Governo de Pernambuco reunirá prefeitos para avaliar situação da Covid-19 no Agreste 

Durante coletiva de imprensa online, nesta quinta-feira (13.05), o secretário estadual de Saúde, André Longo, anunciou que o Governo do Estado vai reunir os prefeitos do Agreste, nesta sexta (14.05), para analisar os dados da região e discutir medidas para conter o avanço da pandemia da Covid-19. A iniciativa se deve à situação epidemiológica da II Macrorregião de Saúde, que engloba a IV e V Geres, com sedes em Caruaru e Garanhuns, respectivamente. O Agreste teve impacto significativo no aumento das solicitações por vagas de UTI na rede pública de saúde na semana passada. Na região, foi registrado um aumento de 9,3% em uma semana e de 44,5% em 15 dias, enquanto o crescimento na média do Estado foi de 6,1% e de 13,8%, nos mesmos períodos. “A rede de saúde da IV e da V Geres já está pressionada e, diante de um comportamento destoante por duas semanas seguidas, estamos analisando a necessidade de ações específicas na região”, salientou André Longo. NOVOS LEITOS – Além dos 34 leitos para os pacientes com a Covid-19, sendo 10 de terapia intensiva, que serão abertos na UPAE de Goiana, na Mata Norte, vistoriados na manhã desta quinta-feira pelo governador Paulo Câmara, o secretário anunciou a abertura de novos 10 leitos de UTI pediátrica e neonatal no Imip, no Recife, também nesta sexta (14.05). André Longo adiantou que viajará na próxima segunda-feira (17.05) ao Sertão do Araripe para visitar a UTI pediátrica do Hospital e Maternidade Santa Maria, no município de Araripina, que vai disponibilizar 10 novos leitos ao longo da próxima semana. O secretário também vai inaugurar o serviço de hemodiálise da UTI do Hospital Regional de Ouricuri, que vai qualificar a assistência na região. “Esse grande esforço e investimento do Governo de Pernambuco na expansão de vagas de UTI está garantindo que pacientes com quadros menos graves tenham acesso ao cuidado intensivo de forma antecipada, tendo maiores chances de sobreviver à doença. Isso também tem impacto na taxa de mortalidade por Covid-19 do Estado, que é a segunda menor do País, segundo a Organização Pan-Americana de Saúde”, disse André Longo. De acordo com levantamento publicado pelo jornal Folha de S. Paulo nesta quinta-feira, Pernambuco é o sexto Estado com maior número absoluto de leitos de UTI exclusivos para Covid-19 do Brasil. Com cerca de 1,7 mil vagas de terapia intensiva, o Estado tem a maior oferta do Norte e Nordeste, com 17,7 leitos de UTI para Covid-19 por cada 100 mil habitantes.

Martelo batido: Keko do Armazém vai apoiar Clovis Paiva para estadual

Por Beatriz Lima – Repórter do Blog Uma das dúvidas mais presente na política do Cabo de Santo Agostinho, Região Metropolitana do Recife (RMR), é sobre quem serão os candidatos do prefeito Keko do Armazém (PL), nas eleições de 2022. Com uma base extensa, composta por diversas agremiações e os grupos políticos de três ex-prefeitos, o prefeito tem uma missão quase impossível, juntar todos em torno de uma candidatura. No entanto, na última quarta-feira (12/05), o prefeito bateu o martelo e, em encontro para discutir a retomada da Usina Bom Jesus, que, no mês passado anunciou o encerramento de suas atividades, ratificou o apoio à reeleição de Clovis Paiva (PP) a deputado estadual. “Quando eu ia almoçar chegou um representante perguntando se interessaria uma emenda parlamentar para que a gente pudesse apoiar um deputado estadual, e eu disse que deputado estadual eu já tenho. Meu deputado estadual é Clóvis Paiva, pelo comprometimento com a cidade e principalmente, com o homem do campo”, revelou o gestor Cabense, sepultando de vez os rumores de lançamento da candidatura da esposa Wilma Alves. Keko não poupou elogios ao deputado, que foi um dos grandes incentivadores na campanha para prefeito do Cabo. “Eu quero dizer que somo aos seus esforços e aos de todos os que estão presentes, para fazer com que a usina Bom Jesus volte a moer e não seja paralisada uma história de mais de 30 anos, de lutas e grandes conquistas. Eu como poder público, como prefeito do Cabo, estarei de mãos dadas com vocês para que a gente possa fazer esse sonho virar uma grande realidade”, afirmou o prefeito. USINA BOM JESUS – O deputado estadual Clovis Paiva garantiu que a Usina Bom Jesus será retomada. “Nós já tivemos uma reunião, chegamos à conclusão de que todos nós precisamos que essa usina volte a moer. Nós vamos fazer um esforço e vou arrendar a usina ao meu pai e colocarei para moer novamente e atender à demanda da cana dos fornecedores. São mais de 1.500 fornecedores de cana que dependem da usina, sem falar nos funcionários que trabalham diretamente na indústria”, garantiu o deputado, acrescentando que não poderia cruzar os braços.  

