Secretário de Defesa Social de Ipojuca diz que número de pessoas em Porto é menor que o final de semana passado
Apesar de parte da população ainda não ter entendido a gravidade desta pandemia do coronavírus, nem as razões pelas quais as medidas restritivas estão sendo impostas, o destino mais procurado de Pernambuco, a praia de Porto de Galinhas, teve uma redução de 50% de pessoas nas praias, comparado ao final de semana passado. A informação é do secretário de Defesa Social do Ipojuca, Osvaldo Morais, que, através da Central de Monitoramento, acompanha o fluxo de pessoas no litoral. “Observamos uma diminuição no número de pessoas 50% menor, em Porto de Galinhas, do que o 1º final de semana de cumprimento do decreto estadual. Ainda não é o ideal, mas é preciso destacar esta evolução. E continuar orientando as pessoas que evitem aglomerações e façam o uso da máscara para se protegerem da COVID”, disse Osvaldo Morais. Ainda de acordo com ele, não houve nenhuma resistência nas abordagens sobre a proibição no final de semana de permanecer na praia aglomerando ou praticando outra atividade esportiva que não fosse a individual. Também não houve ambulantes ou barraqueiros burlando o decreto estadual. O Comitê Contra o Coronavírus do Ipojuca, composto, além da prefeita Célia Sales, por 12 secretarias municipais, foi pioneiro no estado proibindo que os passageiros fossem levados em pé no transporte coletivo municipal. Um final de semana antes do decreto do Governo do Estado, a Prefeitura do Ipojuca realizou um trabalho de reordenamento das barracas da praia de Porto de Galinhas com o distanciamento obrigatório de 4 metros entre um guarda sol e outro. A Secretaria de Turismo está, desde o ano passado, realizando uma campanha de conscientização diária sobre o uso da máscara. Procon e Vigilância Sanitária fiscalizam os estabelecimentos comerciais durante a semana e a permanência no final de semana apenas das atividades essenciais. “Sem a conscientização da população nenhuma medida terá o efeito esperado por mais dura que seja”, comentou a secretaria de saúde, Manúcia Medeiros. Números da COVID em Ipojuca(na última semana epidemiológica)Casos ativos: 72Descartados: 137Casos graves: 03Óbitos: 02 Números desde o início da pandemia em IpojucaTotal de casos: 1.734Óbitos: 107 Doses da vacina aplicadas (até sexta (12/03)3.128 (entre profissionais da saúde e idosos de 75 anos ou mais, incluindo as pessoas que já tomaram a 2ª dose)
Após intermédio de Rodrigo Novaes, PE-375 passará por requalificação ainda em março
O secretário de Turismo de Pernambuco, Rodrigo Novaes, intermediou um encontro entre vereadores do município de Tacaratu, no interior do estado, e a secretária estadual de Infraestrutura, Fernanda Batista, no intuito de viabilizar a conserva da PE-375 no acesso ao município e no trecho entre Tacaratu e Inajá. A demanda dos parlamentares será atendida ainda este mês com a execução dos serviços de roço e conserva da via. Participaram do encontro com os secretários estaduais os vereadores Rinaldo Pedrosa, Teno Madeira, Júnior de Dário, Lucas Balbino, Toinho de Bastinho, Messias, além do ex-prefeito Gerson Silva. “O povo daquela região já anseia pela melhoria da via há bastante tempo. Conhecedor daquela realidade, meu objetivo sempre foi buscar soluções para a estrada. Por isso, viabilizei junto à Secretaria de Infraestrutura, um encontro para que os representantes do povo de Tacaratu apresentassem com ainda mais propriedade o desejo de melhoria para os trechos. Fico feliz porque a demanda foi recebida e os serviços serão executados ainda em março. Agradeço ao governador Paulo Câmara, nosso líder maior, e secretária Fernandha. Os municípios da região são de grande potencial e precisam de acesso rápido e fácil. Além de segurança, uma estrada conservada ajudam no desenvolvimento das cidades”, destacou Rodrigo Novaes.
