Na Alepe, Antonio Coelho recebe secretários de Tacaratu

O deputado estadual Antonio Coelho (DEM) recebeu, nesta terça-feira (11), em seu gabinete, gestores do município de Tacaratu, localizado no Sertão do São Francisco. O líder da Oposição na Alepe se reuniu com os secretários de Governo, Diogo Freire, e de Saúde, Raquel Medeiros, além da coordenadora de Planejamento, Juliana Carvalho. Na pauta apresentada, os representantes da cidade sertaneja solicitaram apoio do parlamentar para a captação de recursos a serem investidos na melhoria dos serviços de saúde prestados. O dinheiro será gerenciado pelo Fundo Municipal de Saúde. No conjunto de ações solicitadas ao democrata, estão inclusos recursos para a construção da base de apoio para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e para a aquisição de uma ambulância tipo A. Nesse caso, os gestores pediram ajuda do deputado para destravar recursos federais que, segundo eles, já estariam garantidos via emenda parlamentar de bancada, porém, pendentes de liberação. Ainda no encontro, a secretária de saúde pediu a ajuda do Líder da Oposição para intermediar junto à Secretaria estadual de Saúde a contratação de um médico especialista em atendimento de média e alta complexidades para atuar na Unidade Mista Edmir Ferraz Gominho. “São pleitos que vão contribuir para aprimorar a infraestrutura da saúde no município bem como ajudar a qualificar o quadro de profissionais que atendem a população. Sozinho, o município não tem como arcar com esses investimentos”, destacou Antonio Coelho.

Em Brasília, André Ferreira e Zé Martins tratam de pavimentação para João Alfredo

O deputado federal André Ferreira (PSC-PE) recebeu nesta terça-feira (11), em Brasília, a visita do prefeito de João Alfredo, Zé Martins; do seu vice, Cabôco de Véi de Dada; e o presidente da Câmara, Walque do Celular, que foram a Brasília para tratar da liberação da emenda individual de R$ 1 milhão para pavimentação no município. A verba foi um compromisso do deputado com o povo de João Alfredo. De acordo com o prefeito Martins, essa verba vai ajudar muito o município, principalmente na zona rural, que carece de infraestrutura. Três povoados já têm projetos prontos e aguardavam apenas os recursos: Santa Cruz, Campo do Barbosa e Lagoa Funda. O serviço de pavimentação também alcança vários bairros do município, como Frei Damião, Vila da Caixa e Capal. “Fiquei muito feliz e satisfeito com essa ação do deputado André Ferreira. Foi um compromisso assumido por ele e que foi cumprido. O povo de João Alfredo é que ganha com o resultado dessa parceria”, afirmou Zé Martins. “É uma grande ajuda para o nosso município. É com trabalho que João Alfredo crescerá cada vez mais”, destacou, por sua vez, o vice-prefeito Cabôco. Presidente da Câmara, Walque do Celular avaliou que a pavimentação das ruas terá impacto não só na questão da urbanização da cidade, mas também terá ação direta na saúde. “As ruas pavimentadas deixarão a cidade mais bonita. Além disso, elas terão serviço de saneamento, que reflete na qualidade de vida da população”, afirmou o vereador. O deputado André Ferreira agradeceu a parceria com o prefeito e acrescentou que cumpre o seu trabalho, de melhorar a vida das pessoas. “Estive no mês passado em João Alfredo acompanhado do colega de Câmara Fernando Rodolfo e do vereador Fred Ferreira para ouvir as demandas da população da cidade e aproveitei para me comprometer em buscar recursos para a pavimentação de ruas. Agora é trabalhar para fazer as entregas ao povo”, ressaltou o deputado.

Vitória poderá receber cinco novas empresas

Na manhã desta terça-feira (11/05), o prefeito Paulo Roberto se reuniu com os representantes das empresas Executar Projetar, G7 Informatic, Brasil Empreendimentos, Biomassa e a Supranor, que manifestaram a intenção de se instalar no parque industrial em Vitória de Santo Antão. Os empreendimentos são de diversos setores como empresas voltadas para engenharia e tecnologia, montadora de produtos eletrônicos, pescados, produção de biomassas para diversificação da matriz energética e fabricação de alimentação animal. A previsão é que juntas possam gerar mais de 500 empregos diretos, além dos empregos indiretos que já vão aparecer na construção das empresas. “É importante destacar que todas essas empresas irão fomentar a economia local e possuem potencial para atrair outros empreendimentos. Todas elas vão gerar pequenas empresas ao redor que vão fornecer componentes e mão de obra” destacou o advogado Thales Cabral, que representa todas as empresas. “A reunião foi bastante positiva devido ao fato de o prefeito Paulo Roberto ter visão e nos proporcionar um ambiente de negócio, onde temos o apoio para poder investir e gerar emprego e renda para a cidade” disse o presidente do grupo Executar Projetar, Eduardo Cunha. Para o Secretário de Desenvolvimento Econômico do município, Alexandre Ferrer, tudo é fruto de uma gestão pautada no crescimento do município. “O prefeito Paulo Roberto sabe dialogar com os empresários e expande Vitoria de Santo Antão de forma que mais empresas se instalem na cidade” ressaltou o Ferrer. A previsão é que até dezembro as empresas estejam operando. “Foi uma reunião exitosa e com tudo para que as empresas se solidifiquem na cidade, gerando emprego e oportunidades para a população. E estamos felizes porque sabemos que mais empresas virão para a nossa Vitória”, concluiu o prefeito.