Mais de 120 equipamentos de acessibilidade estão sendo entregues a pacientes do Cabo

Pacientes da rede pública de saúde do Cabo de Santo Agostinho estão sendo contemplados com mutirão de cadeiras de rodas e Equipamentos de acessibilidade. Mais de 120 equipamentos começaram a ser entregues a beneficiários que aguardavam na fila de espera desde 2019. Serão atendidos neste mutirão os pacientes que já estavam inscritos no Programa Humaniza SUS com indicação para uso de um dos dispositivos a serem entregues. De imediato, serão repassados 58 cadeira de rodas; 43 cadeira de banho; duas muletas; nove camas hospitalares; seis colchões pneumáticos e três andadores. A nutricionista do Programa Humaniza SUS, Tereza Ferraz, explica que a equipe realizou uma triagem anteriormente para identificar quais pacientes ainda aguardavam pelos equipamentos. “Todos usuários que conseguimos contatar irão receber os dispositivos. Os demais, que já haviam sido inscritos no programa e não receberam nossa ligação, precisam atualizar os dados cadastrais para também serem contemplados”, afirmou. Para ter acesso aos equipamentos, os familiares devem comparecer à sede do Programa Humaniza SUS, localizada na Avenida Historiador Pereira da Costa, número 796, próximo à Câmara de Vereadores – Casa Vicente Mendes -, das 8h às 16h. O cadastro é realizado com assistente social, sendo necessário ter em mãos RG, CPF, comprovante de residência, cartão SUS e laudo médico atestando a necessidade. O prefeito do município, Keko do Armazém, acompanhou o mutirão. “ Esse é um compromisso da nossa gestão de ofertar melhores condições à população cabense. Nossa meta é zerar a fila de espera pelos equipamentos de acessibilidade e dar suporte aos pacientes por meio de uma equipe multidisciplinar”, ressaltou Keko. Após problemas na coluna e inflamação no nervo ciático, dona Marluce Silva, moradora de Ponte dos Carvalhos, precisou de uma cadeira de rodas. “Eu estou feliz demais com esse presente que vai ajudar bastante. Ela é minha locomoção. Agradeço a todos que permitiram essa entrega e à minha filha que buscou ajuda”, afirmou.

Prefeitura do Ipojuca monitora chuvas no Comitê Gestor

A prefeita do Ipojuca, Célia Sales está monitorando as fortes chuvas que caíram no município nas últimas 24h, através do Comitê Gestor composto pela Defesa Civil, e pelas secretarias de Defesa Social, Assistência Social, Infraestrutura, Educação, Comunicação, Saúde, Administração e Gabinete. De acordo com a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), o volume de chuva que caiu em Ipojuca neste período foi de 128mm, o que gera um alerta de risco máximo. No momento, os maiores pontos de alagamento estão em Ipojuca Centro, Rurópolis e Porto de Galinhas. A Defesa Civil está monitorando presencialmente os locais de risco e também através das mais de 100 câmeras da Central de Monitoramento. A população pode entrar em contato com a Defesa Civil através do 0800 281 0620, plantão 24h e do Whatsapp 99231-8607 ou através da Defesa Social Municipal 3551-1397. VACINAÇÃO Por causa do alagamento no entorno, fica suspensa a vacinação contra a COVID-19 na Escola Maria das Dores em Nossa Senhora do Ó. As pessoas que estavam agendadas para esta sexta-feira (14) não precisam de reagendamento. Elas estarão automaticamente reagendadas para o mesmo local na segunda-feira (17). Já a vacinação na Creche Professosa Jusette Barbosa, em Ipojuca Centro, continua mantida. O horário de vacinação em Ipojuca é das 8h às 12h e para quem ainda não agendou é só entrar no site www.vacinaipojuca.com.br

Teresa Leitão faz apelo pela reabertura das negociações do governo com os trabalhadores em educação

