Desembargador determina posse imediata de suplente no lugar do vereador do Cabo, preso no Cotel
O desembargador André Guimarães, determinou a posse imediata do suplente Claudenildo Rosa de Araújo, “Nia Vipcar” (PL). Ele é o suplente do vereador do Cabo de Santo Agostinho, Flávio Átila (Flávio do Fórum ou Irmão Flavio, nome que usou nessa campanha), preso no Cotel, em razão das investigações da Operação Rateio. O recurso foi impetrado pelo advogado Lucas Campos no Tribunal de Justiça de Pernambuco. O vereador Flávio Átila, foi preso no dia 22 de julho de 2020 e afastado do mandato. Mesmo preso, Flávio foi candidato a vereador e eleito nas eleições de 15 de novembro. O parlamentar foi diplomado através de procuração e empossado em 01 de janeiro. Depois a posse foi cancelada pelo presidente da Câmara, vereador Ricardinho (MDB). No dia 06 de janeiro, Flávio foi empossado por videoconferência e, por resolução editada no dia 14 do mesmo mês, entrou em licença não remunerada para tratar de assuntos de interesse particular, conforme documento de ID 15547013. “Vejo o fato da posse e da consequente licença como uma engenhosidade jurídico-administrativa a bem de preservar o mandato do vereador titular e, por consequência, a vontade da parcela popular que o elegeu. Contudo, não se pode negar que a motivação do ato de licença não guarda fidelidade com a realidade fática, na medida em que não enxergamos nela o pressuposto da voluntariedade do vereador titular beneficiado”, disse o desembargador na decisão. André Guimarães disse ainda que, além de expirada a licença, constitui fato incontroverso a impossibilidade atual do vereador titular, FLÁVIO DO FORUM, assumir o exercício da função parlamentar municipal para a qual recebeu o referendo popular, porque está preso preventivamente desde julho do ano de 2020, devendo ainda ser registrado que o decreto preventivo foi mantido por ocasião do julgamento desfavorável ao Habeas Corpus n° 0018491-75.2020.8.17.9000, pelo Relator para acórdão Des. CARLOS MORAES, em 23 de fevereiro de 2021, consoante documento de ID 15547016. COM A PALAVRA A CÂMARA DE VEREADORES – O Blog entrou em contato com a assessoria de imprensa da Câmara que emitiu a seguinte nota: “A Câmara de Vereadores do Cabo de Santo Agostinho, está seguindo todos os preceitos legais previstos na Lei Orgânica e no Regimento Interno da Casa Legislativa, no qual dispõe expressamente que o Presidente da Câmara só pode convocar o suplente no caso de licença para assumir secretaria municipal ou no caso de licença por questões de saúde ou de interesses particulares igual ou superior a 120 dias” diz a nota. Segundo a nota, a Câmara ainda não foi notificada oficialmente, mas “Assim que a câmara for devidamente notificada da decisão liminar o setor jurídico indicará os trâmites legais que serão seguidos para a posse do suplente, Nia da Vipcar”, finaliza.
André Ferreira participa de entrega de leitos de UTI em Gravatá
O deputado federal André Ferreira (PSC-PE) participou nesta segunda-feira (26) da abertura de 10 leitos de UTI no Hospital Municipal Dr. Paulo da Veiga Pessoa. A entrega do equipamento celebra os 100 primeiros dias de mandato do prefeito Padre Joselito e seu vice, Darita, e representa um grande avanço para o município, que, pela primeira vez, passa a dispor de UTIs. Acompanhado do prefeito Joselito e da primeira-dama, Viviane Facundes, de Darita, do deputado estadual Waldemar Borges e de vereadores, André Ferreira conheceu a estrutura do hospital. A princípio, esses 10 novos leitos de UTI serão destinados ao tratamento dos pacientes mais graves da Covid. Além desses, a unidade de saúde já dispõe de outros oito leitos para casos mais leves da doença. “Esses 10 novos leitos de UTI serão de extrema importância neste momento grave pelo qual estamos passando. É uma ação de quem enfrenta os problemas com trabalho. Muitas vidas serão salvas com essa iniciativa. É uma grande honra participar desse novo momento de Gravatá. E ainda estamos nos primeiros 100 dias. Muita coisa virá pela frente”, afirmou André Ferreira. Até o domingo (25), Gravatá havia registrado 2.498, com 101 mortes. A nova Unidade de Terapia Intensiva recebeu o nome da enfermeira Ana Delvair, que foi infectada quando atuava na linha de frente no combate ao coronavírus e acabou falecendo.
Miguel se reúne com Daniel Coelho e Roberto Magalhães
Em agenda no Recife, o prefeito Miguel Coelho (MDB) teve encontros, nesta segunda-feira (26), com importantes lideranças políticas de Pernambuco. Logo pela manhã, o gestor conversou com o deputado federal Daniel Coelho (Cidadania). Miguel ainda visitou o ex-governador Roberto Magalhães. Na agenda com Daniel, o prefeito petrolinense agradeceu pelo apoio na eleição de 2020, na qual o Cidadania compôs a coligação para a reeleição do emedebista no município sertanejo. Miguel ainda discutiu o cenário nacional, estadual e políticas públicas para a atual realidade econômica pernambucana. O encontro com Roberto Magalhães foi regado por conselhos e história da política estadual. O ex-governador presenteou Miguel com três livros e fez sua avaliação do momento difícil que Pernambuco enfrenta. “Importante ouvir todas as grandes lideranças do Estado nesse momento em que precisamos pensar em como superar essas crises. Daniel é um importante deputado federal que contribui com o debate público e com sua atuação no Congresso. E doutor Roberto é uma referência de seriedade e retidão na vida pública ao longo de sua vasta trajetória”, disse Miguel após as reuniões.
