Prefeitura de Palmares inicia vacinação dos idosos de 70 a 74 anos
A cidade dos Palmares, iniciou, nesta segunda-feira (22), a ampliação da vacinação contra a covid-19 para os idosos da faixa etária dos 70 a 74 anos. De acordo com o prefeito Júnior de Beto, a vacinação terá como foco, inicialmente, os grupos prioritários. “ Como sempre falo, nossa gestão tem o compromisso de vacinarmos o maior número de idosos o mais rápido possível. A nossa grande arma contra a covid-19 é a vacinação e aliado a isso, a prevenção de sempre, evitando aglomerações, usando máscaras e álcool em gel. Não podemos nos descuidar um minuto sequer e vamos vencer essa batalha juntos se Deus quiser”, ressaltou o prefeito.
Agricultores do Cabo recebem sementes de milho para a próxima safra
Pequenos agricultores da cidade do Cabo, receberam, durante o mês de março, mais de 829 quilos de milho para a próxima safra. A iniciativa, realizada pela Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, já beneficiou mais de 600 famílias da zona rural. Até o próximo sábado (27), outras cinco associações serão beneficiadas, recebendo cerca de 160 kg de sementes de milho. Segundo a Prefeitura, a expectativa da gestão é alcançar uma safra recorde de milho, a maior dos últimos 20 anos. “ O compromisso da gestão do prefeito Keko do Armazém é construir uma nova história também na Zona Rural e, com muito trabalho e com a parceria dos nossos amigos agricultores, faremos isso”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Eduardo Cajueiro. O prefeito Keko do Armazém, cita que a entrega das sementes virá acompanhada de outros benefícios para a zona rural. “Essa entrega representa muito para os agricultores e para toda área rural do nosso município. Além das sementes, a melhor que poderíamos escolher, cinco tratores foram fornecidos para a maioria dos agricultores poderem arar suas terras e plantar suas sementes. Tenho muita fé em Deus e muita certeza que iremos ter uma das melhores colheitas de milho do nosso município”, disse o prefeito Keko.
Edital para projeto do trecho Sul do Arco Metropolitano é publicado pelo Governo de Pernambuco
O Governo de Pernambuco publicou, no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (23.03), o edital que trata da elaboração do projeto básico do Trecho Sul do Arco Metropolitano. A iniciativa vai estabelecer uma nova rota expressa entre os municípios de Goiana, na Mata Norte do Estado, e Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana do Recife, desafogando trechos urbanos do trajeto atual, que utiliza a BR-101. O investimento previsto é da ordem de R$ 4 milhões. “Essa obra vai impulsionar o desenvolvimento de Pernambuco, consolidando o Estado como HUB logístico do Nordeste. Nossa expectativa é que toda essa fase de estudos e planejamento das obras seja concluída até o fim do ano, para que imediatamente possamos dar início à contratação para implantação do Arco Metropolitano”, destacou Paulo Câmara. O Trecho Sul tem 45,3 quilômetros e fica entre a BR-408, em Paudalho, e a BR-101 sul, no Cabo de Santo Agostinho. Com relação ao Trecho Norte, que vai da BR-408, em Paudalho até a BR-101 Norte, em Goiana, a licitação pela AD Diper já está na fase final para contratação de empresa especializada para a elaboração de estudos de impactos socioeconômicos e ambientais, o anteprojeto de engenharia e o plano de desenvolvimento territorial.