A deputada Teresa Leitão (PT) levou para a reunião plenária da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), nesta quinta-feira (13), um apelo sobre a situação dos trabalhadores em educação. Sem vacina e se vendo diante da determinação do governo de Pernambuco para retomar as aulas presenciais, a categoria entrou em greve. O movimento, porém, foi judicializado, o sindicato instado a pagar ao governo multa de R$ 200 mil por dia, mas os trabalhadores em educação seguem lutando por vacina no braço para salvar vidas. “É uma greve que teve uma conduta muito estranha por parte do governo. A greve foi decretada numa quinta-feira para ser deflagrada na segunda. No sábado, já estava judicializada”, explicou Teresa, que pediu ainda para que as negociações entre o governo e os trabalhadores em educação sejam retomadas. Teresa encaminhou, na quarta-feira (12),  um ofício ao governador Paulo Câmara (PSB), solicitando essa reabertura das negociações. A secretaria de Administração encaminhou um ofício suspendendo e a secretaria de Educação se mostrou mais aberta ao diálogo, segundo a deputada. “Por isso estou trazendo a questão à tribuna desta casa para que o presidente Eriberto Medeiros (PP), o presidente da comissão de Educação, deputado Romário Dias (PSD), possam se somar institucionalmente a esse meu pedido. Sem negociação, sem um processo de debate, sem um consenso, dificilmente nós teremos um bom termo a essa greve que está judicializada”, disse. A greve dos trabalhadores em educação é uma greve pela vida, uma vez que é contra a volta das aulas presenciais em um momento em que a pandemia não está controlada. “Ninguém quer deixar de trabalhar, ninguém quer deixar de dar aulas. Quer se continuar com o trabalho remoto, como vem sendo feito, muito reconhecido pelo governo, uma prova disso é o processo de licitação dos notebooks para melhorar, inclusive, as condições de os professores darem essas aulas remotas. Então, o apelo que faço é para que, diante dessa situação, as negociações sejam reabertas”, disse. A deputada reforçou ainda que os professores querem vacina no braço. “Se a gente chegar a um denominador comum em relação a questão da vacina dos trabalhadores em educação, certamente nós poderemos ter um desfecho negociado e consensual para que as aulas continuem a ser dadas, executadas com todo esforço, com todo sacrifício que a gente sabe que existem, mas que estão cumprindo o seu papel. Serem dadas de forma remota. Aulas presenciais só quando a gente tiver a devida segurança sanitária porque a escola é um lugar de vida e a gente não pode negar isto”, completou.

“Pare com baixaria. Suas agressões são socos no ar”, diz Renan a Bolsonaro

Com informações do Poder 360 O relator da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Covid do Senado, Renan Calheiros (MDB-AL), publicou vídeo nesta 5ª feira (13.mai.2021), no Twitter, rebatendo declarações do presidente Jair Bolsonaro contra sua atuação na comissão. Segundo o congressista, “as agressões” do chefe do Executivo são como “socos no ar”. Na manhã desta 5ª feira (13.mai), em evento de entrega de casas do Residencial Oiticica I, em Maceió (AL), Bolsonaro disse que o que está acontecendo CPI da Covid é “um crime”. Em crítica a Renan Calheiros, disse que tem um “vagabundo querendo atrapalhar o trabalho daqueles que produzem”. Depois de parte da plateia gritar “Renan vagabundo”. Segundo Renan Calheiros, as tentativas de o presidente tentar intimidá-lo “são inúteis”. “São infrutíferas as manobras para mandar o filho me ofender e a visita a Maceió para inaugurar obra já inaugurada. Minha resposta será trabalho e empenho. O país já sabe que Bolsonaro e bom senso não cabem na mesma frase“, disse o senador ao publicar vídeo no Twitter. Renan Calheiros foi chamado de “vagabundo” nessa 4ª feira (12.mai.2021) pelo filho do presidente, o senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ), durante o depoimento do ex-secretário de comunicação do governo federal Fabio Wajngarten. Em vídeo publicado no Twitter, o relator disse que se Bolsonaro “não respeita a CPI”, que ao menos “pare com a baixaria”. “Eu quero dizer ao presidente da República que o que nos preocupa verdadeiramente é o número de mortes que aconteceu no Brasil. São mais de 428 mil vítimas. Se ele não respeita a CPI, por favor, pare com baixaria, porque ele tem interesses e defende seus interesses próprios. Nós temos uma causa. As suas agressões são socos no ar. Essa Comissão Parlamentar de Inquérito não vai sucumbir a isso, vai cumprir o seu papel.”  

