Sirinhaém abre 100 vagas de estágio para estudantes de nível superior, médio e técnico
A Prefeitura de Sirinhaém anunciou hoje a criação de 100 bolsas de estágio para estudantes sirinhaenses que estejam no ensino superior, médio ou técnico. A iniciativa nasce da parceria do Governo Municipal com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE). Serão 80 vagas destinadas a diferentes cursos universitários e 20 para os alunos que estão realizando nível médio e técnico. Os valores das bolsas são, respectivamente, de R$445,00 e R$320,00. Segundo a prefeita Camila Machado (PP), a abertura das bolsas de estágio representa um importante passo na inclusão social, impactando diretamente no futuro profissional dos jovens sirinhaenses. “As bolsas também irão contribuir para reaquecer a economia local aumentando a circulação de capital dentro do município, sobretudo junto à população mais vulnerável” acrescentou a gestora. As inscrições poderão ser feitas a partir da próxima quarta-feira (12) no CIEE, que funciona dentro da Central de Oportunidades da cidade, localizada na Rua Marquês de Olinda, 761, Centro -Sirinhaém.
Projeto que sugere criação do SUS Animal é aprovado na Câmara do Recife
Duas propostas de autoria da vereadora Andreza Romero (PP) foram aprovadas na Câmara Municipal do Recife. Foram os requerimentos 3022/2021 e 3023/2021, que tratam, respectivamente, da ampliação do horário de funcionamento do Hospital Veterinário do Recife e da criação do “Cartão SUS Animal”. Atualmente, o Hospital Veterinário funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 18 horas, e realiza mais de cem atendimentos diários. Para a vereadora, ainda é um número tímido, já que “a demanda do Hospital Veterinário do Recife é cada vez maior. Quanto mais animais são atendidos, mais animais precisam de atenção”, pontuou durante sessão virtual na Câmara. Andreza aponta o funcionamento do equipamento aos sábados como solução. “Emergências e urgências não escolhem dia nem hora para acontecer. Muitos tutores precisam do atendimento e encontram o hospital fechado aos fins de semana. Os custos do atendimento em hospitais e clínicas particulares são altos e nem todos podem arcar, além disso, esse tempo de ir de um lugar para o outro sem a certeza do atendimento é muito perigoso. Num socorro, a primeira hora é essencial para salvar a vida dos animais”, a vereadora enfatizou. “Vamos lutar pelo atendimento 24 horas, mas esse é um primeiro passo importante para alcançar mais animais”, completou. A outra proposta, de criar o Cartão SUS Animal, foi bastante elogiada pelos demais vereadores, embora tenha sido alvo de ressalvas feitas por alguns parlamentares. Apesar de se mostrarem favoráveis à ideia, Liana Cirne (PT) e Luiz Eustáquio (PSB) votaram contra o requerimento. Ambos não concordaram com o nome do projeto, mas Eustáquio defendeu a atuação de Andreza na Câmara. “O que ela tem feito nesta Casa tem ajudado muito o município a cuidar da causa animal”, disse. O SUS Animal tem como objetivo, segundo a justificativa do requerimento, desburocratizar o acesso à políticas gratuitas de assistência veterinária para ONG ‘s, pessoas de baixa renda e protetores independentes. “O projeto é bem claro e simples. Requer a criação de um documento, através do qual a Prefeitura poderá fazer o cadastro de tutores e de todos os que atuam na causa animal, tendo um controle do serviço oferecido, e tornando o atendimento nos equipamentos de assistência veterinária mais rápido e ágil”, explicou.