Mais dois pontos de vacinação são abertos pela Prefeitura do Recife
No primeiro dia de vacinação dos idosos com 64 anos ou mais no Recife, o prefeito João Campos anunciou, na manhã desta terça-feira (23), em visita ao drive-thru montado no Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), na Tamarineira, que a capital pernambucana terá mais dois centros de vacinação, também no formato drive-thru. Um ficará localizado no BIG Bompreço de Boa Viagem e outro, no BIG Bompreço de Casa Forte, e começarão a funcionar ainda nesta semana. “Vim aqui acompanhar este primeiro dia de vacinação da nova faixa de 64, 65, 66, 67 e 68 anos. E a gente aqui também faz um anúncio: vamos abrir mais dois drive-thrus – no BIG Bompreço de Casa Forte e no BIG Bompreço de Boa Viagem. Serão grandes drive-thrus para a gente poder aumentar a vazão. Para vocês terem uma ideia, só de ontem a noite até hoje pela manhã, já foram mais de 40 mil recifenses que agendaram, dentro dessa nova faixa de idade. Recife foi a primeira capital do Nordeste a abrir para 64 anos de idade”, garantiu o gestor municipal. O BIG Bompreço de Casa Forte está localizado na Praça Jornalista Francisco Pessoa de Queiroz, 23. E o BIG Bompreço de Boa Viagem fica na Rua Padre Carapuceiro, 800. O prefeito informou ainda que a população do Recife vacinada já corresponde ao dobro dos casos confirmados na cidade. “E hoje a gente já tem um importante número. O número de pessoas vacinadas já é duas vezes maior do que todas as pessoas que pegaram covid na nossa cidade. A gente está no caminho certo, vamos em frente, conto aqui com a colaboração de cada um e cada uma para seguirem tomando os cuidados, usando máscara, lavando as mãos, mantendo o distanciamento, para a gente poder superar o quanto antes essa pandemia. Contem com a gente e com todo o time da Prefeitura do Recife”, afirmou o prefeito. Até a meia noite de ontem 163.876 pessoas haviam recebido a vacina no Recife. Desse total, 50.154 já receberam a primeira e a segunda da vacina, completando o esquema de imunização e totalizando 214.030 doses aplicadas. Do total de pessoas que receberam pelo menos a primeira dose da vacina, 114.755 são idosos, 48.636 são trabalhadores de saúde e 485 são pessoas a partir de 18 anos com deficiência severa institucionalizadas. AGENDAMENTO – Desde o início da campanha, em janeiro, o Recife realiza cadastro e agendamento da população de forma 100% digital, dando agilidade e organização ao processo de vacinação na capital. A marcação deve ser feita através do site www.conectarecife.recife.pe.gov.br ou do app Conecta Recife, disponível gratuitamente na PlayStore, para Android, e AppStore, para quem utiliza o sistema iOS. Pensando nas pessoas que não possuem acesso à internet ou que tenham alguma dificuldade com a plataforma, a gestão disponibilizou profissionais para realizarem o acolhimento, tanto nos centros de vacinação como nas unidades da Atenção Básica da rede municipal, para ajudar no cadastro e marcação.
O importante é não perder mais vidas, diz José Patriota em entrevista
O presidente da Amupe, José Patriota, participou na manhã desta terça-feira (23) de entrevista coletiva com prefeitos e promotores do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) para esclarecer à imprensa e a sociedade em geral os detalhes sobre o endurecimento das medidas restritivas em 12 municípios da 3° circuncisão do MPPE. Na oportunidade, Patriota pediu união para o que chamou de “guerra contra o vírus”. “A falta de uma coordenação nacional para enfrentar a pandemia obrigou os prefeitos e prefeitas a se unirem e tomarem decisões independentes no combate à guerra contra o vírus. O papel da Amupe nessa questão é de apoiar e orientar os municípios”, frisou. Patriota ainda afirmou que a rede pública de saúde da região está perto do colapso, e que a vacinação é primordial para diminuirmos esses dados. “A vacina é a ferramenta principal para termos controle sobre a proliferação da covid-19 e, consequentemente, a redução no número de ocupação de leitos. No Pajeú, por exemplo, o Hospam e o Emília Câmara já estão com 100% das UTIs ocupadas, já o Hospital Eduardo Campos com 97%”. Segundo o gestor, a vacinação de idosos acima de 80 anos reduziu em 40% o número de internação dessa população. Para o presidente da Amupe, todos perdem com essas medidas mais restritivas. “É inevitável, todos acabam perdendo. Perde o empresário que com seu suor e esforço não tem retorno do investimento. Perde o trabalhador que fica sem emprego. Perde o município e Estado em arrecadação com a economia travada. No entanto, diante de tudo isso, o mais importante é não perder mais vidas”, concluiu. Participaram da entrevista coletiva os prefeitos de Afogados da Ingazeira, Alessandro Palmeira e de Ingazeira Luciano Torres, os promotores de Justiça Aurinílton Leão e Lúcio Luiz de Almeida, além do secretário de Saúde de São José do Egito, Paulo Jucá. Vão adotar as medidas mais restritivas a partir da quarta-feira (24), os municípios de Afogados da Ingazeira, Brejinho, Carnaíba, Iguaracy, Ingazeira, Itapetim, Quixaba, Santa Terezinha, São José do Egito, Sertânia, Solidão, Tabira e Tuparetama.