Fred Ferreira defende que os ônibus disponibilizem álcool gel

Em mais um esforço para combater o coronavírus, o vereador Fred Ferreira (PSC) apresentou um projeto propondo que todos os ônibus que circulam no Recife passem a contar com dispensadores de álcool a 70% para que os usuários possam utilizar. Pela proposta, as empresas de transporte público deverão deixar os dispensadores em local visível nos coletivos, juntamente com placas informado: “Este veículo dispõe de dispensadores de álcool em gel 70% para a higienização das mãos”. “O mundo vem sofrendo com o coronavírus. Então, todo o esforço tem que ser feito para combatê-lo. Esse é um gesto simples, de fácil execução e que ajudará na prevenção da doença”, destacou Fred Ferreira. O vereador acrescenta que o projeto também propõe punição para as empresas que descumprirem a determinação. Segundo ele, a penalidade em caso de descumprimento pode ir de uma simples advertência a uma multa. Em caso de reincidência, a penalidade será ampliada.

Bolsonaro chama Renan de picareta e vagabundo e diz que CPI é ‘um crime’..

Em viagem a Alagoas, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) chamou o senador Renan Calheiros (MDB-AL), relator da CPI da Covid, de “picareta” e “vagabundo”. Bolsonaro não citou nominalmente o senador, mas a referência foi clara. Ao longo do evento em Maceió, ele chegou a incentivar coros do público contra o relator da Comissão Parlamentar de Inquérito. “Se esse indivíduo quer fazer um show tentando me derrubar, não o fará. Somente Deus me tira daquela cadeira (presidencial)”, disse logo após ouvir um coro de “Renan vagabundo”.. Ontem, o filho do presidente, o senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ) já havia chamado Renan de vagabundo em uma discussão durante a CPI da Covid. Bolsonaro, que também postou uma mensagem no Twitter contra o senador, reproduziu a ofensa no discurso em Maceió e disse que o que “vem acontecendo na CPI é crime”. Bolsonaro foi à capital do estado do parlamentar, Maceió, entregar 500 unidades habitacionais. O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP), e o senador e ex-presidente Fernando Collor (Pros) ambos adversários políticos do emedebista no estado, fizeram questão de aparecerem, lado a lado, do presidente nas entregas feitas por meio do programa “Casa Verde e Amarela”, antigo “Minha Casa, Minha Vida”. A viagem do presidente acontece um dia após o depoimento do ex-secretário-executivo de Comunicação Fábio Wajngarten à CPI, ameaçado de ser preso depois de ser acusado de mentir ao colegiado. Em alguns momentos do evento, a plateia gritou “fora Renan” e “Renan vagabundo”. Com informações do Portal Uol

Você sabe quanto vale seus dados pessoais? Segundo a ótica da LEI GERAL DE PROTEÇAO DE DADOS, eles podem custar até 50.000.000,00 para a empresa que não observar o correto tratamento deles.

