Cabo amplia ações de prevenção e combate ao Coronavírus
A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, por meio de várias Secretarias realizou ações de prevenção à disseminação e combate à Covid-19,na manhã deste sábado (20). As medidas contemplaram o Mercado Público (Mercadão) no centro da cidade e também o Mercado de Ponte dos Carvalhos, além de vários bairros do município. Nas entradas principais dos mercados públicos, equipes fizeram distribuição de máscaras aos visitantes e comerciantes, que não estavam utilizando o Equipamento de Proteção Individual (EPI), peça fundamental na prevenção da disseminação do vírus. Os agentes também promoveram a higienização das mãos dos cidadãos com álcool em gel. As feiras livres, bem como os mercados seguem funcionando com as medidas preventivas. A fiscalização dos mercados públicos, praças, parque e nos bloqueios nas prais do litoral cabense, conta com equipes da Secretaria Municipal de Defesa Social (SMDS), Ronda Ostensiva Municipal (Romu), Guardas Municipais, Trânsito, Controle Urbano, Guarda Ambiental, Patrulha Maria da Penha, Polícia Militar, Polícia Civil e Serviço de Inteligência da Guarda (Sig), trabalham de forma integrada. O secretário municipal de Defesa Social, Pablo de Carvalho, destaca que esse é um momento de união de forças. “Nosso foco agora é no combate à Covid-19. Estamos cumprindo o decreto do governo estadual, e não vamos relaxar a fiscalização durante a pandemia”, ressaltou. PIAS Para facilitar a higiene da população e visando aumentar a proteção e conter a propagação do novo coronavírus no Cabo de Santo Agostinho, a Prefeitura instalou pias comunitárias no Mercado Público da cidade (Mercadão), por meio da Secretaria Municipal de Coordenação Regional e Serviços Públicos. A medida possibilita que cidadãos higienizem suas mãos durante o percurso na cidade. Durante esta semana os equipamentos, com água e sabão vão ser instalados em vários locais de grande movimentação de pessoas, diminuindo as chances de transmissão da Covid-19. O método é considerado pelos órgãos de saúde uma das medidas mais eficientes no combate a esta pandemia.
Presidente Eriberto monitora com prefeitos aliados situação da quarentena nos municípios do interior de Pernambuco
Atento ao período de quarentena, o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado estadual Eriberto Medeiros (PP), realizou reuniões de monitoramento de municípios do interior do Estado, ouvindo as demandas e acompanhando as ações dos prefeitos aliados. Por videoconferência, Eriberto conversou com os gestores ao longo da tarde desta sexta-feira (19), onde também entrou na pauta o início das chuvas. Eriberto se reuniu com os prefeitos Zé de Irmã Teca, de Itapissuma; Stênio, de Lagoa dos Gatos; Branco de Geraldo, de Jurema; Carlinhos da Pedreira, de Barreiros; Flávio Gadêlha, de Abreu e Lima; Wilson Lima, de São João; Júnior de Beto, de Palmares; Irlando Parabólicas, de Santa Cruz da Baixa Verde; Marinaldo Rosendo, de Timbaúba; Camila Machado, de Sirinhaém; Vinicius Labanca, de São Lourenço da Mata; e a vereadora Rannya Freitas, de Sanharó. “É importante ouvir cada um nesse momento, procurando contribuir no esforço para salvar vidas e ajudar a preservar os empregos da população. Para que esse momento difícil seja superado, temos que agir com solidariedade, seguindo as orientações sanitárias, tomando a vacina e cuidando dos mais vulneráveis”, afirmou o deputado. Também conversou com lideranças dos municípios de Belo Jardim (Luís Carlos), Barra de Guabiraba (ex-prefeito Bebeto), Capoeiras (prefeito eleito Dudu), Agrestina (ex-prefeita Carmen Miriam), Caetés (ex-vereador Irmão Naldinho), Cortês (ex-vereador Seninho) e Pesqueira (prefeito eleito Cacique Marcos). “Nesse momento, passa a fazer parte da nossa pauta o acompanhamento das chuvas, que influenciam diretamente a produção do homem do campo. A rede de solidariedade tem que ser forte para que possamos enfrentar os desafios”, argumentou Eriberto.