Juventude Progressista fortalecida para as eleições de 2022
Com o apoio do presidente da Juventude Progressistas de Pernambuco, Lula da Fonte, os mais novos integrantes do partido já estão unindo forças junto a parlamentares mais experientes para compor uma das maiores chapas do estado. Para as eleições 2022, um dos nomes jovens já confirmados é o de José Siqueira. Pré-candidato a deputado estadual, ele já tem mostrado a garra que precisa para enfrentar as urnas. “Fui criado em Ouricuri e sempre tive o sonho de defender a minha região, por isso, me filiei ao Partido Progressistas. Ao lado do deputado federal Eduardo da Fonte, quero trabalhar para fortalecer ainda mais o desenvolvimento econômico, por meio de investimentos importantes que beneficiem à toda a população”, declarou José. Neto do ex-deputado estadual Coronel Siqueira, o jovem promete provar que a paixão pela política e o desejo de trabalhar pelo povo está no sangue. Além de José Siqueira, o nome de outros pré-candidatos serão anunciados em breve pelo partido.
Relator da proposta da venda direta do etanol é o deputado Silvio Costa Filho
Silvio Costa Filho é escolhido relator da proposta de venda direta do etanol Para permitir que as usinas possam vender etanol diretamente aos postos de combustíveis e reduzir o valor repassado ao consumidor, o Projeto de Decreto Legislativo que trata do tema vai começar a tramitar com mais celeridade na Câmara dos Deputados. Nesta terça-feira (23), o deputado federal Silvio Costa Filho (Republicanos) foi escolhido como relator da matéria na Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania. Atualmente para ser vendido, o etanol deve passar primeiro pelas distribuidoras, de acordo com a resolução da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), que proíbe a venda direta. Demanda antiga do setor sucroenergético, o texto está em tramitação na Casa desde 2018. O deputado considera a discussão da matéria um avanço. “Precisamos, cada vez mais, fortalecer o setor sucroenergético, que é muito importante para a economia do país, pois gera mais de 700 mil empregos diretos no Brasil, sendo 270 mil na região Nordeste e cerca de 60 mil em Pernambuco. Com a venda direta, sem intermédio das distribuidoras, as usinas poderão negociar com os postos. Com isso, vamos dar celeridade, desburocratizar o processo e, mais do que isso, os preços na bomba de combustível tendem a cair. Todos os analistas apontam que, com a venda direta, podemos ter redução no litro do álcool. Estamos dialogando com os setores produtivos para aprovar esse projeto, que também é de interesse do Governo Federal e já foi aprovado por unanimidade no Senado. Esperamos votar essa matéria tão importante nos próximos 15 ou 20 dias na CCJ e, depois, levar para votação no Plenário da Câmara”, destacou Silvio. A expectativa é de que, com o modelo de negócio, não haja o “passeio do etanol” entre as bases dos produtores e das distribuidoras, especialmente no Nordeste, que produz cerca de 2 bilhões de litros de etanol por ano. Consequentemente, a equação entre os tributos será mais leve e a entrega mais rápida, estimulando redução nos preços da última ponta. Além disso, com a mudança proposta, as distribuidoras continuarão no processo de oferta para os postos, aumentando a concorrência entre elas. A venda direta das usinas para os postos de combustíveis ocasionará uma economia de 30% em procedimentos logísticos. Silvio, que tem atuado em defesa do setor produtivo, tem trabalhado na pauta legislativa do segmento sucroenergético e vai construir o melhor relatório possível, ouvindo todo o setor nacional, todos os parlamentares da Câmara dos Deputados e, naturalmente, dialogando com a equipe econômica para construir uma proposta que avance da melhor forma possível. O presidente da Associação de Produtores de Açúcar e Bioenergia (Novabio), Renato Cunha, destaca o impacto que a aprovação da proposta terá nos preços. “Temos total confiança na relatoria do deputado Silvio Costa Filho porque ele conhece como funciona esse sistema e tem vasto conhecimento do mercado do Nordeste e do Brasil. A venda direta é um mecanismo moderno e alternativo, que pode melhorar a comercialização de etanol, principalmente quando há usinas localizadas perto dos municípios onde estão os postos. Ela simplifica a logística evitando o “frete morto” e incentiva o cumprimento do RenovaBio, com a redução de emissão de carbono, na medida em que não há necessidade de utilizar transporte por caminhões para distâncias longas simplesmente para uma troca de nota fiscal. Aproximando os elos da cadeia, ou seja, o produtor do posto e o consumidor, o mercado passa a ter mais possibilidades e ofertas de preços”, pontuou.