Parceria entre Prefeitura de Ipojuca e Incra é articulada pelo deputado Romero Sales Filho
Nesta terça-feira (04) o município do Ipojuca assinou Acordo de Cooperação Técnica (ACT) junto ao Incra. O instrumento, que estabelece parceria entre o Instituto e a cidade, contempla 410 famílias integradas aos sete Projetos de Assentamentos instalados no município do Ipojuca, e possibilita a aplicação dos créditos de instalação nas parcelas dos assentados, promovendo desenvolvimento e fortalecimento econômico na zona rural. “Estou muito satisfeito com mais essa parceria ao lado do deputado Romero Sales Filho. A assistência técnica aos assentados está em nossa pauta desde o início da minha gestão. Essa celebração possibilita melhora na produtividade e profissionalização desses assentados, além de ajudar na consolidação do Programa Nacional de Reforma Agrária (PNRA) em Pernambuco”, afirmou o Superintendente Regional do Incra em Pernambuco, Thiago Ângelus. O parlamentar tem atuado em intermediações junto ao Instituto. Seu intercâmbio beneficia de forma direta 1.148 famílias assentadas, apenas no litoral sul, nos municípios de Tamandaré e Ipojuca. “Mais uma vez o Incra reafirma seu compromisso com a questão agrária no estado. Como deputado e filho de Ipojuca, me sinto exultante como articulador do fortalecimento institucional, entre a União e o município. Essas ações possibilitam a aceleração do trabalhador rural”, acrescentou Sales Filho. “Agradeço ao deputado estadual Romero Sales Filho por ter articulado esta parceria entre o Incra e a Prefeitura do Ipojuca. Todo o suporte que o INCRA dará será, sem dúvida, muito importante para as centenas de famílias ipojucanas que vivem em assentamentos no município. Além dos projetos que surgirão de forma conjunta para a área rural”, comemorou a prefeita do Ipojuca Célia Sales. O encontro contou com a participação do Gestor da divisão de desenvolvimento de projetos de assentamento, Taironilson Vasconcelos, Ouvidor geral do Ipojuca, Valdomiro Paz e da liderança política da região, Romero Sales. Titula Brasil – Ipojuca também irá aderir ao Titula Brasil, programa que permite ao Incra a aceleração dos processos de regularização fundiária e entrega de títulos para assentamentos da reforma agrária, a partir da celebração da parceria. “O Títula Brasil também permite um maior protagonismo ao município quanto a questão da regularização fundiária. Como o desenvolvimento de atividades como georreferenciamento e supervisão ocupacional, para que assim o Incra possa conceder a titulação”, acrescentou Ângelus.
Jaboatão inicia vacinação contra Covid-19 com a Pfizer em pessoas com comorbidades
A supervisora Priscila Pereira, moradora do Jaboatão dos Guararapes, foi a primeira pessoa a receber a dose da vacina da Pfizer em Pernambuco, na manhã desta terça-feira (4). A aplicação do imunizante contra o novo coronavírus foi realizada às 8h15, no drive-thru montado na sede da Secretaria Municipal de Saúde, voltado exclusivamente para pessoas com Síndrome de Down, transplantados de órgãos sólidos e medula óssea, gestantes e puérperas com comorbidades, e obesos mórbidos. Jaboatão recebeu 4.266 doses da Pfizer e, nesta primeira etapa, a previsão é vacinar 43 mil usuários. Pacientes com doença renal crônica em tratamento de hemodiálise receberão a vacina na clínica CTR Renal, em Piedade. Já portadores de HIV serão vacinados no Serviço de Atenção Especializada (SAE), em Cavaleiro. O público com as demais comorbidades listadas para essa etapa será imunizado com a vacina da AstraZeneca, nos outros oito pontos de drive-thru montados no município. O agendamento deve ser feito por meio do aplicativo De Olho na Consulta ou pelo site deolhonaconsulta.jaboatao.pe.gov.br. Importante lembrar que no ato da imunização é preciso apresentar laudo médico indicando o tipo de comorbidade, com exceção de pessoas com Síndrome de Down. O imunizante da Pfizer requer cuidado especial e a Secretaria de Saúde do Jaboatão optou por receber todas as doses disponíveis porque ter freezer com capacidade de armazenamento entre as temperaturas de -25º e -15º. A segunda dose tem prazo de até três meses para ser aplicada. “Assim que fiquei sabendo, na semana passada, que pessoas com comorbidades seriam vacinadas, procurei meu médico para providenciar o laudo e fiz o agendamento no aplicativo De Olho na Consulta. Agora me sinto mais segura”, disse Priscila Pereira.
