Sirinhaém: Camila Machado efetua adesão em consórcio para compra de vacinas
Preocupada com o avanço da pandemia, a prefeita de Sirinhaém, Camila Machado, efetuou adesão no consórcio da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) para a aquisição de vacinas contra a COVID-19. A iniciativa nasceu a partir dos gestores municipais diante da inércia do Ministério da Saúde em suprir a demanda por vacinas em todo o país. Camila Machado tem se destacado, na Mata Sul, pela atenção especial que tem dedicado à saúde, sobretudo ao combate à pandemia de COVID-19. Segundo a prefeita, “pretendemos garantir a vacinação para a nossa população com a agilidade e a seriedade com que já estamos conduzindo o plano municipal de imunização”.
Shopping centers oferecem delivery e drive thru para atender clientes no fim de semana de lockdown
Por Patrícia Raposo Movimento Econômico Resiliência é a palavra de ordem para o empresariado em meio às novas restrições impostas pelo Governo de Pernambuco para tentar frear o avanço da pandemia da Covid-19 no Estado. Por isso, entre as alternativas encontradas para não ver as receitas caírem ainda mais com as novas medidas, estão o reforço dos serviços de delivery, drive thru e plataforma de vendas virtuais nos shoppings da cidade. Em Paulista, por exemplo, o Paulista North Way Shopping, que assim como os demais centros de compras de Pernambuco teve o funcionamento suspenso neste e próximo fim de semana, vai investir nos serviços de entrega em domicílio e drive thru das 8h às 20h. Além dessas alternativas, para os lojistas não terem ainda mais prejuízos com as novas restrições impostas, o shopping oferece aos clientes uma opção de compras pela sua Vitrine Virtual. A plataforma online conta com mais de duzentos produtos expostos e pode ser acessada pelo site do centro de compras: www.paulistanorthwayshopping.com.br. Durante a semana, de segunda a sexta, também como forma de atender a determinação do novo decreto estadual, o shopping antecipou sua abertura de 9h para 8h, fechando às 20h. Vale ressaltar que de acordo com o texto publicado pelo governo, mesmo os serviços essenciais que funcionam dentro dos shoppings, como clínicas, farmácias, laboratórios e supermercados, terão o atendimento suspensos no fim de semana. A exceção se dá apenas aos locais que tenham acesso independente do mall, como é o caso do Shopping Recife, onde o Big Bompreço poderá funcionar de segunda a sábado, das 7h às 22h, e aos domingos, das 8h às 21h, já que tem acesso independente ao centro de compras. Confira os horários dos shopping centers: Shopping Boa Vista Segunda a Sexta: das 8h às 20h Sábado e Domingo: Fechado Shopping Paulista North Way Segunda a Sexta: das 8h às 20h Sábado e Domingo: Fechado* *Vitrine Virtual, delivery e drive truth funcionarão nos fins de semana, de 8h às 20h. Shopping Guararapes Segunda a Sexta: das 9h às 20h Sábado e Domingo: Fechado* *Supermercados e farmácias irão funcionar de segunda a sábado das 7h às 22h, e domingo, de 8h às 21h. Shopping RioMar Recife Segunda a Sexta: das 9h às 20h Sábado e Domingo: Fechado Shopping Patteo Olinda Segunda a Sexta: das 9h às 20h Sábado e Domingo: Fechado* *Serviços essenciais, como farmácias, caixas eletrônicos, lotérica e serviços médicos estarão em funcionamento nos finais de semana. Shopping Recife Segunda a Sexta: das 9h às 20h Sábado e Domingo: Fechado* *Nos finais de semana, supermercados funcionarão em horários especiais e com acesso pelas portas externas. Shopping Tacaruna Segunda a Sexta: das 9h às 20h Sábado e Domingo: Fechado* *A exceção é o Big Bompreço, que funcionará de segunda a sábado, das 7h às 22h, e aos domingos, das 8h às 21h.