Cabo inicia nesta terça-feira vacinação da população 61+
O município do Cabo de Santo Agostinho abre, nesta terça-feira (27), seu Centro de Vacinação Covid-19 na Praça Nove de Julho e as quatro escolas de referência do município, das 8h às 13h, para iniciar a vacinação de primeira dose (D1) do grupo de faixa etária 61+. Todos vão tomar a Coronavac/Butantan. Também nesta terça-feira, populares 61+ da comunidade de Jussaral (zona rural) serão atendidos. Vão receber as primeiras doses da vacina Astrazeneca. Pacientes da Clínica de Diálise estão na programação para receber o imunizante da AstraZeneca. A partir de quinta-feira (29), o município dará início à vacinação da faixa etária a partir dos 60 anos.De acordo com o último Inform Epidemiológico do município, o Cabo de Santo Agostinho já aplicou 31.469 doses, sendo 21.035, D1 e 10.434, D2. O Centro de Vacinação Covid-19 funciona de segunda a sábado, das 8h às 13h. Nos dias especiais, quando novas faixas etárias passam a ser atendidas, como é o caso da próxima terça-feira (27), quatro escolas de referência no município abrem para atender. São elas: as escolas municipais de Ponte dos Carvalhos (Manoel Davi Pereira da Costa), Pontezinha (Eronides Soares), Charneca (Padre Antônio Melo Costa) e Gaibu (Professora Maria Thamar Leite da Fonseca).
Brasil aplicou 1ª dose de vacina contra covid em 29 milhões de pessoas
O Brasil aplicou a 1ª dose de vacinas contra a covid em 29.028.693 pessoas até as 20h07 de domingo (25.abr.2021). Dessas, 12.573.328 receberam a 2ª dose. Ao todo, 41.591.338 doses foram administradas no país. Os dados são das plataformas coronavirusbra1 e covid19br, que compilam dados das secretarias estaduais de Saúde. O número de vacinados com ao menos uma dose representa 13,7% da população, segundo a projeção para 2021 de habitantes do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Os que receberam as duas doses são 5,9%. Dos que tomaram a 1ª dose, 43% já receberam também a 2ª e estão imunizados. As vacinas que estão sendo aplicadas no Brasil são a CoronaVac e a de Oxford-AstraZeneca. Ambas requerem duas doses para uma imunização eficaz. Eis os números de vacinados por Estado: OS DADOS Os dados mostrados neste post são das plataformas coronavirusbra1 e covid19br, que compilam os números de vacinação divulgados pelas secretarias estaduais de Saúde. O Ministério da Saúde também dispõe de uma plataforma que divulga dados sobre a vacinação: o Localiza SUS. Contudo, os números demoram mais para ser atualizados. A plataforma do ministério depende de Estados e municípios preencherem os dados –de acordo com os critérios do governo federal– e enviarem à pasta. Quando uma dose é aplicada, as cidades e os Estados têm 48h para informar ao ministério. O dado publicado pelo Poder360 é maior que o do Localiza SUS, por que os desenvolvedores das plataformas coronavirusbra1 e covid19br compilam os números de cada uma das secretárias estaduais, e as informações divulgadas diretamente por elas são mais atualizados. Com informações do Poder 360
Jornalistas do Diario de Pernambuco – Carta Aberta à Opinião Pública
O Sinjope vem denunciar a realidade das (os) trabalhadoras(es) do Diario de Pernambuco, que enfrentam um dos piores momentos da história recente do jornal. A soma dos salários atrasados equivale a quase seis meses de trabalho para jornalistas, diagramadores e demais categorias, sejam celetistas ou prestadores de serviços da empresa. E o que costumam receber mensalmente chega a conta-gotas. Ao invés de duas vezes como é acordado, um adiantamento, no dia 20, e os proventos propriamente ditos, no quinto dia do mês subsequente ao trabalhado, os pagamentos ocorrem em três, quatro, cinco parcelas… Mesmo assim, nem sempre o recebido quita a totalidade de um salário. salários atrasados, um e meio é “herança” da administração do Grupo R2, dos irmãos Alexandre e Maurício Rands, relativos aos meses de agosto e setembro de 2019. Junta-se a estes os débitos da atual gestão, presidida pelo empresários Carlos Frederico Vital: parte da segunda parcela do 13º salário de 2020, cujo valor deveria ser quitado até 20 de dezembro, além de oito quinzenas com vencimentos de janeiro a abril deste ano. Apesar dos atrasos, o jornal continua sendo levado aos leitores. Mas não tem sido fácil. Jornalistas e diagramadores, aos quais este Sinjope representa, se desdobram para o veículo circular e, mais ainda, para pagar as contas pessoais. A realidade é de mensalidade escolar dos filhos, aluguel e contas de energia elétrica, água e telefone atrasados. A menos de cinco anos de completar dois séculos, o Diario de Pernambuco divulga o que ocorre no mundo fora de suas quatro paredes. O que acontece dentro delas, com as duras consequências para as(os) trabalhadoras(es), a sociedade pouco ou nada conhece. É este quadro de salários atrasados, de não depósito do FGTS e do INSS, que o Sinjope vem denunciar e reafirmar o compromisso de luta para garantir os direitos e a dignidade das(os) trabalhadoras(es). Recife, 24 de abril de 2021 Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Pernambuco(Sinjope)