Governo anuncia vetos em projeto de socorro a setor de eventos
O presidente Jair Bolsonaro decidiu vetar alguns trechos do projeto de lei que cria o Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse). O anúncio foi feito pelo próprio presidente à imprensa, no Palácio do Planalto, no início da noite desta segunda-feira (3). Ele estava acompanhado do ministro da Economia, Paulo Guedes, e do secretário de produtividade, emprego e competividade da pasta, Carlos da Costa. O texto de socorro ao setor de eventos foi aprovado pelo Congresso Nacional no último dia 7 de abril e tinha que ser sancionado pelo presidente até hoje. A medida aprovada prevê o parcelamento de débitos de empresas do setor de eventos com o Fisco federal, além de outras ações para compensar a perda de receita em razão da pandemia de covid-19. A intenção é beneficiar, por exemplo, empresas de hotelaria em geral, cinemas, casas de eventos, casas noturnas, casas de espetáculos, e empresas que realizem ou comercializem congressos, feiras, feiras de negócios, shows, festas, festivais, simpósios ou espetáculos em geral e eventos esportivos, sociais, promocionais ou culturais, além de entidades sem fins lucrativos. O projeto prevê alíquota zero do PIS/Pasep, da Cofins e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) por 60 meses e a extensão, até 31 de dezembro de 2021, do Programa Emergencial de Acesso a Crédito para as empresas do setor. E é justamente a redução de impostos um dos itens que serão vetados por Bolsonaro. “Alguns vetos se farão necessários, para se evitar até uma judicialização”, justificou o presidente. De acordo com Carlos da Costa, o motivo do veto é técnico. “Isso, neste momento, nós vamos ter que vetar, por um motivo muito simples. Não existia uma estimativa que coubesse dentro das compensações tributárias que precisariam ser feitas. O volume de compensações tributárias que deveriam ser feitas, caso tudo fosse sancionado, ele teria um aumento de imposto sobre outros setores, que é algo que o presidente sempre falou que é contra. Nós não aumentamos impostos nesse governo”, afirmou. Segundo o secretário, o governo vai negociar diretamente com o setor para focalizar a redução de impostos sobre aquelas empresas que realmente necessitam. “Aquelas empresas desses setores que não tiveram queda na receita não precisam dessa ajuda. Empresas muito grandes, por exemplo, também não precisam dessa ajuda. A solução deverá se centralizar naquelas empresas que mais sofreram e que não sejam tão grandes assim, porque daí o volume de compensação é muito menor do que aquele que seria necessário. É um veto que não elimina a vantagem tributária que nós vamos dar”, explicou. O ministro Paulo Guedes assegurou que os vetos serão pontuais “no sentido de aperfeiçoamento” do projeto, para, segundo ele, evitar “imperfeições jurídicas que acabem atrapalhando”. A íntegra dos vetos ao projeto só deve ser publicada na edição desta terça-feira (4) do Diário Oficial da União. Além das compensações tributárias, a medida aprovada no Parlamento vai permitir que empresas do setor usem recursos do Fundo Garantidor para Investimentos na concessão de garantia a empréstimos concedidos pelo setor bancário. Para financiamentos tomados no âmbito do Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, 20% do total disponível serão destinados a empresas do setor de eventos e hotelaria. Com informações da Agência Brasil
Carrapicho precisa mudar a forma de governar
Coluna de Olho na Política Terça-feira, 04 de maio de 2021 Por Jorge Lemos Diariamente o nosso blog tem recebido reclamações da forma que Carrapicho vem administrando o município de Tamandaré. O prefeito se afastou das pessoas que ajudaram a elegê-lo e governa distante do povo, não escutando a opinião de cidadãos do município. As reclamações vêm de todos os lados. Os munícipes tem reclamado da falta de medicamentos e problemas sérios na saúde. Semana passada, o prefeito realizou um feito bastante positivo quando exonerou o secretário de turismo que estava comprando almoços com dinheiro da prefeitura no restaurante da esposa. Aliados próximos estão preocupados porque o prefeito vem perdendo o controle da gestão internamente. Recebemos uma denúncia de manutenção de Ar condicionador na Secretaria de Agricultura do município. O órgão tem três ar condicionados de 9.000 BTU`s e a manutenção de cada um saiu pela bagatela de R$ 2.030,00 enquanto um novo custa R$ 1.200,00 O pagamento foi realizado