Cabo: Câmara reúne padres para discutir projeto que torna igrejas atividade essencial
Vereadores do Cabo de Santo Agostinho se reuniram na manhã desta sexta-feira (05/03) com vigários de paróquias do município na Matriz de Santo Antônio no Centro do Cabo. Durante o encontro, foi discutida a importância da aprovação do projeto de lei 3241/2021 de autoria do presidente da Câmara Ricardo Carneiro (Ricardinho), estabelecendo igrejas, templos religiosos de qualquer culto e as comunidades missionárias como atividade essencial. O projeto do presidente da Câmara foi apresentado depois que o Governo do Estado decretou o fechamento de atividades não essenciais de segunda a sexta-feira entre as 8 horas da noite e as 5 horas da manhã e nos finais de semana. A decisão do Governo do Estado também vale para as igrejas. Os padres usaram diversos argumentos para reivindicar a abertura das igrejas. Todos os vigários defenderam o trabalho da igreja como atividade essencial. Presente ao encontro, o vigário Episcopal Monsenhor Josivaldo Bezerra, parabenizou a iniciativa da Câmara Municipal. “Depois da aprovação do projeto, levaremos o assunto para conhecimento do arcebispo Dom Fernando Saburido e tenho certeza que ele será sensível ao assunto”, disse monsenhor Josivaldo. Em nome da Câmara Municipal, o presidente da casa, vereador Ricardinho, detalhou os pontos do Projeto que vai ser votado na próxima semana. O texto do Projeto ressalta a importância do papel das entidades religiosas na vida das pessoas, principalmente no período de dificuldade, como é o caso da pandemia da covid-19. “As religiões têm um papel importante na sociedade e agora mais do que nunca, levando a palavra de esperança, de fé e de amor e elevando a saúde espiritual das pessoas”, explicou Ricardinho. Participaram da reunião os vigários Adaílton Lima (Gaibu); José Araújo (Juçaral); Gilson Batista (São José Operário); Rogério Silva (Ponte dos Carvalhos); Valdir Bezerra (Santo Antônio), Thiago Luz (Pontezinha) e Osvaldo Lopes (Cohab). Além do presidente da Câmara, participaram do encontro os vereadores Naelson, Del da Auto Escola, Jamerson Batera e Cal Corrente.
Neco Filho cria projeto de lei que visa a inclusão das atividade físicas como serviço essencial
O vereador Neco Filho (PSC), apresentou nesta quinta-feira (04), um projeto de lei para pedir o reconhecimento da prática de atividades físicas como serviço essencial à saúde pública. O documento defende a inclusão das academias de ginásticas, e outras modalidades esportivas como o futebol, voleibol e dança. As mesmas não estão incluídas na lista de atividades essenciais citadas pelo Governo do Estado no decreto que restringe os serviços entre 20h e 5h, de segunda a sexta-feira, e o fechamento durante todo o fim de semana. De acordo com o parlamentar, a prática destas atividades se revertem em diversos benefícios para a saúde da população, aumentando assim a imunidade contra o vírus da Covid-19. “Consideramos essa matéria de suma importância, pois em tempos de pandemia a atividade física é essencial para a nossa saúde”, destacou o vereador Neco Filho.
Durante encontro em Santa Cruz do Capibaribe, Joel da Harpa e Alan Carneiro debatem metas para 2022
Durante encontro em Santa Cruz do Capibaribe, o Deputado Joel da Harpa (PP), e o empresário Allan Carneiro, ex-síndico do Moda Center, discutiram ideias e projetos para a Capital da Moda, visando ampliação do comércio para novos produtos, e as projeções para as Eleições em 2022. Com 16.082 dos votos, Alan Carneiro, candidato pela primeira vez ao cargo executivo municipal, ficou como segundo colocado nas Eleições 2020. Já o deputado Joel da Harpa, está em seu segundo mandato na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), e é conhecido pela luta por melhores para os profissionais da segurança pública.