Por Daniela Vasconcelos  Após muito debate a LGPD – LEI GERAL DE PROTEÇÃO DE DADOS entrou em vigor em agosto de 2020 e trouxe regras específicas que devem ser observadas por toda a pessoa natural ou jurídica que pratica a coleta, uso, tratamento e armazenamento de dados pessoais, quer seja de clientes, fornecedores, terceirizados, empregados, com finalidade econômica. isso quer dizer que, desde a grande empresa até o pequeno negócio e o empreendedor individual, devem observar o que diz a lei sobre como tratar os dados pessoais que são utilizados no seu negócio. A LGPD conceitua dado pessoal como todo aquele que pode identificar uma pessoa física. Pode ser o nome, cpf, endereço… A também define os direitos do titular dos dados, que no caso é a pessoa física, indica os requisitos a serem observados para a utilização dos dados com segurança, imputa responsabilidade àqueles que irão utilizar os dados, no caso aos agentes de tratamento, cria a figura do encarregado pela segurança desses dados (DPO) e cria uma autoridade nacional responsável pela fiscalização da lei. Todavia, é importante ter em mente que LGPD assegura a proteção aos dados apenas de pessoas físicas. Mas isso, por si só, impacta diretamente na vida de todas as pessoas, jurídicas principalmente, que deverão comprovar a guarda e segurança dos dados, não só dos clientes, mas dos empregados, terceirizados, fornecedores.. A LGPD determina quais são os direitos dos titulares dos dados, como direito a portabilidade, ao tratamento dos dados, ao contato com o controlador dos dados, dentre outros tantos. As empresas deverão otimizar sem qualquer ônus para o titular dos dados o acesso a todos os seus direitos. Isso significa dizer que cada empresa deverá observar as hipóteses que permitem o tratamento de dados trazidas pela lei e adequar-se ao que reza cada hipótese, prevendo prazo de manutenção dos dados em tratamento, acesso do titular aos dados em sua posse, além é claro de apresentar um plano que demonstre que a empresa tem o controle de risco de perda e/ou vazamento dos dados tratados por ela. O que isso quer dizer na prática? Significa dizer que, se o consumidor, por exemplo, pode questionar o motivo de realizar o cadastro em uma loja que faz compras, ou negar-se a passar seu telefone de contato ou endereço, se para a compra realizada essas informações não forem essenciais. Significa dizer que, uma empresa não pode vender as informações de seu cadastro de clientes para outras empresas ou compartilhar com parceiros de negócios informações de seus clientes, por exemplo, sem que isso seja especificado por elas e tenha a concordância do titular das informações pessoais. A Autoridade Nacional, figura surgida junto com a lei, será responsável pela fiscalização do cumprimento das novas regras de proteção de dados pelas empresas. Também, será dela o poder punitivo àqueles que por inobservância da lei, permitirem o vazamento ou perda de dados sob sua guarda. As sanções estipuladas por lei, vão desde advertência à aplicação de multa passando por suspensão do banco de dados da empresa infratora. A autoridade Nacional já encontra-se constituída e o titular dos direitos que se sentir lesado, poderá formalizar uma denuncia no site da ANPD. Portanto, você titular de dados, fique atento e exija saber o que está sendo feito com seus dados pessoais.Já para as empresas a regra é observar os paramentos e princípios trazidos pela lei a fim de cientificar aos seus clientes, fornecedores, empregados… o que é feito dos seus dados pessoais e o porquê eles são necessários para aquela operação. E nunca é demais lembra: dados pessoais são propriedade de seu titular! Daniela Vasconcelos é advogada. Pós Graduada em Direito Judiciário e Magistratura do Trabalho pela Escola Superior da Magistratura Trabalhista da 6ª Região, ESMATRA VI; Pós-Graduada em direito digital pela CERS; Data Protection Officer (DPO), certificada pela it.Certs.  Membro do comitê jurídico da ANPPD – Associação Nacional de Profissionais de Privacidade de Dados, Membro da ANADD – Associação Nacional de Advogados de Direito Digital. Sócia fundadora do Vasconcelos, Coutinho, Almeida & Advogados

Suape oferece cursos gratuitos no projeto Pedagogia Ambiental

Estão abertas as inscrições para os novos cursos gratuitos do projeto Pedagogia Ambiental, promovido pelo Complexo Industrial Portuário de Suape. As turmas ofertadas são para os cursos Nascentes, com início no próximo dia 25; e Livre de Educação Ambiental, cujas aulas começam no dia 26. São oferecidas 20 vagas para cada curso. As inscrições seguem até o dia 21 de maio e devem ser realizadas pelo link: https://forms.gle/4UXtRbcoskj5Zzi17. Informações também pelo site de Suape (www.suape.pe.gov.br). As aulas teóricas acontecerão de forma remota e a parte prática será presencial, seguindo todos os protocolos de segurança para evitar a disseminação da covid-19. Podem se inscrever pessoas com mais de 18 anos e que já tenham concluído o ensino médio. Os alunos matriculados terão direito a material didático e a certificado de conclusão (com 40 horas de aula). O projeto Pedagogia Ambiental, lançado em 2010, já beneficiou 4.100.   Sobre Suape – Fundado há 42 anos no Litoral Sul de Pernambuco, entre os municípios de Ipojuca e Cabo de Santos Agostinho, o Complexo Industrial Portuário de Suape é considerado a âncora e a locomotiva do desenvolvimento do Estado, atraindo grandes empreendimentos em suas cadeias produtivas. Situado a apenas 40 quilômetros do Recife e instalado em uma área de 13,5 mil hectares, é um complexo que conta com 150 empresas instaladas e em implantação. Ainda contempla uma grande área de preservação ecológica, que representa 59% do território, reafirmando o compromisso da empresa com uma agenda verde e sustentável, aliando o desenvolvimento econômico com a proteção do meio ambiente. Em 2020, o porto movimentou o total de 25,6 milhões de toneladas de cargas, alcançando o recorde histórico e o quarto lugar no país no ranking da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).