Ministério da Saúde recua e recomenda suspensão vacinação de adolescentes sem comorbidades

O Ministério da Saúde recomendou, na última quarta-feira (15), a suspensão da vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos sem comorbidades. No entanto, o grupo já começou a ser imunizado em diversos estados e municípios. Em Pernambuco, mais de 168 mil adolescente foram vacinados até quarta-feira (15).

No Brasil, apenas a vacina da Pfizer/BioNTech têm autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para ser aplicada em adolescentes. As demais – AstraZeneca, CoronaVac e Janssen – só podem ser administradas em maiores de 18 anos.

A Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19, vinculada ao Ministério da Saúde, reforçou que a vacinação de adolescentes deverá prosseguir apenas para os incluídos nos grupos prioritários, que são aqueles com deficiência permanente, comorbidades ou privados de liberdade.

Como justificava  da recomendação de suspensão, o Ministério da Saúde elencou que a maioria dos adolescentes sem comorbidades acometidos pela Covid-19 apresentam evolução benigna, se apresentando assintomáticos ou oligossintomáticos [quadro de manifestação de poucos e/ou leves sintomas]. Ainda segundo o órgão, os benefícios da vacinação em adolescentes sem comorbidades ainda não estão claramente definidos

Na nota, a pasta também reiterou que revisará, sempre que necessário, suas recomendações, com base em dados de segurança e na evolução das evidências científicas.