Anderson Ferreira anuncia medidas econômicas e isenta baixa renda da taxa de iluminação pública
O prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira, anunciou, nesta terça-feira (23), que cerca de 44 mil famílias de baixa renda do município serão isentadas, nos meses de maio e junho, da Contribuição de Iluminação Pública (CIP). Serão beneficiados os jaboatonenses cadastrados no CadÚnico com consumo mensal de até 220 kw/mês. O projeto de lei do Executivo Municipal será enviado à Câmara de Vereadores ainda nesta semana. “Todas essas famílias estão praticamente sem renda, mas continuam recebendo contas de energia. Estamos fazendo a nossa parte, isentando a taxa de iluminação pública porque temos que ajudar as famílias da melhor forma possível a atravessarem esse momento”, ressaltou o prefeito Anderson Ferreira. Além disso, o prefeito irá implementar um pacote de medidas econômicas voltado a cerca de 30 mil empresas e profissionais autônomos do município, para que possam enfrentar a crise provocada pela pandemia da Covid-19. Serão contemplados os setores de hotéis, bares, restaurantes, lanchonetes, cantinas, cabeleireiro, manicure, pedicure, agências de viagem, academias, produção e atividades culturais. O impacto financeiro das medidas econômicas e da isenção da CIP será superior a R$ 4 milhões. “É fundamental olharmos para os setores econômicos que estão sendo impactados diretamente pela pandemia. Por isso, estamos tomando uma atitude para minimizar essa situação, com a prorrogação do pagamento de impostos e taxas. As empresas precisam de tempo para retomar as atividades com mais tranquilidade”, disse o prefeito Anderson Ferreira. Os pagamentos do IPTU e da Taxa de Limpeza Pública (TLP), que vencem no dia 10 de abril, ficarão para o dia 10 de dezembro, contemplando 1.224 pessoas jurídicas do Jaboatão. Já a segunda parcela do CIM, que seria quitada em 10 de agosto, ficará para o dia 10 de novembro. Esta prorrogação atende a 18.890 empresas e 10.900 profissionais autônomos. Já a parcela do ISS de 922 empresas, prevista para 10 de abril, foi prorrogada para o dia 10 de dezembro. Outro benefício para as empresas, presente no pacote anunciado por Anderson Ferreira, é a prorrogação das licenças ambiental e urbanística, que vencem no período de 16 de março e 30 de setembro. Agora, todas passam a ter validade até 30 de setembro. Processos de Réplica, Recurso e Reconsideração têm prazos suspensos entre 16 de março e 15 de abril. O mesmo vale para as exigências de Processos Administrativos e para Defesa de Notificações Administrativas.