“Proteção de dados e inovação: o Jornalismo no combate à desinformação”
O curso de Jornalismo da Unicap dá as boas-vindas aos estudantes do semestre letivo de 2021.1 com um encontro imperdível! Anote na sua agenda pra não perder. O tema desta edição é “Proteção de dados e inovação: o Jornalismo no combate à desinformação”. O evento é o primeiro em comemoração aos 60 anos do curso de Jornalismo, e será transmitido no canal do curso no Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCQ2J0g3c5YHI2At0Aj0iH2g Nesta sexta, a partir das 13h30, são três convidadas. Cacyone Gomes é jornalista e advogada, integra a Comissão de Direito e Tecnologia da OAB e vai falar sobre a importância da comunicação na cultura de proteção de dados pessoais no Brasil. A segunda convidada é Fefa Costa, jornalista e integrante da Rede Nacional de Combate à Desinformação. Pra fechar o time, vamos conhecer Alice Souza, jornalista e Mestre em Indústrias Criativas, ambas formações feitas na Unicap. Ela é a idealizadora do Aplicativo de checagem de notícias Confere.AI. A abertura será feita por Lula Pinto, professor e coordenador do Mestrado em Indústrias Criativas. A mediação fica por conta de Mariana Araújo, jornalista, Mestre em Indústrias Criativas, com atuação no campo da comunicação corporativa.
Problemas complexos, negacionismo e liderança
Por Priscila Lapa Vivemos tempos difíceis no Brasil, como consequência da pandemia do novo coronavírus, mas principalmente pela falta de entendimento sobre o que fazer, como fazer e quem deve fazer. São muitas frentes de batalha. No início da pandemia, tínhamos o dilema saúde versus economia: o que priorizar? O tempo passou e essa dicotomia se tornou praticamente infame. O desafio da humanidade é salvar todas essas coisas, ao mesmo tempo. Temos um cansaço generalizado, mas, ao mesmo tempo, temos um caminho para o enfrentamento. Problemas complexos se resolvem com soluções complexas, combinando medidas, atuando na prevenção e na intervenção. Ninguém disse que seria fácil e que não exigiria sacrifícios. Transcorrido um ano, temos a combinação de incompetência, visão de mundo estreita com falta de honestidade intelectual. Isso tem nos levado para o pior, para o “salve-se quem puder”. Há vacinas no mercado sim, senhor presidente. A União não foi “premiada” com a grande fatia do bolo de recursos públicos apenas para atuar com medidas que geram popularidade e rendem votos. A União deve atuar na alta complexidade, na liderança das políticas nacionais de saúde pública. Difícil de entender? Governadores não são santos, prefeitos não são santos, mas são eles que estão com a corda no pescoço, ali pertinho da população, tendo que mandar abrir novos leitos e covas ao mesmo tempo. Em uma estratégia racional, que governador quer “fechar” sua economia? Quem quer reduzir arrecadação? Quem quer provocar desemprego? Mas qual a solução para evitar o colapso absoluto do sistema de saúde? Bravatas não resolvem absolutamente nada. A dor de um país não é “mimimi”. É indigno tratar a vida humana assim. Se nem isso nos move para o nosso local de cobrança acerca da proteção do Estado, nada mais nos moverá. Priscila Lapa é Cientista Política e escreve no blog toda sexta-feira
Guarda Municipal de Olinda terá 40 servidores em operação integrada para cumprimento de Decreto Estadual
A Secretaria de Segurança Cidadã de Olinda disponibilizará um efetivo de 40 guardas municipais para a operação de fiscalização e conscientização no cumprimento do Decreto Estadual 50.346 durante o fim de semana. No sábado (6) e domingo (7) o acesso às praias está restrito, além da suspensão das atividades consideradas não essenciais para reduzir a curva de contágio da Covid-19. Serão três equipes na cidade, num trabalho integrado com o Controle Urbano, Vigilância Sanitária do Município, Procon, Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária e Polícia Militar de Pernambuco. Os trabalhos começam às 8h com a ronda pelos 9km da orla de Olinda. Só será permitida a prática de esportes individuais. O banho de mar não poderá acontecer, bem como o comércio de barracas, quiosques e ambulantes. Essa atividade vai até às 18h. Ao mesmo tempo, outros grupos estarão percorrendo todos os bairros de Olinda para garantir que apenas os serviços liberados estejam em funcionamento. O mesmo vai acontecer durante a noite e madrugada. Uma equipe específica será destacada para fazer a ronda no Sítio Histórico. “As equipes estão colocadas de forma que possam fazer as rondas durante o dia e à noite e vão passar pelos mesmos locais diversas vezes. Nossa missão é fazer cumprir o decreto, convencer as pessoas sobre o que deve estar fechado e as práticas irregulares”, disse o secretário de Segurança Cidadã de Olinda, Antônio Pereira Neto. As denúncias de irregularidades podem ser feitas pelos números 190 (Polícia Militar) e 153 (Guarda Municipal de Olinda).