no dia 05 de fevereiro, através do empenho de n° 80. O prefeito tem grandes chances de reverter a situação e voltar a ter a popularidade que tinha antes, só precisa escutar as pessoas certas. Pé na estrada – O presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Eriberto Medeiros (PP), tem realizado um trabalho extraordinário de divulgação das ações do Lidera Alepe. Hoje, o presidente vai estar no Sertão do Araripe, visitando as câmaras municipais de Trindade e Ouricuri. Amanha, o deputado visita o município de Salgueiro. Recupera – O deputado estadual, João Paulo, atualmente no PCdoB, já anunciou que está de malas prontas para voltar ao PT, partido que ajudou a fundar. Com a volta para o Partido dos Trabalhadores, João Paulo dará mais fôlego a sua trajetória política, já que recupera a militância orgânica e ganha uma estrutura para voltar disputar cargos majoritários. Repúdio – João Paulo atacou o agro acusando de “provocar fome e miséria”, durante discurso na Alepe, na última quinta-feira (29). Ontem, a Associação dos Fornecedores de Cana de Pernambuco emitiu uma nota de repúdio contra o deputado. “Uma das principais culturas agro brasileiras, a canavieira, por exemplo, abrangente na Zona da Mata do Estado, formada por 97% de agricultores familiares, têm auxiliado na oferta de milhares de empregos e impostos, gerando renda e riquezas, além da produção de alimento e energia para dentro e fora do Brasil, e mais álcool 70º para o combate ao coronavírus”, disse um dos trechos da nota. Nova recomendação – O Ministério Público de Pernambuco (MPPE), recomendou aos prefeitos e aos secretários de Saúde e Educação de Camutanga, Belo Jardim, Calçado e Jurema que implementem ações para garantir o retorno seguro das aulas presenciais, através da adoção e fiscalização de todos os protocolos de biossegurança contra o novo coronavírus. Desde o dia 5 de abril, está permitida a retomada das aulas e atividades presenciais nas escolas e universidades, públicas e privadas, conforme cronograma divulgado pelo governo de Pernambuco. Movimentação – Com uma semana de mandato, o vereador do Cabo, Nia Vipcar (PL) tem buscado melhorias para o seu principal reduto eleitoral, que é o bairro da Charneca. Ontem, foi recebido em audiência pelo deputado federal, Augusto Coutinho e tratou de várias pautas como : Abastecimento d`água, ampliação da Escola Estadual Natanael Medrado e a instalação de uma Casa Lotérica no bairro.
Recife começa a vacinar gestantes e puérperas contra covid-19
A partir das 12h desta terça-feira (4), as gestantes e puérperas (mulheres que tiveram bebê há, no máximo, 42 dias) que moram no Recife poderão agendar, através do Conecta Recife, a vacinação contra a covid-19. A vacina começa a ser aplicada já nesta quarta-feira (5) em espaços específicos reservados em quatro pontos de vacinação da cidade: no Parque da Macaxeira, nos Juizados Especiais do Recife, na Imbiribeira, na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), em Dois Irmãos, e na UPA-E do Ibura. O anúncio foi feito pelo prefeito João Campos na manhã desta terça (4). “Com a chegada de uma remessa da vacina Pfizer, estamos anunciando o agendamento, a partir das 18h de hoje, para grávidas e puérperas (mulheres até 42 dias depois do parto). A vacinação deste novo grupo começa amanhã. A vacina da Pfizer passou por testes específicos para gestantes. Por isso, a nossa decisão de vacinar preferencialmente esse grupo com essa vacina. E para vacinar esse novo grupo, vamos preparar espaços específicos nos centros da Macaxeira, do Juizado de Pequenas Causas, na UFRPE e na UPA-E do Ibura”,explicou o prefeito João Campos. O cadastro e o agendamento devem ser feitos através do site www.conectarecife.recife.pe.gov.br ou do app Conecta Recife. O app está disponível gratuitamente na PlayStore, para Android, e AppStore, para quem utiliza o sistema iOS. Para comprovar a condição é obrigatório anexar, no caso das gestantes, preferencialmente, um laudo médico ou cópia do cartão da gestante; podendo ser também exame laboratorial ou de imagem. Todos devem estar assinados e carimbados por profissional competente. Já para as puérperas, serão aceitos declaração/certidão de nascimento da criança ou resumo de alta da maternidade. Além disso, também é necessário anexar um comprovante de residência do Recife. No dia agendado para a vacinação, as mulheres devem levar, além da versão original, cópias dos documentos anexados no Conecta Recife, que ficarão