Idosos a partir de 68 anos já podem fazer cadastramento para vacinação contra Covid-19 em Jaboatão, garante Anderson Ferreira
O prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira, anunciou, no início da tarde deste sábado (20), em suas redes sociais, a abertura do cadastramento para vacinação de idosos a partir dos 68 anos contra a Covid-19. O agendamento está disponível à população por meio do site deolhonaconsulta.jaboatao.pe.gov.br ou pelo aplicativo para smartphones De Olho na Consulta. Jaboatão iniciou a vacinação contra o novo coronavírus no último dia 19 de janeiro, e, até o momento, aplicou cerca de 38 mil doses da CoronaVac e Oxford/AstraZeneca. “Entramos no terceiro mês da campanha de vacinação contra a Covid-19 abrindo o cadastramento para os idosos com 68 anos ou mais. Jaboatão tem demonstrado que, com planejamento estratégico e boas práticas de gestão, é possível acelerar o processo de imunização da população. Essas ações estão nos dando a possibilidade de, a cada semana, atingirmos novos públicos, resultado de um trabalho sério e eficaz”, disse o prefeito Anderson Ferreira. A prefeitura disponibiliza para campanha de vacinação quatro pontos que funcionam no formato drive-thru, com faixa rápida para pedestres. São eles: o Centro Cultural Miguel Arraes, em Prazeres; Shopping Guararapes, em Piedade; a Casa da Cultura, em Jaboatão Centro; e a unidade do Sesc, localizada no bairro de Piedade. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h. Há, ainda, um quinto drive-thru exclusivo para profissionais da saúde que atuam na linha de frente no combate à pandemia, montado no Palácio da Batalha, em Prazeres. De acordo com o protocolo da Prefeitura do Jaboatão, idosos acamados (bem como os com mais de 85 anos) recebem as doses em domicílio, bastando, para isso, marcar a opção no ato do cadastramento. No ato da vacinação, é preciso que o idoso apresente documento oficial com foto e comprovante de residência.
Quatro milhões de doses da vacina Sputnik V são adquiridas pelo Governo de Pernambuco
O governador Paulo Câmara anunciou, neste sábado (20.03), a compra de quatro milhões de doses da vacina Sputnik V, adquirida através de negociação direta do Consórcio Nordeste com o Fundo Soberano da Rússia. Os primeiros lotes do imunizante deverão chegar ao Brasil no mês de abril. Também neste sábado, chegaram a Pernambuco mais 172 mil doses da Coronavac e outras 36 mil da AstraZeneca/Oxford. Com isso, o governador anunciou, em pronunciamento, o início da vacinação em idosos acima de 70 anos de idade em todo o Estado. “O melhor é que poderemos utilizar não só essas vacinas, mas também as 198 mil doses que já foram repassadas aos municípios no meio da semana, todas como primeira dose. Ou seja, são 400 mil doses que serão aplicadas em sua totalidade, sem necessidade de guardar 50% para a segunda aplicação”, detalhou Paulo Câmara, destacando que até o fim do sábado, todas as gerências regionais de saúde já terão recebido as novas doses para repassar às cidades. O governador afirmou que as novas vacinas trazem esperança, diante da crise causada pela pandemia, mas reforçou que não é momento para se abaixar a guarda. “Vamos continuar perseguindo qualquer oportunidade de aquisição direta de imunizantes para acelerar a vacinação dos pernambucanos e pernambucanas. Enquanto não chega a sua vez de vacinar, evite sair de casa. Se for necessário sair, use máscara o tempo todo”, completou Paulo Câmara.