Cabo inaugura Centro de Vacinação e inicia imunização de idosos com 69 anos ou mais
A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho inicia nesta quinta-feira (25) a vacinação de pessoas com 69 anos ou mais. A data também marca a abertura do Centro de Vacinação do Cabo, na Praça Nove de Julho, às margens da PE-60. Segundo a secretária de Saúde do município, Ana Maria Albuquerque, o local vai funcionar diariamente, de segunda a sábado, e vai se tornar uma referência da cidade no que se refere ao combate ao coronavírus. “No local, o cidadão vai encontrar profissionais qualificados e a vacina. Dessa forma, as pessoas poderão se programar e adequar os horários de acordo com suas necessidades”, afirmou. A expectativa da secretária é que o local passe a funcionar com 30 equipes de atendimento, compostas de enfermeiros, técnicos e digitadores (que fazem o cadastro da população). O centro de vacinação vai funcionar das 8h às 13h. Na sexta-feira (26) acontecerá um dia de vacinação descentralizada. Três escolas do município vão estar abertas, das 8h às 13h, para receber os idosos que querem se imunizar. São elas: Escola Manoel Davi Vieira da Costa (Ponte dos Carvalhos), Escola Padre Antônio Melo Costa (Charneca) e Escola Prof. Maria Thamar Leite da Fonseca (Enseada dos Corais). “A ideia é descentralizar o serviço neste primeiro momento para o idoso conseguir se vacinar perto de casa”, disse Ana Maria. Nesta semana o Cabo de Santo Agostinho está recebendo mais 3 mil doses do imunizante Sinovac para aplicação da primeira dose no novo grupo a partir dos 69 anos. O município tem ainda outras 1.230 doses que estavam reservadas para a segunda dose, mas serão aplicadas nesta etapa, diante do compromisso do Ministério da Saúde de repor os estoques semanalmente. Com isso, o município terá capacidade para aplicar mais de 4 mil doses durante a semana, a partir de quinta-feira (25). TESTESO Cabo de Santo Agostinho também vai inaugurar nos próximos dias o Centro de Triagem e Testagem para Covid no Centro Social Urbano (CSU) Vila Roca. “Esperamos realizar 200 exames por dia”, calcula a secretária de Saúde. Para ter acesso aos testes, a população passa por uma triagem, que inclui entrevista médica. A partir dos dados coletados, o cidadão é classificado dentro dos critérios do protocolo e é encaminhado para fazer o teste rápido ou RT-PCR (Swab Nasal). A indicação depende dos sintomas, tempo dos sintomas e outras características de saúde que indiquem a presença da doença.
Prefeitura de Gravatá lança aplicativo que ajuda na vacinação contra a COVID-19
Os moradores de Gravatá agora contam com um reforço tecnológico no combate a COVID-19. Trata-se do aplicativo Conecta Gravatá, que vai agendar hora e local em que cada pessoa poderá receber a vacina sem provocar aglomeração. Estiveram presentes na divulgação do app, que aconteceu no gabinete do prefeito, no Paço Municipal, o gestor da cidade, padre Joselito Gomes, o secretário de Saúde de Gravatá, José Edson, além dos executivos da pasta Maria Araújo e Frailan Mota, e o coordenador do Programa Nacional de Imunização (PNI) da cidade, Leduard Leon. O coordenador explicou que “o aplicativo pode ser acessado pela Play Store do smartphone Android, ou quem tem smartphone IOS (Iphone) pode fazer o agendamento pelo site conectagravata.com.br . A pessoa realiza um pré-cadastro com o número do CPF e caso não seja reconhecido esse número a pessoa preenche um formulário com informações básicas e faz o pré-agendamento no local e horário de sua preferência”. Ainda de acordo com Leduard Leon, “à medida que a demanda for chegando no nosso banco de dados podemos distribuir esse público nas unidades de saúde de forma que fique de acordo com a escolha do usuário e que não haja aglomeração. Isso vale também para quem vai tomar a segunda dose”, completou. O secretário municipal de Saúde, José Edson, falou que “a próxima etapa de vacinação, que são as pessoas de 70 anos ou mais a partir desta quarta-feira (24), vai funcionar com o uso do aplicativo. Nós recebemos 72% das doses para essa faixa etária, e na próxima semana iremos receber o restante para completar a cobertura total desse público”, disse. Gravatá recebeu 1.610 vacinas, que são quase em sua totalidade voltadas para os idosos, e outra menor, 40 doses, direcionadas para os profissionais da saúde. O prefeito padre Joselito falou da importância do app Conecta Gravatá. “O compromisso com as pessoas faz com que estejamos investindo em tecnologia. Temos o Conecta Gravatá que vai facilitar o agendamento da vacinação, escolhendo o melhor local, mesmo sendo na própria casa. Isto evita a fila, aglomeração e facilita a vida das pessoas”. O prefeito reforça que “é importante manter o uso da máscara, o distanciamento, a higienização das mãos e se não houver necessidade de sair, permaneça em casa. Vamos juntos vencer este mal que atinge a humanidade” finalizou.