João Campos oferece vacinas Pfizer para grávidas e puérperas de outros municípios

Como o momento de pandemia e vacinação pede solidariedade, o prefeito João Campos afirmou no início da tarde desta terça-feira (11) que vai oferecer ao Governo do Estado e municípios pernambucanos que uma parcela das vacinas Pfizer do Recife para que grávidas e puérperas de outras cidades do estado poderão ser imunizadas com a Pfizer do Recife, em troca por doses da AstraZeneca. O gestor municipal fez a declaração após a notícia de que a Anvisa recomendou a suspensão imediata do uso AstraZeneca para gestantes. No Recife, desde o início da vacinação de grávidas e mulheres que tiveram filho há até 45 dias, a imunização tem sido realizada exclusivamente com a vacina Pfizer. “Nós estamos ofertando para que os demais municípios de nosso estado, junto com o Governo do Estado, possam utilizar as vacinas Pfizer que o Recife tem. Elas podem ser substituídas por AstraZeneca, e assim esse lote de Pfizer pode ajudar as gestantes e as puérperas de todo o estado. Lembrando que nós vamos garantir a vacinação de todas as mulheres grávidas e as puérperas da nossa cidade, mas, como nem todos os municípios do estado recebem a vacina Pfizer, é fundamental ter solidariedade e empatia, e garantir que vidas sejam salvas em todo o estado de Pernambuco”, anunciou João Campos. NOVO GRUPO – O prefeito João Campos informou também que a partir das 18h desta terça-feira (11), as pessoas com comorbidades, de 50 a 54 anos, poderão fazer o agendamento para serem vacinadas contra a covid-19 no site ou no aplicativo Conecta Recife. Esse público poderá ser vacinado a partir desta quarta (12). “As pessoas com comorbidades, de 50 a 54 anos de idade, poderão fazer o agendamento a partir de hoje, às 18h, no Conecta Recife. Lembrando que tem um modelo de declaração no Conecta Recife que deve ser preenchido, assinado e carimbado por um médico, e anexado tanto na página do Conecta como também você deve levar em meio físico no dia da vacinação”, disse ele. O app Conecta Recife está disponível gratuitamente na PlayStore, para Android; e AppStore, para quem utiliza o sistema iOS. O endereço do site é http://conectarecife.recife.pe.gov.br. No Recife, 553.518 pessoas já foram vacinadas. Dessas, 183.548 foram imunizadas inclusive com a segunda dose. O total de doses aplicadas é 537.066

Justiça cassa mandato de vereadores em Tacaimbó

Com informações do Blog do Magno  A 44ª Zona Eleitoral de São Caetano decidiu, hoje, pela cassação do mandato dos vereadores Giva Lourenço (PT), Mardones Quaresma (PT), Nadilson Nunes (PT), Vado Veneno (PSB) e Faia do Riacho (PSB), do município de Tacaimbó, no Agreste do Estado. Também foram cassados os suplentes, tendo em vista que toda a chapa foi penalizada. A ação de impugnação de mandato eletivo foi ajuizada pelo diretório do Democratas de Tacaimbó, que demonstrou que as coligações proporcionais do PT e do PSB utilizaram de abuso do poder econômico e apresentaram candidaturas laranjas para cumprir a cota de candidatas mulheres, que é prevista em 30% pela lei. Ficou demonstrado que as candidaturas femininas apresentadas pelas coligações não obtiveram votação e não participaram do processo eleitoral. O prefeito de Tacaimbó, Álvaro Marques (PT), também está sendo alvo de uma ação na Justiça Eleitoral por Abuso de Poder Econômico durante a Eleição de 2020. O autor da ação é Edmar Valença (DEM), que ficou em segundo lugar na disputa, além do Diretório Democratas. A audiência do processo está marcada para o dia 12 de julho.

Prefeitura do Cabo recebe reforço de mais dois ônibus escolares

A segunda remessa de ônibus escolares foi entregue à Prefeitura Municipal do Cabo de Santo Agostinho nesta segunda-feira (10). Mais dois veículos já estão aptos para transportar exclusivamente os estudantes da cidade, assim que as aulas forem retomadas. O novo lote de veículos soma-se a outro já entregue à secretaria de Educação da cidade. O município ainda receberá mais três ônibus escolares, fruto das emendas parlamentares do ex-deputado federal Betinho Gomes, atual secretário de Educação do município, e do deputado federal, Carlos Veras. Todos os veículos são equipados com dispositivos de acessibilidade para pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida. Veras acompanhou a entrega e destacou a importância dos veículos para o transporte dos estudantes da área rural. “Sou da base da agricultura familiar e já tive que andar nove quilômetros a pé para estudar, pois não tinha transporte escolar. Hoje, como deputado federal, é uma prioridade possibilitar que jovens possam se deslocar em ônibus confortável para ter o direito à educação”, ressaltou. O prefeito do Cabo, Keko do Armazém, lembrou que a nova aquisição vai ampliar a frota municipal de 17 para 23 veículos utilizados na área rural e urbana da cidade. “É uma grande conquista para nossas crianças e jovens que, assim que possível, vão retornar às aulas com muito mais conforto e segurança. É um dia de muita alegria pelo fortalecimento da Educação em nossa cidade”, disse.

