14ª Bienal da UNE divulga homenageados, celebrando a diversidade cultural brasileira

A 14ª edição da Bienal da UNE – Festival dos Estudantes, o maior encontro estudantil da América Latina, será realizada entre os dias 29 de janeiro e 2 de fevereiro de 2025, no Centro de Convenções de Pernambuco e na Praça Arsenal, no Recife Antigo.

Nesta edição, o festival prestará homenagem a figuras, equipamentos e movimentos icônicos da cultura brasileira, que representam a riqueza e diversidade do país em diferentes linguagens artísticas, como a celebração dos 30 anos do álbum “da Lama ao Caos”, de Chico Science & Nação Zumbi, a rainha da Ciranda, Lia de Itamaracá, o poeta Miró da Muribeca, o fotógrafo Evandro Teixeira, a artista pataxó Tamikuã Txihi e o Cinema São Luiz. (mais detalhes abaixo)

Ao longo dos 5 dias de Festival, haverá mostras artísticas em sete áreas – artes visuais, do corpo, fotografia, literatura, audiovisual, música e mostra científica – de trabalhos produzidos por estudantes de todo os estados.

Sob o tema do encontro “A Rua é o nosso palco principal”,os nomes homenageados são verdadeiros emblemas de resistência e transformação social. Inspiração para jovens e estudantes dos quatro cantos do país.

Confira a íntegra dos homenageados da 14ª Bienal da UNE:

Mostra de Música
Homenageado: Chico Science & Nação Zumbi

Obra:  álbum “Da Lama ao Caos

Mostra de Artes Visuais
Homenageada: Tamikuã Txihi

A artista do povo Pataxó reflete em suas obras a ancestralidade e a resistência indígena. Suas criações em pintura e muralismo unem tradição e contemporaneidade, promovendo o fortalecimento das identidades indígenas.

Mostra de Fotografia
Homenageado: Evandro Teixeira

O icônico fotojornalista retratou momentos históricos como a Ditadura Militar e as Diretas Já, transformando suas imagens em documentos visuais que revelam as contradições do Brasil.

Mostra de Literatura
Homenageado:  Miró da Muribeca

Com sua poesia marginal e intensa, Miró deu voz às periferias brasileiras, abordando desigualdade, amor e resistência em versos carregados de oralidade e emoção.

Mostra de Audiovisual
Homenageado: Cinema São Luiz

Desde 1952, o Cinema São Luiz é um marco da cultura pernambucana, combinando arquitetura art déco e uma história rica de resistência cultural e celebração da sétima arte.

Mostra de Artes do Corpo
Homenageada: Lia de Itamaracá

Conhecida como a “Rainha da Ciranda”, Lia é Patrimônio Vivo de Pernambuco e um ícone da cultura popular brasileira, inspirando gerações com sua música e dança.

Sobre a Bienal da UNE

A Bienal da UNE é um festival de cultura, arte, ciência e tecnologia que mapeia, conecta e apresenta o que de mais interessante tem sido produzido dentro e fora das universidades brasileiras. É considerado o maior encontro estudantil da América Latina, reunindo cerca de 15 mil estudantes por edição. É realizado em conjunto com a UBES (União Brasileira dos Estudantes Secundaristas), a ANPG (Associação Nacional de Pós-Graduandos).

A programação da Bienal reúne debates, seminários, oficinas, mostras de trabalhos, shows, visitas às comunidades locais e diversas outras atividades culturais.

A primeira Bienal da UNE foi realizada em 1999, em Salvador (BA). Em 2013, a 8ª edição foi realizada em Olinda e Recife (PE), e já passou também por Fortaleza (CE), Belo Horizonte (MG), mais de uma vez no Rio de Janeiro, entre outras cidades.

O Festival já contou com a presença de figuras ilustres como Leci Brandão, Alceu Valença, Nação Zumbi, Tom Zé, J. Borges, Aleida Guevara, Gilberto Gil, Ariano Suassuna, Racionais MC’s, Criolo, Emicida, Pitty e muitas outras personalidades da cultura brasileira e latino-americana.

Compartilhe:

plugins premium WordPress