Paulo Câmara prorroga vencimento de ICMS para microempresas e cria programa de recuperação de crédito
O governador Paulo Câmara anunciou, em pronunciamento divulgado neste sábado (13.03), novas medidas econômicas com foco nesta fase difícil imposta pela Covid-19. Para ele, o momento atual da pandemia é o pior já experimentado em todo o País. “Temos um quadro que pressiona o sistema de saúde e que causa também impactos severos na economia. Diante disso, anunciamos agora algumas ações para ajudar os setores produtivos – que geram emprego e renda à população – a atravessarem mais esta fase de intensas dificuldades”, afirmou. A primeira das ações é a prorrogação, por 120 dias, dos prazos de pagamento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) apurado no âmbito do Simples Nacional. A iniciativa é voltada para todos os estabelecimentos contribuintes do ICMS que estejam nesse regime tributário. Estão enquadrados na medida de benefício fiscal, e terão esse pagamento postergado por quatro meses, microempresas e o microempreendedores. De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Décio Padilha, a medida representa mais de R$ 26 milhões por mês para o Estado. “O primeiro vencimento seria agora, para março, mas fica adiado para julho. O de abril, por mais quatro meses para frente, e o de maio também”, detalhou Padilha. Paulo Câmara anunciou ainda que as demais empresas poderão contar com um novo programa de recuperação de crédito, que vai proporcionar uma redução de juros e multas de até 90% do valor dos débitos acumulados. Décio Padilha pontuou as condições: “A iniciativa é uma grande oportunidade para recuperação das empresas, com condições de descontos até parcelados. Se você parcela em até oito vezes, você tem o desconto de 80%. Tem uma sequência de parcelamentos em que você chega até 60 meses com desconto de 30%”, explicou o secretário. Os contribuintes terão dois meses para se inscrever no programa, a partir da data de publicação da lei, enviada à Assembleia Legislativa nessa sexta-feira (12.03). SAÚDE – O governador também anunciou, neste sábado, a abertura de mais 26 leitos de terapia intensiva para o tratamento de pacientes com Covid-19. As novas vagas foram contratadas pelo Governo com hospitais privados do Recife. São 10 leitos no Hospital Evangélico Pernambuco, no bairro da Torre, e 16 no Centro de Educação Saúde Comunitário – Cesac Prado, ambos no Recife. Ao longo desta semana, o Governo de Pernambuco abriu mais 153 leitos de UTI. Em 15 dias, foram colocados em operação mais de 200 leitos de terapia intensiva para pacientes com a Covid-19. O número é três vezes maior que a capacidade de terapia intensiva instalada no Hospital da Restauração, maior unidade de emergência do Norte/Nordeste.
Hospital Municipal de Gravatá oferece parto humanizado
Um dos pedidos mais solicitados pelos moradores de Gravatá era pela volta dos nascimentos na própria cidade e esse desejo foi carinhosamente atendido pela gestão do prefeito padre Joselito Gomes. Agora, as mães gravataenses podem contar com o atendimento de parto humanizado no Hospital Geral Dr. Paulo da Veiga Pessoa. O atendimento começou com pé direito, pois entre a noite da quarta-feira (10) e a manhã da quinta-feira (11), quatro bebês fizeram a alegria da equipe obstétrica do hospital municipal e de todos que testemunharam as chegadas das novas vidas. O enfermeiro obstetra Lucas Leonardo foi o responsável pelos partos e declarou que “foi uma honra ter sido convidado para contribuir com a saúde de Gravatá, trazendo a obstetrícia e a atuação da enfermagem obstétrica, junto com a humanização do parto. Está sendo um novo desafio trazer gravataenses nascidos na própria cidade. É um orgulho para a população e para a enfermagem obstétrica contribuir para isso”. A nova mãe da cidade, Ana Eliane, de 22 anos, trouxe ao mundo a gravataense Larissa e ela agradeceu o atendimento da equipe. “Eu achei ótimo ter minha bebê aqui, quero parabenizar todos que me atenderam, pois foram muito responsáveis comigo e minha filha”, disse. O Hospital Geral Dr. Paulo da Veiga Pessoa fica na Rua Joaquim Souto, s/n, Prado. Além do parto humanizado, o hospital faz atendimento de urgência e emergência 24 horas. O telefone para contato é o (81) 3533-0423.
Prefeito de Moreno cria auxílio emergencial para os artistas
O prefeito de Moreno, Edmilson Cupertino (PSB), encaminhou para Câmara de Vereadores da Cidade, ontem, um projeto de lei criando o auxílio moradia para os artistas morenenses, prejudicados com o cancelamento do carnaval 2021, devido à pandemia do novo coronavírus. Os beneficiados serão cantores e músicos que participaram do carnaval 2020 com comprovação e residam em Moreno. O beneficio será pago em uma única parcela de R$ 300,00. Após a aprovação no legislativo, a secretaria de Cultura, Turismo e Esportes vai anunciar o cadastramento.