Emlurb economiza R$ 1,7 mi em licitação após auditoria do TCE

A análise feita pelo Tribunal de Contas no edital da Concorrência Pública nº 018/2020 da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) resultou em uma economia de R$ 1.716.753,18 para os cofres do município. A contratação, inicialmente estimada em R$ 87.890.590,32, serviria para a manutenção preventiva, implantação, requalificação e/ou recapeamento de vias da cidade em concreto betuminoso usinado a quente (CBUQ). A relatoria é do conselheiro Valdecir Pascoal. A concorrência foi dividida em quatro lotes e o edital publicado no Diário Oficial do Recife em 20 de fevereiro deste ano. A auditoria, conduzida pela equipe técnica da Gerência de Auditorias em Licitações de Obras e Serviços de Engenharia do TCE, encontrou indícios de irregularidades na licitação, a exemplo de composições de preços inadequadas e preço unitário superestimado, colocando em risco a economicidade da contratação. Os auditores também identificaram que uma exigência para comprovação da qualificação técnica, presente no edital, possivelmente restringia a competitividade e verificaram prováveis inconsistências e/ou divergências no documento e em seus anexos, além de constatar que a planilha orçamentária apresentava itens para pagamento por hora, indo de encontro ao que determina o Acórdão–Plenário nº 3069/2018 do Tribunal de Contas da União. Por fim, os recursos previstos não eram condizentes com o cronograma físico-financeiro da licitação, em desacordo com a legislação. Após ter sido notificada sobre o trabalho, a autarquia acatou o posicionamento da auditoria do TCE e realizou correções no edital e nos orçamentos dos quatro lotes da concorrência, reduzindo o valor máximo aceitável do processo licitatório para R$ 86.173.837,14 e levando à economia de R$ 1.716.753,18 ao erário municipal. O aviso foi republicado na edição do dia 20 de março de 2021 do Diário Oficial do Recife. Quanto às falhas apontadas nos recursos financeiros, a Emlurb efetuou novo bloqueio de saldo orçamentário para abertura do processo licitatório e apresentou novos cronogramas físico-financeiros. Com os ajustes, os recursos previstos passaram a ser suficientes para assegurar o pagamento da contratação em 2021. Entretanto, já que a contratação deverá se estender até 2023, a execução dos serviços precisa constar das metas estabelecidas no Plano Plurianual de que trata o artigo 165 da Constituição Federal. Em virtude destas alterações, um novo aviso para reabertura do prazo de recebimento das propostas foi publicado pela autarquia no DOE-Recife de 15 de abril deste ano.

Ex-vereador de Moreno, Eduardo Orlando morre aos 39 anos, vítima de Pancreatite aguda

O ex-vereador de Moreno Eduardo Orlando, 39 anos, faleceu nesta terça-feira (11), vítima de Pancreatite aguda, no Hospital Otávio de Freitas. O velório do ex-vereador será realizado na Câmara Municipal de Moreno, a partir das 17h desta terça-feira. Natural de Moreno, Eduardo ocupou o cargo de vereador por quatro anos. Em memória ao ex-vereador, a Câmara decretou luto oficial de três dias na cidade.

Publicado decreto que cria Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à Covid

O governo publicou na noite desta 2ª feira (10.mai.2021), em edição extra do Diário Oficial da União, decreto assinado pelo presidente Jair Bolsonaro que institui a Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19. Eis a íntegra (151 KB). O novo órgão deve, segundo a Secretaria Geral da Presidência, “propor diretrizes nacionais e ações de implementação das políticas de saúde para o enfrentamento à covid-19, em articulação com os gestores estaduais e municipais”. A nova secretaria é ligada ao Ministério da Saúde. Será, ainda de acordo com o governo,  o representante da pasta na coordenação das medidas a serem executadas durante o período de emergência em saúde pública. “A secretaria está incumbida de propor diretrizes nacionais e ações de implementação das políticas de saúde para o enfrentamento à covid-19, em articulação com os gestores estaduais, municipais e do Distrito Federal, bem como de definir e coordenar as ações do Plano Nacional da Vacinação contra a Covid-19”, diz a Secretaria Geral, em nota. O novo órgão será integrado por servidores dos ministérios da Saúde e da Economia. Segundo o governo, não resultará em aumento de despesas. Com informações do Poder 30