Anderson Ferreira comemora mais um prêmio nacional com campanha de prevenção em áreas de encosta
O prefeito Anderson Ferreira comemorou, nesta sexta-feira (5), mais um prêmio nacional de primeiro lugar concedido pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), órgão ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, à Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes. A produção de vídeo, intitulada ‘Turminha do NUPDEC’, superou todos os concorrentes durante a 5ª Campanha #AprenderParaPrevinir, tanto na avaliação dos jurados quanto na votação popular realizada em todo o Brasil. Essa é a segunda vez consecutiva que Jaboatão conquista a premiação do Cemaden. A campanha pedagógica desenvolvida pelo Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil (NUPDEC), junto aos estudantes da rede municipal, é realizada desde 2017 nas escolas. Em virtude da suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19, a prefeitura tomou a iniciativa de produzir o vídeo e divulgá-lo através das redes sociais. A produção contou com a participação de alunos da rede municipal que moram na comunidade do Retiro. “Desde o início da nossa gestão, temos realizado essa campanha nas escolas para conscientizar crianças e adolescentes e estimulá-los a orientar os adultos sobre a importância da preservação de áreas de risco. Com a suspensão das aulas presenciais, causada pela pandemia da Covid-19, tivemos que usar a tecnologia para dar continuidade a esse trabalho. Esse novo prêmio mostra que o nosso esforço tem sido referência para todo o País. Estamos construindo muros de arrimo, monitorando e protegendo as áreas de encostas, mas também contamos com a colaboração dos munícipes nos ambientes onde moram porque a maior prioridade é preservar vidas”, destacou Anderson Ferreira. A campanha Turminha do NUPDEC utiliza linguagem de fácil entendimento nas atividades desenvolvidas, que integram direitos humanos em situação de emergência, resiliência comunitária, participação cidadã e dicas para redução de riscos de desastres. Os resultados são observados tanto na maior integração da comunidade no que se refere aos problemas enfrentados no cotidiano, quanto nas ações de preventivas.
Farra de Salvador vira guerra jurídica
Coluna de Olho na Política – Exclusiva para o Cabo Sexta-feira, 05 de março de 2021 Por Jorge Lemos Ontem, nosso blog publicou matéria falando da condenação de Vereadores, ex-vereadores, assessores e do atual vice-prefeito em um processo chamado Farra de Salvador. Tudo começou em outubro de 2008 quando um grupo de parlamentares estiveram curtindo as belezas de Salvador em um luxuoso hotel da capital Baiana. Até aí , tudo bem, mas o que ninguém esperava era que o recém eleito, vereador Joelson, que estava vislumbrado com a vitória, fosse publicar as fotos da farra no Orkut, rede social que fez o maior sucesso naquela época. A farra de Salvador chamou atenção do Ministério Público e da imprensa. O caso foi divulgado amplamente e o MP queria saber se tinha dinheiro público na farra. Começou uma grande investigação na Câmara e a farra foi só a pontinha do iceberg. O MP descobre uma farra ainda maior com dinheiro público. Os vereadores recebiam dinheiro para participar de congressos e encontros, mas não compareciam e o dinheiro no bolso do parlamentar. O trabalho do MP foi tão bem feito que quebrou o sigilo telefônico dos nobres vereadores. Os congressos acontecendo ou que deveriam acontecer e os vereadores estavam no Cabo ou em outras cidades, só não estavam nos congressos e encontros. Bom, no último dia 03 de março, foi publicado no Diário Oficial do Estado, a decisão do Desembargador Criminal, Eduardo Augusto Paurá Peres, nos embargos de declaração na apelação n. 001.0008553-33.2009.8.17.0370 (0504091-7), confirmando a sentença do Juízo de primeiro Grau que condenou a 2 anos e 4 meses de Reclusão os