francesas, além de assistência técnica em ações de sustentabilidade e preservação ambiental. Durante quase quatro horas, eles debateram temas como energia, meio ambiente, água e saneamento, gestão de resíduos, agricultura familiar e turismo sustentável. Foi apresentada uma declaração conjunta das iniciativas já desenvolvidas e dos primeiros eixos de cooperação a serem privilegiados nas próximas parcerias. De acordo com o governador de Pernambuco, o Nordeste tem um grande potencial de turismo e o governo francês também se mostrou interessado em ampliar as parcerias nesse setor. “Hoje foi reafirmado pela embaixadora um conjunto de ações, de avanços em relação a isso. Já na área de energia renovável, temos mais de R$ 7 bilhões de investimentos acontecendo no Nordeste. Então, é uma agenda de planejamento do futuro”, pontuou. A embaixadora da França no Brasil, Brigitte Collet, destacou iniciativas que impactam a vida dos nordestinos, no sentido de melhorar a qualidade de vida da população. “A Agência Francesa de Desenvolvimento lançou e continua lançando vários projetos, particularmente nos setores de água e de saneamento. No âmbito da nossa cooperação científica, a Rede Franco-Brasileira está trabalhando pelo Desenvolvimento Sustentável no Semiárido do Nordeste, em questões relativas à gestão de recursos hídricos e às mudanças climáticas. Daqui pra frente, vamos seguir de maneira determinada o que foi pactuado”, disse. Após o encontro, todos os envolvidos mostraram interesse em organizar, no segundo semestre de 2021, um evento sobre os temas prioritários. Dessa vez, também contando com a participação de empresas francesas e de atores econômicos brasileiros dos Estados do Nordeste, com o objetivo de acelerar as ações e facilitar as parcerias. Também participaram do evento no Palácio do Campo das Princesas a vice-governadora Luciana Santos; os governadores Rui Costa (Bahia), João Azevêdo (Paraíba), Fátima Bezerra (Rio Grande do Norte) e Renan Filho (Alagoas); a vice-governadora de Sergipe, Eliane Aquino; o prefeito do Recife, João Campos; o cônsul geral da França no Recife, Hugues Fantou; o diretor regional da Agência Francesa de Desenvolvimento no Brasil e no Cone Sul, Phillippe Orliange; o chefe do Serviço Econômico Regional da Embaixada da França, Sébastien Andrieux; e Maguelone Orliange, adida de Cooperação Educativa da Embaixada da França.
Grávidas e puérperas que tomaram a primeira dose da Astrazeneca podem completar a imunização com Pfizer
A partir desta sexta-feira (30), as grávidas e puérperas (mulheres que tiveram bebê há, no máximo, 45 dias) que tomaram a primeira dose da vacina contra a covid-19 da Astrazeneca, no Recife, poderão completar o esquema com a dose da Pfizer. A Prefeitura do Recife acatou a decisão aprovada pela Comissão Intergestores Bipartite Estadual de Pernambuco (CIB/PE), depois de uma recomendação do Ministério de Saúde (MS). “As grávidas e puérperas que tomaram a vacina da Astrazeneca no Recife poderão completar o esquema com a dose da Pfizer, com intervalo de 90 dias. Há 50 mulheres nesse grupo no Recife, que se vacinaram em outro grupo prioritário ou antes de saber que estavam grávidas”, disse o prefeito João Campos. A combinação das duas vacinas, Astrazeneca e Pfizer, foi recomendada pelo Ministério da Saúde após estudos, aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), comprovarem que a resposta imunológica contra a covid-19 não é comprometida pela intercambialidade dos imunizantes. No dia da vacinação, que deve ser agendado através do site ou aplicativo Conecta Recife, será necessário apresentar os documentos que comprovem a sua gestação ou puerpério. Para comprovar a condição de gestante, deve ser apresentado, preferencialmente, um laudo médico ou cópia do cartão da gestante; podendo ser também exame laboratorial ou de imagem. Todos devem estar assinados e carimbados por profissional competente. Já para as puérperas, serão aceitos declaração/certidão de nascimento da criança ou resumo de alta da maternidade.