retidas no local. Por recomendação do Ministério da Saúde, as gestantes e puérperas só devem tomar a vacina contra covid-19 14 dias após tomarem a vacina de Influenza (gripe) e/ou outra do calendário de vacinação. Caso a puérpera ainda seja lactante, deverá ser orientada a não interromper o aleitamento materno. PONTOS DE VACINAÇÃO – Atualmente, a capital pernambucana tem 19 pontos de vacinação, entre salas e drive-thrus. Todos os locais funcionam das 7h30 às 18h30, de domingo a domingo. As salas de vacinação ficam na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), em Dois Irmãos; Parque de Exposição de Animais, no Cordeiro; na Unidade de Cuidados Integrais (UCIS) Guilherme Abath, no Hipódromo; Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro; Ginásio Geraldão, na Imbiribeira; Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), na Tamarineira; Parque da Macaxeira, na Macaxeira; e agora a UPA-E do Ibura. Já os drive-thrus, que permitem atendimento sem sair do veículo, estão localizados no Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), na Tamarineira; Parque de Exposição de Animais, no Cordeiro; Fórum Ministro Artur Marinho – Justiça Federal de Pernambuco (Avenida Recife), no Jiquiá; Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), em Dois Irmãos; Juizados Especiais do Recife, na Imbiribeira; Parque da Macaxeira, na Macaxeira; Geraldão, na Imbiribeira; Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), na Cidade Universitária; Tribunal Regional Federal da 5ª Região, no Bairro do Recife; BIG Bompreço de Boa Viagem e BIG Bompreço de Casa Forte. Recife começa a vacinar gestantes e puérperas contra covid-19 Prefeito João Campos anunciou que o novo grupo já pode agendar a imunização a partir das 18h desta terça-feira (4), pelo Conecta Recife. A vacina começa a ser aplicada na quarta-feira (5) A partir das 12h desta terça-feira (4), as gestantes e puérperas (mulheres que tiveram bebê há, no máximo, 42 dias) que moram no Recife poderão agendar, através do Conecta Recife, a vacinação contra a covid-19. A vacina começa a ser aplicada já nesta quarta-feira (5) em espaços específicos reservados em quatro pontos de vacinação da cidade: no Parque da Macaxeira, nos Juizados Especiais do Recife, na Imbiribeira, na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), em Dois Irmãos, e na UPA-E do Ibura. O anúncio foi feito pelo prefeito João Campos na manhã desta terça (4). “Com a chegada de uma remessa da vacina Pfizer, estamos anunciando o agendamento, a partir das 18h de hoje, para grávidas e puérperas (mulheres até 42 dias depois do parto). A vacinação deste novo grupo começa amanhã. A vacina da Pfizer passou por testes específicos para gestantes. Por isso, a nossa decisão de vacinar preferencialmente esse grupo com essa vacina. E para vacinar esse novo grupo, vamos preparar espaços específicos nos centros da Macaxeira, do Juizado de Pequenas Causas, na UFRPE e na UPA-E do Ibura”,explicou o prefeito João Campos. O cadastro e o agendamento devem ser feitos através do site www.conectarecife.recife.pe.gov.br ou do app Conecta Recife. O app está disponível gratuitamente na PlayStore, para Android, e AppStore, para quem utiliza o sistema iOS. Para comprovar a condição é obrigatório anexar, no caso das gestantes, preferencialmente, um laudo médico ou cópia do cartão da gestante; podendo ser também exame laboratorial ou de imagem. Todos devem estar assinados e carimbados por profissional competente. Já para as puérperas, serão aceitos declaração/certidão de nascimento da criança ou resumo de alta da maternidade. Além disso, também é necessário anexar um comprovante de residência do Recife. No dia agendado para a vacinação, as mulheres devem levar, além da versão original, cópias dos documentos anexados no Conecta Recife, que ficarão retidas no local. Por recomendação do Ministério da Saúde, as gestantes e puérperas só devem tomar a vacina contra covid-19 14 dias após tomarem a vacina de Influenza (gripe) e/ou outra do calendário de vacinação. Caso a puérpera ainda seja lactante, deverá ser orientada a não interromper o aleitamento materno. PONTOS DE VACINAÇÃO – Atualmente, a capital pernambucana tem 19 pontos de vacinação, entre salas e drive-thrus. Todos os locais funcionam das 7h30 às 18h30, de domingo a domingo. As salas de vacinação ficam na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), em Dois Irmãos; Parque de Exposição de Animais, no Cordeiro; na Unidade de