atuais vereadores José Feliciano de Barros Júnior (Cianinho) e Augusto César da Cunha Paiva, além dos ex-vereadores Gessé Valério de Oliveira, Amaro Honorato da Silva (Amaro do Sindicato), José Rafael do Nascimento, Albani José Nunes, Maria José dos Santos Carneiro (Maria de Zequinha), Abnoam Gomes da Silva, Ana Selma dos Santos, Luiz Solano Cavalcanti Filho, Manoel Carlos dos Santos, José Fernandes de Moura, Marcos Farias Eanes Pereira e o atual vice-prefeito do Cabo de Santo Agostinho, José de Arimatéia Jerônimo dos Santos. A decisão também pega os ex-assessores, Antônio Sérgio Albuquerque da Silva e Cláudio Barbosa da Silva. No ano passado, o ex-vereador Marcos Eanes conseguiu no Supremo Tribunal Federal um Habeas Corpus, reconhecendo a prescrição da pretensão punitiva do processo (Processo 0008553-33.2009.8.17.0370). O relator foi o Ministro Ricardo Lewandowski. Esse é o caminho que os advogados dos demais vereadores e ex-vereadores devem trilhar. Ainda hoje, o Blog do Jorge Lemos vai trazer detalhes da guerra jurídica da Farra de Salvador. Excesso de prazo – Os advogados de Flávio do Fórum têm impetrado com vários Habeas Corpus para a soltura do vereador. Os advogados tem questionado os excessos de prazo da prisão e que realmente existe. Só tem um caminho para Flávio deixar a prisão: Renunciar o mandato. Esse é o caminho para convencer o judiciário. Por outro caminho é só nadar, nadar, nadar e morrer na praia. No último HC, o desembargador relator até votou pela sua soltura, alegando que o vereador tinha perdido a eleição. De imediato, outro desembargador atento, esclareceu tudo e denegou a ordem do Habeas Corpus. Ele está voltando – Nesta semana, o ex-prefeito de Jaboatão e Cabo, Elias Gomes (MDB), voltou a circular por Jaboatão dos Guararapes. Caminhou no calçadão da Orla de Candeias, gravou vídeo e publicou em sua rede social reforçando ser o pai da obra da engorda das praias do município. A investida animou algumas lideranças políticas e comunitárias de Jaboatão que querem discutir a cidade e a volta do gestor para governar o município . O ré de Elias- Isolado dentro do governo Keko e sem ser muito ouvido pelo gestor, Elias começa a reorganizar seu grupo político para tentar algum protagonismo. Não se sabe onde. Alguns assessores defendem que Elias não dispute mais nenhuma eleição e se aposente da política, outros defendem a permanência na política e a disputa de um mandato. Nas tetas- Enquanto isso, alguns integrantes do grupo dos Gomes que estão com cargos na prefeitura do Cabo dizem abertamente “Sou Keko desde pequenininho”. Eles falam que não tem mais idade para ficar entrando em aventuras e só sabem viver da política. Em um possível rompimento, essas pessoas preferem rachar com Elias e continuar no projeto de Keko. Novo líder – Também nos grupos dos Gomes há quem defenda a entrega do bastão para o vereador Ricardinho, como novo líder do grupo. Como Betinho Gomes não consegue mais unir nem a família, Ricardinho seria a solução para disputar um mandato de deputado estadual em 2022, representando o grupo político. Na ativa – A deputada estadual, Fabíola Cabral (PP), voltou à ativa no gabinete do seu mandato no Cabo. A parlamentar recebeu ontem, lideranças comunitárias, políticas e o vereador Jobinho. Na rota de apresentação do blog, esse blogueiro também esteve com a deputada. Apresentamos os números significativos do crescimento do blog. 100 dias- Depois que a deputada Fabíola Cabral começou a postar vários posts dos seus atendimentos, começaram a surgir comentários que a parlamentar está preparando terreno para volta do ex-prefeito do Cabo, Lula Cabral (PSB). LC deve voltar a fazer política na cidade nos próximos dias e vai avaliar os 100 dias de Keko em 10 de abril. O ex-prefeito deverá fazer uma rota em defesa do seu legado no município, é o que defende integrantes do seu grupo político.